Lapa, bela e aconchegante cidade histórica do Paraná

Quando se pensa em Paraná, logo vem à cabeça alguns destinos muito procurados, como a capital Curitiba, e o paraíso natural chamado Foz do Iguaçu; onde estão situadas as belíssimas e imponentes Cataratas do Iguaçu. Mas você sabia que existem cidades históricas nesse estado, que chamam a atenção dos visitantes justamente pelo conjunto arquitetônico preservado que existe por lá? Pois é! É aí que entra uma bela cidade chamada Lapa, que conta com o maior conjunto arquitetônico preservado do estado.

Com cerca de 48 mil habitantes, essa bela cidade histórica situa-se na região metropolitana de Curitiba, e ficou bastante conhecida por ter sido extremamente resistente às tropas contrárias à proclamação da República ainda no ano de 1894. Devido a isso, abriga diversos prédios históricos que atraem visitantes de todo o Brasil para conhecer essa aconchegante cidade repleta de atrações.

Lapa – Paraná (foto: https://www.coisasdaroca.com/comida-tipica/feijao-tropeiro.html)

Como chegar?

Por estar localizada bem próximo de Curitiba, capital onde se encontra o aeroporto mais próximo, que recebe voos diários de diversas capitais brasileiras; uma boa opção é pousar em Curitiba e passar um dia em Lapa, visto que são cerca de 70 km de BR-476. Já para quem vem de São Bento do Sul, bela cidade ao norte do estado de Santa Catarina, são cerca de 88 km a serem percorridos através da rodovia Antônio Lacerda Braga.

O que fazer em Lapa – PR?

  • Passear pelo Centro Histórico – como já mencionado, a cidade possui um grande conjunto de prédios em estilo colonial, que chamam a atenção de quem passa por lá não somente pelo número (são 258 construções!); mas também pelo charme dessas construções, dentre as quais abrigam diversos museus, como o Museu Histórico e o Museu de Armas. Vale a pena passar uma tarde caminhando por lá!
  • Conhecer o Santuário de São Benedito – caso você seja o tipo de visitante que adora conhecer belos santuários, como o de Caravaggio em Farroupilha, ou o de Nossa Senhora Aparecida em Aparecida; o Santuário de São Benedito irá te surpreender. Isso porque se trata de uma construção belíssima e imponente, situada em uma área alta do município, e que vale a pena ser visitada.
Santuário de São Benedito (foto: Prefeitura Municipal de Lapa)
  • Visitar a Casa Lacerda – ideal para os amantes da história, a Casa Lacerda possui um acervo que retrata a vida na cidade em meados do século XIX, além de ter sido um quartel durante a Revolução Federalista de 1894, que tornou Lapa tão importante para a história do Paraná e do Brasil.
  • Conhecer o Museu das Armas – se você lembra um pouco da história da Revolução Federalista, em que houve repressão àqueles contrários à Proclamação da República, sabe que foi um movimento com um viés um pouco violento, sendo necessário o combate utilizando canhões, e diversas armas. Justamente para relembrar um pouco dessa história, o Museu das Armas conta com diversos objetos utilizados durante a revolução, de modo que o visitante pode fazer uma viagem ao passado. Ele está situado no segundo andar da câmara municipal.
Museu das Armas (foto: Prefeitura Municipal de Lapa)
  • Visitar o Monumento ao Tropeiro – um outro local bem legal para quem gosta de história, o Monumento ao Tropeiro é um grande monumento em azulejos, que visa retratar um pouco da longa viagem que os tropeiros faziam do Rio Grande do Sul a São Paulo. Por estar situado na mesma avenida que era utilizada pelos tropeiros, que se tornou uma atração turística do município, ela conta hoje com diversos bares, restaurantes e sorveterias, que são bem procurados pelos visitantes que se aventuram por lá. Ah, e caso você já tenha ouvido falar no tal do feijão tropeiro, e quiser saber um pouco mais sobre a origem dele, é só dar uma olhada aqui.
  • Passear pela Gruta do Monge – se você busca um maior contato com a natureza, esse é o passeio ideal. Situada no Parque Estadual do Monge, o local é formado por grandes rochas que chamam a atenção por sua imponência. Com uma escadaria de 224 degraus e uma trilha em meio à vegetação, o local hoje é muito procurado por fiéis em busca de orações e reflexões.
Gruta do Monge (foto: https://www.bemparana.com.br/noticia/parque-do-monge-oferecera-mais-atracoes-aos-visitantes)

 

Dicas de hospedagem em Lapa

A cidade conta com uma boa infraestrutura de hotéis e pousadas para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.