Parque Oschin, uma das mais belas atrações de Monte Verde

O Parque Oschin é uma das atrações imperdíveis do belíssimo distrito de Monte Verde, onde o turista tem grande contato com a natureza, e conhece paisagens exuberantes. Com trilhas, grutas, lagos e quedas d’água, e muitas, mas muitas hortênsias, o Parque, que foi construído para a família do senhor Oschin, hoje é uma das principais opções turísticas do vilarejo, tanto para crianças quanto para a adultos.

Isso porque, nos seus mais de 45 mil metros quadrados de área, o parque abriga, além das atrações naturais e dos animais bem diferentes que chamam a atenção da criançada, um restaurante super agradável; onde é servida a típica culinária alemã, com pratos à base de marreco, repolho, purê de maçã e muito chope. Bora conhecer um pouco mais desse destino?

Trilha Parque Oschin (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Como chegar?

O Parque Oschin se situa em Monte Verde, o distrito mais conhecido do município de Camanducaia, em Minas Gerais. Para se chegar ao parque, o acesso se dá por meio de estrada de terra, assim como grande parte das estradas de Monte Verde, mas é um acesso que é facilmente percorrido por veículos particulares.

Desse modo, partindo da Avenida Monte Verde, que é a principal avenida da cidade onde estão os melhores restaurantes, bares e opções gastronômicas; basta seguir pela Rua da Mantiqueira por cerca de 1,5 km até a portaria do parque; que está à direita. Vale lembrar também que há outros caminhos para se chegar ao parque, mas que podem ter outros graus de dificuldade, principalmente em épocas chuvosas.

Entrada Parque Oschin (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

O que fazer no Parque Oschin?

Ao longo de seus 45 mil metros quadrados de extensão, o parque tem, como sua principal atração, a trilha em meio a uma mata de araucárias, com quase 2 km de extensão, em que o visitante passa por diversas atrações belíssimas de tirar o fôlego, tais como:

  • o Lago da Nalu – originado das águas das montanhas da região, o lago da Nalu abriga diversos patos e marrecos que chamam a atenção das crianças. Além disso, ao seu redor, há banquinhos onde o visitante pode se sentar e apreciar a bela paisagem.
  • a Pedra do Bento – situada bem no centro do parque, essa pedra permite que o turista, ao chegar no seu topo, tenha uma visão privilegiada da copa das árvores que emolduram o caminho do parque. Mas não se preocupe! Tanto a subida quanto a descida são bem tranquilas!
  • a Cascata da Olívia – escondida em meio à vegetação, essa pequena cascata é o lugar ideal de contemplação da natureza exuberante de Monte Verde, com sua tranquilidade e serenidade típicas da Serra da Mantiqueira.
  • a gruta do Ian – outro local que está inserido nessa trilha é a gruta do Ian, que em seu interior possui uma pequena queda d’água, que confere ainda mais charme à região do parque.
  • o caminho das hortênsias – sem dúvidas, uma das mais lindas atrações é o caminho das hortênsias, que consiste em uma porção da trilha repleta dessa bela espécie de arbustos, que, no verão, está repleta de flores enfeitando o caminho. Por lá, também se situa a cascata da Siriema, uma outra queda d’água de beleza incomparável.
Região interna do parque (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Além disso, no parque, há algumas convidadas especiais: lhamas peruanas! Estas, que são extremamente dóceis e divertidas, ficam soltas no parque e garantem a diversão da criançada e até mesmo dos adultos. Ah, e não se esqueça de garantir uma bela foto ao lado de uma das três!

E se você pensa que playgrounds são somente para as crianças, por lá existe um Mega Playground para adultos, garantindo a diversão até dos mais experientes!

Cascata da Siriema (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Dicas e recomendações

Para visitar o Parque Oschin, que fica aberto a partir das 10 horas da manhã, o ideal é chegar bem cedo, fazer a trilha e já almoçar no restaurante do parque, que possui um cardápio muito variado. Mas, caso seja do seu interesse almoçar em outro local, saiba que o acesso ao parque, desde que com as pulseiras-ingresso é livre a qualquer hora do dia, o que flexibiliza muito o passeio por Monte Verde!

Além disso, por ser um local de mata, é ideal que o visitante utilize sapatos fechados, como tênis, e que sejam extremamente confortáveis. Lembre-se ainda de levar protetor solar, repelente, água e uma boa câmera para registrar esse passeio lindo. Divirta-se!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.