Taquaruçu, o destino das cachoeiras no estado do Tocantins

Taquaruçu, o destino das cachoeiras no estado do Tocantins (foto: http://www.atitudeto.com.br/cinco-praias-e-11-cachoeiras-estao-disponiveis-para-palmenses-e-turistas-aproveitarem-as-ferias-na-capital/a-cacheira-do-evilson-e-uma-das-opcoes-turisticas-da-regiao-de-taquarucu-foto-fernando-alves/)

Taquaruçu do Porto é um distrito de Palmas, localizado a cerca de 30 km da capital e a aproximadamente 409 km da bela Araguaína. Conhecida principalmente por ser um destino ideal para os amantes do ecoturismo, o distrito é também chamado de Vale das Águas. Isso porque possui 82 belíssimas cachoeiras, trilhas e opções em meio à natureza para todos os visitantes.

Cachoeira Escorrega Macaco (foto: https://www.vamostrilhar.com.br/aventuras/conheca-tudo-sobre-as-cachoeiras-escorrega-macaco-e-roncadeira-no-jalapao-to/)

Em contraste com a capital tocantinense, que é extremamente urbana, moderna e mais agitada, Taquaruçu é um distrito extremamente calmo e aconchegante, que é um destino obrigatório para quem busca conhecer o estado. Confira um pouco mais sobre esse belo destino e programe sua viagem!

O que fazer em Taquaruçu do Porto – TO?

  • Cachoeira da Roncadeira – uma das principais atrações do distrito, a Cachoeira da Roncadeira é também um de seus cartões postais. Conta com 70 metros de altura e recebe esse nome pelo barulho que suas águas fazem ao bater na pedra e no lago gelado que se forma embaixo dela. Além de ser possível fazer rapel no local, para se chegar à queda d’água, é necessário fazer uma trilha de 1,5 km. Vale a pena conhecer e tomar um banho no lugar.
  • Cachoeira do Escorrega Macaco – assim como a anterior, essa cachoeira tem uma trilha de 1500 metros para se chegar nela e há uma taxa simbólica a ser paga na entrada. Outra bela atração de Taquaruçu, está no caminho da Cachoeira da Roncadeira, e conta com 50 metros de altura, mas dessa vez, não há um lago para mergulho. Mesmo assim, vale muito a pena conferir esse belíssimo local.
  • Cachoeira do Evilson – com uma trilha um pouco menor para se chegar nela, a distância a ser percorrida morro abaixo é de aproximadamente 700 metros. Um pouco menor que as outras, com 12 metros, não perde em nada no que se refere à beleza, uma vez que aparenta ter um maior volume de água que torna a paisagem ainda mais estonteante. Vale a pena conferir e tomar um banho em suas águas.

    Tirolesa Voo do Pontal (foto: https://turismo.to.gov.br/)
  • Cachoeira do Vai Quem Quer (e Volta Quem Pode) – o nome não muito convidativo resume como é o trajeto até lá. É um trajeto difícil, que requer veículos com tração 4×4. Com uma trilha de 500 metros, essa bela cachoeira possui cerca de 4 metros de altura, águas bem rasas e cristalinas, ideal para quem está com crianças. Há quiosques para quem quer conhecer um pouco da gastronomia local. Vale a pena se aventurar por lá.
  • Cachoeira da Bela Vista – seu nome, muito provavelmente se deve ao fato de, em sua trilha, permitir ter uma bela vista do rio Tocantins e até mesmo de Palmas. Possui cerca de 7 metros de altura e é um local de grande tranquilidade. Não deixe de fora do roteiro!
  • Tirolesa Voo do Pontal – para os amantes de esportes radicais, vai aí uma excelente opção. Com 380 metros de altura e 1,3 km de extensão, essa tirolesa localiza-se em uma pousada no alto do Morro Pontal do Meio. Para se chegar até lá, são cerca de 9 km de estrada de chão até a plataforma de lançamento. Ideal para quem gosta de adrenalina, além de curtir uma belíssima paisagem do Vale do Sumidouro.
  • Pedra do Pedro Paulo – se você é aquele tipo de pessoa que gosta de um mirante para tirar belas fotos, a Pedra do Pedro Paulo é uma excelente opção, que permite a vista de todo o vale e está bem na Serra de Taquaruçu. São 25 minutos de trilha, a depender do preparo físico do visitante.
  • Feirinha de Artesanato da Serra – essa feira é realizada todos os fins de semana, a partir das 17 horas e conta com diversas barraquinhas de artesanato, da deliciosa gastronomia local, mas também de produtos originados da agricultura familiar. Não deixe de dar uma passada por lá. Endereço: Praça Tarcísio Machado.

    Cachoeira Bela Vista (foto: https://garfoemala.com.br/taquarucu-a-linda-vizinha-de-palmas-to-e-suas-cachoeiras/)

Pousadas em Taquaruçu – TO

  • Pousada Café na Mata – Rodovia Maracaípe (TO-030) Km 13, Chácara 34
    Telefone: (63) 99920-5050
  • Pousada Casa das Flores – Rua 31 s/n Quadra 85 Lote 8
    Telefone: (63) 98411-8008 – Site
  • Pousada Aldeia da Serra – Loteamento Santa Fé, Lote 38C, Av. Taquaruçu
    Telefone: (63) 4141-8570
  • Pousada Recanto Oriental – Chácara Recanto Oriental, Lote 40-C Loteamento – St. Santa Fé 2 (Taquaralto)
    Telefone: 0800 696 7666

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.