Mercado Ver-o-peso Belém do Pará, é uma das atrações da cidade paraense, que é conhecida popularmente por Cidade das Mangueiras.
Ele está situado na Baía de Guajará, próximo a Estação das Docas, na Cidade Velha, sendo considerado internacionalmente como a maior feira livre da América Latina.
Ele foi fundado em 1688 como posto da alfândega, para recolhimento dos impostos de mercadorias, por isso o nome ver-o-peso. Ele foi tombado como Patrimônio Histórico pelo Ipham, em 1977.
O que fazer no Mercado Ver-o-peso Belém do Pará?
Há uma infinidade de opções para o visitante apreciar no mercado, mas quem opta por conhecer o Mercado deverá ter em mente que ele vive repleto de pessoas; além de diversos itens para serem comercializados ou degustados.
O Mercado Ver-o-peso recebe milhares de comerciantes, consumidores ao longo do dia; em um complexo que atualmente compreende uma área de 35.000 m²; que é composto por aproximadamente mil barracas, organizadas por setores tais como Mercado de peixes, carne e Feira Livre.
Nessas barracas também são comercializadas frutas; legumes; extratos de plantas; chás; plantas medicinais; farinhas; grãos e temperos; além de uma praça de alimentação, que serve as mais variadas comidas e bebidas típicas paraenses. Há ainda a Feira do Açaí, que devido ao seu grande volume, é comercializado separadamente das demais frutas.
No Mercado há ainda a parte dedicada ao artesanato confeccionado em palha, cerâmica, madeira e todo tipo de material encontrado na Floresta Amazônica.
Com certeza é uma bela atração turística, que atrai milhares de visitantes diariamente; seja brasileiros ou estrangeiros, que experimentam um pouco da culinária típica paraense, repleta de alimentos exóticos, saborosos e ricos em história.
Dicas de Hotéis em Belém do Pará
A Cidade das Mangueiras possui excelente infraestrutura de hotéis para seus visitantes aproveitarem da bela região e conhecer sua cultura e sua culinária típica.
Valerá a pena conhecer o Centro Histórico, tomar uma bebida gelada no Boteco das Onze; aproveitar da agradável Estação das Docas; ou curtir um passeio de barco pela Baía Guajará; além de outras belas atrações que Belém reserva para seu visitante.