A Catedral Basílica de Nossa Senhora da Conceição Aparecida é um dos mais importantes e conhecidos templos católicos existentes no mundo. Considerado o segundo maior em tamanho, ficando atrás somente da Basílica de São Pedro, em Roma, o Santuário de Aparecida está localizado na cidade de Aparecida, em São Paulo; a 70 km da charmosa Campos do Jordão, e a 82 km de São José dos Campos.
O local, que é o principal símbolo do turismo religioso no Brasil, conta com uma visitação média de 12 milhões de fiéis por ano; e, a cada oportunidade, vem se renovando e se adaptando para atender melhor aos romeiros que por lá passam para fazer seus pedidos, agradecimentos e orações. Desse modo, além de assistir a uma das missas, o visitante tem a oportunidade de conhecer espaços destinados à fé, mas também locais em que há opções de lazer e centros de compra para levar suas lembrancinhas.
Mas, antes de conhecer as melhores opções para se conhecer no Santuário, é importante aprender um pouco sobre a história da padroeira do Brasil.

História de Nossa Senhora Aparecida
Ainda no século XVIII, mais precisamente em 1717, três pescadores estavam no rio Paraíba do Sul tentando obter sucesso na pescaria em uma época não muito farta. Como estavam utilizando rede, ao puxarem-na, perceberam que havia uma peça dura agarrada entre as linhas, que era o corpo de uma imagem. Ao jogarem a rede novamente, a cabeça foi recuperada, e eles identificaram que se tratava de Nossa Senhora da Conceição.
Logo após, a pesca, que estava muito ruim, tornou-se extremamente farta, e os pescadores então, colocaram a santa em um altar como forma de gratidão, e a denominaram de Aparecida devido ao seu repentino aparecimento no rio. A partir daí, a cidade de Aparecida ficou conhecida como um local sagrado, e em 1946, foi erguido o Santuário Nacional, belíssimo e exuberante.
O que fazer no Santuário de Aparecida?
- Participar da Missa Solene – uma coisa bem interessante sobre o Santuário consiste na grande variedade de horários em que ocorrem as missas por lá, de modo a atender aos diversos visitantes que por lá passam. Desse modo, ao visitar o templo, não deixe de participar de uma das celebrações para conhecer o interior da igreja, que comporta até 30 mil pessoas; e, principalmente na primeira missa do dia, há bênção de diversos objetos, além de momento para confissão.

- Conhecer a imagem original – para os mais devotos, esse é um dos locais mais disputados por lá. Isso se deve ao fato de a imagem original, encontrada no rio Paraíba do Sul, estar depositada em um nicho belíssimo em um dos setores do Santuário. É parada obrigatória a quem passa por lá.

- Visitar a Torre e o Museu da Torre da Basílica – além de ser construído em forma de cruz, o Santuário de Aparecida também conta com uma imponente torre de 110 metros de altura, em cujo topo se pode ter uma visão panorâmica da região. Além disso, ao retornar da parte mais alta, há um museu com as cadeiras utilizadas pelos papas que passaram por lá, além de utensílios e objetos remetentes a milagres realizados por Nossa Senhora.

- Passear pelo Morro do Presépio – um outro local bem interessante para se conhecer é o Morro do Presépio, que conta com esculturas humanas e animais em tamanho real, representando o nascimento do menino Jesus. Ah, e além disso, vale a pena chegar lá no topo e dar uma espiadinha na vista lá de cima, que é sensacional.
- Andar no Teleférico – também conhecido como bondinho, ele tem uma extensão de mais de 1 km, e liga o Santuário ao Morro do Cruzeiro, um outro ponto de Aparecida que não pode ficar de fora do seu roteiro. Ah, e claro, nesse passeio, o visitante tem a oportunidade de ter uma visão belíssima da Basílica e da região ao seu redor.

- Conhecer a Sala dos Milagres – situada no subsolo do Santuário, é um dos maiores locais de demonstração de gratidão e fé à Nossa Senhora. Isso porque é um local onde milhares de fiéis vão todos os anos para fazer agradecimentos e orações, sendo um local repleto de fotos e de histórias emocionantes. Não deixe de passar por lá.

- Caminhar pela Passarela da Fé – esse local é muito conhecido por ser um dos principais para a realização de promessas; sendo seu percurso de 392 metros normalmente realizado de joelhos. Ao percorrê-la, o visitante fará o trajeto entre a Basílica Velha e o novo Santuário.

- Visitar a Capela das Velas – como o próprio nome sugere, o local é onde se pode acender velas em homenagem a entes queridos que já partiram, ou em agradecimento por graças recebidas ao longo da vida. Além de ser um local muito bonito, é um local bastante místico e com uma forte carga religiosa.

- Fazer compras no Shopping dos Romeiros – um outro ponto legal por lá consiste no fato que, atrás da região da torre, existem cerca de 300 lojinhas repletas de lembrancinhas para levar para casa ou como presente. Além disso, há uma excelente infraestrutura de lanchonetes, restaurantes e banheiros para atender aos viajantes.
Ah, e lembre-se: por ser uma área de mais de 1 milhão de metros quadrados, é interessante ir com roupas e sapatos muito confortáveis, além de levar uma garrafa d’água e um protetor solar; além de, claro, uma boa câmera para fazer belíssimos registros.
Seja o primeiro a comentar