6 dicas imperdíveis para tirar fotos de viagem com o celular

Um dos artefatos indispensáveis para a realização de uma boa viagem é, sem sombra de dúvidas, um celular que tenha uma câmera legal. Isso porque, embora as câmeras profissionais e semiprofissionais sejam excelentes, a versatilidade de um celular na hora de tirar uma foto é algo inquestionável.

Mas, muita gente ainda tem dúvidas de como usar os recursos para tirar belas fotos de viagem com o celular; seja da paisagem, ou um retrato para fazer aquele post bem legal no Instagram. Por isso, separamos para você 6 dicas imperdíveis para tirar fotos de viagem com o celular. Ah, e todas as fotos desse post foram tiradas com o celular, viu? Dá só uma olhada a seguir!

Dicas para tirar foto de viagem com o celular
Monte Verde (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

6 dicas para tirar fotos de viagem com o celular

  • Fuja do óbvio – a primeira dica, e uma das mais importantes é também uma das mais desafiadoras para muitos fotógrafos iniciantes, que é a de fugir do óbvio. E, principalmente, quando se refere a locais turísticos para tirar fotos. Isso porque, embora tirar uma foto em frente ao Cristo Redentor, ou à Torre Eiffel seja clássico, que tal explorar outros ângulos dessas construções e fazer uma foto completamente diferente? E não apenas isso: procurar locais peculiares em sua viagem, além de te permitir conhecer mais o local, também te dá um leque enorme de opções de fotos a serem tiradas.
Gramado (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Fique atento ao horizonte e à regra dos terços – duas regrinhas básicas da fotografia, mas que são esquecidas por muita gente são: alinhar o horizonte e a regra dos terços. Isso porque, o ideal e mais confortável para os olhos, é que o horizonte da foto esteja alinhado, e não torto como muitas vezes vemos por aí (a não ser que seja algo proposital e com objetivos claros). Além disso, a regra dos terços é baseada naquele grid das câmeras, com linhas formando 9 quadradinhos. O ideal, para uma foto legal, é que o objeto destaque da foto esteja no ponto de encontro entre essas linhas horizontais e verticais, gerando um efeito profissional na sua fotografia.
Manaus (imagem: Ângela Quinelato- www.passeios.org)
  • Fique atento às linhas guias e às figuras geométricas – uma dica profissional e que vale ouro é a de prestar atenção nas linhas que guiam o olhar para o objeto foco da fotografia. E para ficar mais fácil, pense em um fotógrafo de casamentos, que sempre fica na porta e tira uma foto usando o tapete com os noivos lá no altar. É essa a base dessa regrinha, e que vale muito a pena para fotografar o interior de igrejas, como a Catedral de Pedra, de Canela. Além disso, abusar das figuras geométricas disponíveis no seu cenário é uma dica pra deixar a foto ainda mais confortável aos olhos, e ainda mais interessante.
  • Utilize a luz ambiente – tanto de dia, quanto à noite, usar a luz ambiente é sempre uma excelente opção. Isso porque, a luz solar, ao ser utilizada tanto a favor ou contra, é a melhor luz existente para a fotografia, auxiliando até mesmo na hora da edição. Desse modo, a famosa “Golden Hour”, que consiste no horário do por do Sol, é uma excelente hora para as mais belas fotos de paisagem e de retrato. Já a noite, evite usar o flash, e abuse das luzes ambientes que encontra por onde passar, e, caso ainda fique escuro, ajuste na edição.
Canela – RS (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Utilize alguns acessórios – uma dica valiosa e bem barata é o uso de acessórios para seu celular, como o kit de diferentes lentes, como a wide angle, a fish eye e a macro; que dão um up e tanto nas fotos quando bem utilizadas. Por isso, principalmente se você gosta de tirar fotos de flores como o gerânio e animais pequenos, a lente macro é indispensável à sua viagem; e se você gosta de retratos de aventura, a fish eye é uma boa opção para deixar sua foto diferente do tradicional.
  • Conheça seu equipamento – embora muitas pessoas acreditem que as câmeras mais caras são aquelas que vão dar os resultados, o que influencia, efetivamente, é o olhar do fotógrafo e saber utilizar dos recursos que ele dispõe. Desse modo, tire um tempo antes da viagem para testar as funções do seu celular e fazer alguns testes de fotos que você pode tirar no seu destino. Com certeza irá ficar muito mais fácil!
São Geraldo – MG (imagem: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

E aí, curtiu as dicas para tirar fotos de viagem com o celular? Use e abuse delas, e faça uma excelente viagem!

Ah, e caso queira mais algumas dicas, não deixe de seguir: @sitepasseios e @angelaquinelatofotografias!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.