Santuário de Fátima: como chegar e o que fazer no principal destino religioso de Portugal

5/5 - (1 vote)

Mesmo que você não seja um cidadão europeu ou candidato a cidadania portuguesa, provavelmente já ouviu falar no Santuário de Fátima, um local sagrado que fica localizado em Portugal.

Neste artigo, iremos te explicar o que é este lugar, o que ele representa para a religião, como chegar até lá e quais são as coisas que você pode fazer por lá quando for visitar.

O que é o Santuário de Fátima?

Todos os anos, milhões de fiéis se dirigem até o Santuário de Fátima para pedir milagres, agradecer promessas ou então para conhecer esse marco tão importante na religião católica e na arquitetura Europeia.

Ao todo, segundo os administradores do local, são mais de 6 milhões de pessoas por ano que visitam esse local, sendo que ele recebe gente de todos os lugares do mundo.

Arquitetonicamente falando, o Santuário de Fátima, que, na verdade, se chama Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, é uma construção datada dos anos 1919 e que foi erguida ao redor de uma pequena capela.

Essa construção, desde então, é considerada um marco na religião e chama bastante atenção de visitantes, fiéis e de apaixonados pela arte e pela cultura europeia, sendo também um marco das novas construções de cunho religioso no início do século XX.

História por trás do Santuário de Fátima

O Santuário de Nossa Senhora de Fátima não foi construído por acaso, capricho e nem por determinação de alguém de dentro da própria igreja.

Na verdade, de acordo com a história, esse santuário surgiu para marcar uma aparição de Nossa Senhora de Fátima em um momento muito importante para toda a humanidade, servindo como uma mensagem de esperança e paz.

Se você é católico, provavelmente conhece a história de três pastorinhos chamados Jacinta, Francisco e Lúcia que viveram em Portugal no início do século XX.

De acordo com o relato, eles foram contemplados com a visita de um anjo no ano de 1916. Ao todo, segundo os relatos das próprias crianças, foram três visitas feitas pelo anjo, nas quais ele pediu para que as crianças tivessem fé e rezassem.

Depois dessas visitas, por causa da fé dos pequenos pastorinhos, eles começaram a receber a visita da própria Nossa Senhora de Fátima.

No entanto, devido à pouca idade, as crianças não sabiam que a imagem que estavam vendo era da própria Santa, só sabiam que era uma criatura que vinha do céu trazer coisas boas.

Nessas aparições, Nossa Senhora de Fátima pedia para que os pequenos rezassem para a guerra acabar (na época, acontecia a Primeira Guerra Mundial).

Durante meses, Nossa Senhora de Fátima se encontrou com os pastorinhos para rezar pelo fim da guerra e esses encontros aconteciam todos os dias 13 do mês.

Depois de um tempo, as pessoas começaram a perceber que as crianças estavam lidando com uma aparição e então fiéis passaram a se juntar para acompanhar as orações das crianças em busca de também conseguirem ver a Santa.

Em sua última aparição, em um dia que juntou mais de 50 mil pessoas no local onde hoje é o Santuário, Nossa Senhora se revelou finalmente e então mandou um sinal em forma de milagre, fazendo com que o sol fizesse uma espécie de dança em zigue-zague.

Por esse motivo, esse dia ficou sendo lembrado como Milagre do Sol e no local foi construído o santuário. Em 2017, os pastorinhos foram considerados santos pelo Papa.

Onde está localizado o Santuário de Fátima?

Em Portugal, o Santuário de Fátima fica exatamente na cidade com o nome Fátima e na rua que leva o nome de Santa Isabel, mais precisamente no número 360 dessa rua.

Para chegar lá, o peregrino deve fazer uma viagem de 127 km saindo de Lisboa ou então de 195 km caso saia da cidade do Porto.

Como chegar no Santuário de Fátima?

Caso você tenha interesse em ir até o Santuário de Fátima durante sua visita à Portugal, existem três formas de fazer esse percurso:

1. Indo de carro: basta alugar um carro e usar o GPS para chegar até lá, pois o caminho é bastante fácil e sinalizado (umas duras horas de distância de Lisboa);

2. Indo de ônibus: existem empresas que fazem esse trajeto de ônibus saindo de Porto ou então de Lisboa. Existem diversas linhas que cobrem esse percurso e você pode pegar qualquer uma delas. Uma dica é comprar as passagens antecipadas para não ter nenhum problema com o horário;

3. Indo com uma excursão: esse tipo de passeio é o mais procurado entre os turistas devido ao fato de que é o mais prático e completo. Por meio dele, você pode conhecer o Santuário de Fátima de uma forma bastante completa, com um Guia para te explicar os principais aspectos religiosos, artísticos e arquitetônicos da região;

O que fazer no Santuário de Fátima?

Existe muita coisa para fazer no Santuário de Fátima. Porém, basicamente, você vai encontrar por lá:

Basílica da Santíssima Trindade: apesar de ter sido inaugurada há pouco mais de 14 anos, essa igreja já é um marco arquitetônico da igreja católica. Ela foi feita com arquitetura moderna e serve para comportar a grande quantidade de fiéis que chegam todos os dias no Santuário;

Recinto de oração: esse é, na verdade, um espaço que está localizado entre as Basílicas. Nele, os fiéis costumam pagar suas promessas indo de uma igreja para a outra de joelhos. Além disso, ele possui uma cruz no meio e é o espaço onde os fiéis se reúnem em períodos comemorativos;

Capelinha das aparições: um dos locais mais importantes do Santuário de Fátima, a capelinha das aparições é o local em que Nossa Senhora encontrou com os pastorinhos para rezar e para dar a boa nova sobre o fim da Guerra. Essa capela foi a primeira construção feita do Santuário, ainda em 1919

Basílica de Nossa Senhora do Rosário: de arquitetura neo-barroca, essa basílica é uma das mais bonitas da região e foi construída para representar o local onde os pastores brincavam antes de receber a aparição;
Museu do Santuário: o museu é o local onde toda a história dos pastorinhos, da aparição e das construções são guardadas

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.