Leme, um ótimo destino para se visitar no Rio de Janeiro

Sede de um dos  fortes mais famosos do Rio de Janeiro, com uma bela praia e infraestrutura impressionante, uma visita ao Leme é uma ótima opção. O bairro é separado de Copacabana pela famosa Avenida Princesa Isabel, sendo famoso por ser um bairro calmo e boêmio.

No bairro, há a Pedra do Leme, uma rocha gigante com 124 metros de altura, na qual existe uma grande biodiversidade da Mata Atlântica. Na parte de baixo, você encontra quiosques, a Praia do Leme e os prédios com toda a infraestrutura ideal para se aproveitar um dia em qualquer estação.

Visão aérea do Forte Duque de Caxias e em seguida o Leme (link:http://www.cep.eb.mil.br/apresentacao)

Como chegar ao bairro?

O bairro possui uma estação de metrô mais próxima, a Cardeal Arcoverde. Através do Metrô Rio é possível saber a quais estações ela está conectada. Após sair, poderá realizar uma caminhada de aproximadamente meia hora até o Leme, mas pode optar por pegar um táxi ou Uber.

Além disso, existem várias linhas de ônibus próximas ao bairro, e vale a pena dar uma olhada no Moovit para escolher a melhor opção.

Para aqueles que desejam utilizar carro e partem do Bairro Botafogo, deverá seguir a avenida Lauro Sodré em direção ao Túnel Novo, em seguida pegar a Avenida Princesa Isabel, que dá acesso a orla; então vire à esquerda e chegará ao destino. Para quem sair de Ipanema, uma dica é margear a orla, e ao cruzar para Copacabana pela Rua João Saldanha, seguir pela Avenida Atlântica, no final dela estará o Leme.

O que fazer no Leme?

  • Curtir o pôr do sol nos quiosques no final da praia – O local possui uma vista panorâmica da orla que se estende ao Forte de Copacabana, sendo assim muito disputado por pessoas que gostam de apreciar uma bela vista. E uma dica de ouro é: não esqueça de levar sua câmera!
  • Curtir um dia de sol na Praia do Leme – A praia tende a ser mais calma que a Praia de Copacabana, sendo ótima para aquelas pessoas que gostam de um local mais reservado. Vale lembrar que é importante se hidratar pois o Rio é uma cidade quente! Na orla é possível encontrar vários locais que vendem água de coco, uma das bebidas mais cobiçadas de lá.
  • Caminhar ou pedalar ao longo da orla – Esse trecho que estende por 4km é ótimo para a prática dessas atividades esportivas e, através das Bikes Itaú esse passeio ficou mais fácil. Uma dica importante é escolher horários e temporadas, pois você poderá se deparar com a orla muito cheia de pessoas.
  • Tirar uma foto com Clarice Lispector – Sua estátua pode ser encontrada no Caminho dos Pescadores Ted Boy Marino, próximo ao quiosque Mureta do Leme. Leve sua câmera, pois ali é possível tirar uma foto com toda a vista da orla ao fundo.
  • Visitar o Forte Duque de Caxias – Essa é uma das obras do período imperial, e se encontra sobre a Pedra do Leme. Para chegar a ele, você percorre uma trilha, que é muito segura por se tratar de um local monitorado pelo exército. Lá em cima, você tem uma vista panorâmica para o Pão de Açúcar, Cristo Redentor e toda a orla da praia. Até o momento existem alguns dias da semana que taxas não são cobradas, vale a pena conferir no site do CEP/FDC.
Vista do Forte Duque de Caxias (link:http://www.cep.eb.mil.br/apresentacao)

Gastronomia e hotelaria de ótima qualidade

Dentre outras características, o Leme é conhecido como bairro boêmio devido a sua grande quantidade de bares. Aqui se encontra algumas opções:

Mureta do Leme

O restaurante se encontra no final da orla, embaixo da Pedra do Leme, sendo muito aconchegante, com venda de porções com carnes variadas, bebidas, e alguns dias da semana há música ao vivo. O atendimento é ótimo, e o restaurante possui vista para toda orla do Leme e Copacabana, proporcionando uma paisagem espetacular.

Mureta do Leme (Instagram: @muretadoleme / link: https://www.instagram.com/p/CXhCOETunRN/)

Taberna Atlântica

Há mais de um século no Leme, este local sombreado à beira do mar oferece pratos brasileiros e de frutos do mar, sendo um ótimo local para se ir em qualquer período do dia.

Leme Light

O bar é aconchegante e aberto com várias opções de pratos italianos e brasileiros. Ótimo destino para se descansar e relaxar. Geralmente a procura é maior nos períodos noturnos.

Joaquina

O restaurante Joaquina, que se encontra à beira mar, possui muito verde em sua decoração simulando um local mais rústico, também possui uma culinária sofisticada e atendimento de tirar o chapéu, dê uma passadinha por lá.

Restaurante Marius Degustare

O Marinus é extremamente diferenciado e convidativo. Quer ter uma experiência diferente de qualquer outra na sua vida? Vá a esse restaurante, o atendimento é de primeira, cardápio muito diversificado e o ambiente implacável. Aos amantes de vinho e degustadores de comidas mediterrânicas, não deixem de ir ao Marius Degustare!

Marius Degustare (link:https://marius.com.br/galeria)

Procurando algum lugar para hospedar? Confira os hotéis relacionados abaixo:

Windsor Leme Hotel

Com muitas opções de quarto, este famoso hotel carioca vai lhe proporcionar conforto e tranquilidade durante sua hospedagem. O edifício conta com piscina na cobertura, sauna e centro de atividade física.

Novotel Rio de Janeiro Leme

O Novotel é encontrado na área mais central do bairro, oferece tudo o que uma pessoa precisa para seu conforto, quartos muito confortáveis, piscina no terraço, sauna e restaurante, ótimo para todos os perfis.

Hilton Hotel

Apesar de pertencer ao bairro Copacabana, esse excelente hotel está ao lado do Leme, lindo com uma variedade de quartos e atendimento de primeira, além de oferecer piscina, bar, restaurante e centro de atividade física. Ele se encontra de frente para o mar, sendo uma ótima opção para quem procura uma estadia de primeira.

Arena Leme Hotel

Este belo hotel tem tudo o que precisa para se hospedar no Rio de Janeiro: ótimo atendimento, restaurante, piscina, sauna, quartos com vista para o mar. O lugar é ótimo para quem quiser levar família, amigos ou mesmo ir a sós.

Arena Leme Hotel (link:https://www.arenahotel.com.br/arena-hoteis/arena-leme-hotel#Rooftop)

Algumas curiosidades sobre o Leme

  • A Clarice Lispector, famosa escritora nascida na Rússia e que viveu boa parte de sua vida no Brasil, morou no bairro do Leme, Clarice gostava de morar ali, por tanto o bairro é citado em várias de suas obras.
  • O nome Leme foi escolhido devido ao formato da Pedra do Leme se parecer com o leme de uma embarcação.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.