Fernando de Noronha, belo arquipélago pernambucano

Fernando de Noronha é um conjunto de 21 ilhas no estado do Pernambuco, situado a cerca de 543 km de Recife e a 375 km de Natal. Conhecido nacionalmente por suas belezas naturais, Noronha, como é carinhosamente chamado, tem em sua ilha principal, 3500 habitantes divididos em seus 17 quilômetros quadrados.

Por estar localizado próximo à Linha do Equador, Fernando de Noronha apresenta temperaturas médias constantes em torno de 25ºC e 30ºC, o que faz com que seja destino propício para qualquer estação do ano. O arquipélago, além de abrigar 3 das praias mais bonitas do Brasil – Baía do Sancho, Baía dos Porcos e Leão – apresenta uma biodiversidade incrível, com golfinhos, tartarugas e tubarões. Confira algumas das atrações do arquipélago e programe sua viagem!

Praia do Leão (foto: https://guiaviajarmelhor.com.br/praias-de-fernando-de-noronha-praia-do-leao/)

Como chegar em Fernando de Noronha?

Há duas maneiras de se chegar a Noronha: de avião, ou de cruzeiro. Para os que preferem as vias aéreas, há dois voos diários partindo de Recife e dois partindo de Natal. Escolha o melhor horário e aproveite.

Para quem vai pelo mar, as opções resumem-se a cruzeiros que tem o arquipélago como um dos pontos de parada.

O que fazer em Fernando de Noronha?

  • Conhecer a Ilha de Fernando de Noronha – a primeira coisa que o visitante deve fazer ao chegar lá, é conhecer a ilha principal, que recebe o nome de Fernando de Noronha, e é onde vivem seus habitantes. Há passeios de buggy que levam o visitante a diversos pontos turísticos da ilha, como museus, igrejas, e algumas de suas belas praias. Vale a pena.

    Praia do Sancho (foto: https://becodenoronha.com.br/wp/baia-do-sancho-em-fernando-de-noronha/)
  • Baía dos Porcos – considerada uma das praias mais bonitas do país, a Baía dos Porcos não recebe esse título em vão. Com apenas 100 metros de extensão, ela já é capaz de tirar o fôlego de qualquer um. Isso porque suas águas esverdeadas formam piscinas naturais bem embaixo do Morro dos Dois Irmãos, devido à grande quantidade de rochas vulcânicas existentes no local, e que o tornam ainda mais bonito. Não há infraestrutura de bares e restaurantes, fazendo com que o visitante seja responsável por levar bebidas e comidas, desde que sem poluir a área.
  • Praia de Atalaia – outra praia bastante famosa de lá, a praia de Atalaia é procurada por mergulhadores de todo o mundo, e tem um limite de visitas de 100 pessoas por dia. Lá, há uma barreira de corais que permite a formação de piscinas naturais repletas de biodiversidade, com peixes, polvos e outras espécies animais lindas.
  • Praia do Sancho – eleita a praia mais bonita do mundo por nada menos que 4 vezes, a Praia do Sancho é parada obrigatória para quem vai a Noronha. Com águas cristalinas, areias douradas e falésias que deixam o local ainda mais encantador, essa praia é procurada pelos praticantes de Snorkel, e por quem busca tirar belas fotos no mirante local. Vale a pena descer as escadinhas e chegar nesse paraíso.
  • Baía dos Golfinhos – o mirante da Baía dos Golfinhos deve ser procurado bem no início da manhã se o turista busca ver o espetáculo que dá o nome ao local. Isso porque, nessa enseada, há diversos golfinhos-rotadores, os quais procuram Noronha na época da reprodução. Caso o viajante deseje vê-los de perto, é necessário pegar uma embarcação, uma vez que esses animais geralmente seguem os barcos saltitando e promovendo seu espetáculo natural.
  • Praia do Leão – a maior praia do arquipélago recebe esse nome devido à existência de uma formação rochosa no mar que lembra um leão-marinho (nessas horas, abuse da imaginação). É uma praia bem tranquila, de águas calmas e cristalinas, ideal para fugir dos pontos turísticos mais visitados de lá. Vale lembrar que, assim como as outras praias, não possui bares e restaurantes, e o turista deve ser responsável por não poluir a região.

    Noronha (foto: https://www.viagenscinematograficas.com.br/2019/08/noronha-ilha-tour-passeios-gratuitos.html)
  • Vila dos Remédios – um dos pontos mais agitados de Noronha, a Vila dos Remédios localiza-se bem ao centro da ilha principal, com os serviços essenciais para atender o viajante. Além disso, há diversos mirantes no local que rendem belas fotos da ilha, uma Igreja, algumas lojinhas e a bela arquitetura que dá o charme à vila, principalmente visualizada no Forte de Nossa Senhora dos Remédios.
  • Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha –  em um passeio que passa por diversas das belas praias do arquipélago, o visitante pode conhecer um pouco mais da região, assim como de sua fauna e flora. Há trilhas, piscinas naturais, opções de mergulho, surfe e diversas outras atrações para todas as idades.
  • Praia do Bode – extremamente linda e pouquíssimo visitada, a Praia do Bode é ideal para fugir da agitação do centro de Noronha. Com águas cristalinas e a Pedra do Bode, que dá nome ao local, a praia rende belas fotos e uma ótima opção de descanso.

Hotéis em Fernando de Noronha

O arquipélago possui boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.