Pedra da Gávea, uma trilha difícil para uma linda paisagem no Rio de Janeiro

A Pedra da Gávea com certeza é um dos lugares que proporcionam uma das vistas mais belas do Rio de Janeiro. Sua trilha é um destino do ecoturismo. Muitas pessoas realizam o percurso durante o ano para aproveitar o contato com a natureza, os desafios e o prazer que a bela paisagem proporciona.

O Rio de Janeiro, apesar de próximo ao mar, possui algumas trilhas famosas, outras comuns são a do Cristo Redentor e a do Morro Dois Irmãos. Essas últimas trilhas são mais tranquilas e muito gostosas de serem realizadas.

Pedra da Gávea (Parque Nacional da Tijuca link: https://bit.ly/3yadelt)
Pedra da Gávea (Parque Nacional da Tijuca link: https://bit.ly/3yadelt)

Como chegar?

A trilha se encontra na “barrinha” como ficou conhecida essa região entre Barra da Tijuca e São Conrado. Para quem estiver vindo do Leblon ou São Conrado, após passar o Túnel do Joá, basta entrar a direita na rua Maria Luíza Pitanga, em seguida à direita na Estrada do Joá, depois esquerda na Avenida Fleming e seguir até a rotatória. No outro extremo dela, você encontrará a entrada da rua que segue para a trilha.

Pra quem preferir, existe também a opção de ir via metrô até a Estação Jardim Oceânica, e de lá partir por meio de Uber ou táxi até o destino.

Pedra da Gávea (Foto de Deviantes link: https://br.pinterest.com/pin/417427459186160312/ )
Pedra da Gávea (Foto de Deviantes link: https://br.pinterest.com/pin/417427459186160312/ )

A trilha da Pedra da Gávea

Logo no começo da trilha existe uma cabana pertencente ao Parque Nacional da Tijuca, no local cada visitante deve assinar seu nome. Assim que passa o portão, já encontra-se a Cachoeira da Gávea. O trajeto conta com subidas em pedras, podendo ser algumas bem escorregadias e trechos com vários obstáculos.

Depois de uma parte do percurso você encontra a Pedra do Navio, a essa altura, a vista é linda e as recompensas já começam a vir. Posteriormente, você se deparará com uma área plana e aberta em meio as árvores, o local é conhecido como Praça da Bandeira, sendo um ponto indicado para parada e descanso.

Chegado enfim a parte mais temida do percurso, um local já bem alto, você se depara com uma subida bem íngreme e perigosa em meio a um paredão. No local é muito comum atletas realizarem escalada com cordas e utilizando vários equipamentos.

Ao passar esse trecho e subir por mais um tempo, você enfim se deparará com uma das mais belas vistas do Rio. A vista panorâmica da Pedra da Gávea é um espetáculo a parte, na qual você tem vista para a imensidão do mar, morro do São Conrado, Morro Dois Irmãos, Cristo Redentor, Barra da Tijuca e um diversidade de outros locais famosos.

Por fim, todo esforço vale a pena. Aproveite cada segundo e cada espaço dessa trilha. E não deixe de fazer belas fotos sempre com cuidado para guardar essas lembranças.

Pedra da Gávea (imagem: Wikimedia)

Considerações sobre a trilha

  • A trilha é de alta dificuldade, sendo indicado ter um bom preparo físico e costume na atividade. Além disso, pode ser uma opção considerada a contratação de um guia cadastrado para auxílio na realização do trajeto.
  • O tempo de duração pode ser entre 2h à 3h para subir, sendo que varia para cada pessoa.
  • É ideal levar água (1l à 2,5l), ou água de coco, e comida nutritiva para todo o trajeto, além de outros equipamentos de segurança.
  • Use repelente e protetor, por ser um local repleto de mata, há a ocorrência de muitos mosquitos, e no topo o sol incide diretamente sobre quem estiver lá.
  • Opte por calçados fechados, preferencialmente botas, pois elas oferecem maior aderência em trechos com pedras escorregadias.
  • Calcule bem os horários para que seja possível subir e descer enquanto o dia estiver claro.
  • Não faça brincadeiras perigosas nesse local, os riscos de acidentes trágicos são grandes (há placas avisando sobre isso).
  • Não jogue lixo na trilha, é uma região preservada e que deve ser cuidada para se manter a beleza do lugar. Caso aviste algum lixo e consiga carregar para descartá-lo em local apropriado estará ajudando a manter o patrimônio limpo.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.