Vantagens e desvantagens de viajar de carro pelo Brasil

Todos os anos muitas pessoas optam por viajar de carro pelo país a fora, e passam às vezes 3 ou 4 dias viajando. Alguns podem achar isso estranho, mas ao colocar na ponta do lápis, e fazer algumas comparações com outros meios de transporte, algumas vantagens podem ser percebidas.

Que tal dar uma olhada nas vantagens e desvantagens de viajar de carro pelo Brasil?

Vantagens e desvantagens de viajar de carro (imagem: Canva)

Viajar de Carro x Ônibus

Viajar de ônibus por vezes pode ser muito cansativo, principalmente quando se trata daqueles famosos “paradores”, na qual é realizado várias paradas durante o trajeto para que pessoas embarquem e desembarque. Isso gera um enorme atraso e um desgaste absurdo. Enquanto no carro, você pode optar por parar quando quiser, ou seguir viagem.

Além disso, há a questão da higiene, que diz respeito a forma como as empresas cuidam de seus veículos. Por vezes não se é sabido como é realizada a higienização dos veículos que por serem públicos, acabam sendo utilizados por várias pessoas e se tornando lugares por vezes sujos, mesmo que não sejam sujeiras aparentes.

Optar por viajar de ônibus por ora pode ser mais seguro considerando que maioria dos motoristas possuem experiência e conhecem o percurso que realizam, o que é diferente quando se viaja sozinho por caminhos ainda não percorridos.

Outra vantagem de se viajar por meio de ônibus fretado é a não necessidade de manutenção; ao viajar de carro existe o risco de acontecer algum defeito e a viagem ser interrompida, além da dor de cabeça de arrumar um mecânico, pois você pode ficar preso dias, em um local no aguardo do fim de uma manutenção.

Viajar de carro (imagem: Canva)

Viajar de Carro x Avião

Velocidade e pontualidade com certeza são referência das viagens de avião. Quem tem costume de viajar de avião sabe muito bem a pressão que é ter que chegar no horário determinado pelas empresas aéreas. Optar pelo avião com certeza é mais rápido e mais barato, principalmente quando se trata de distâncias longas, e também mais seguro.

No entanto, uma viagem de carro possui vantagens como: liberdade de escolha dos horários que forem mais agradáveis para viajar; privacidade; praticidade. Há muitas pessoas que em viagens longas de carro costumam construir roteiros e visitar outras cidades ao longo do percurso, assim conhecendo vários lugares, culturas diferentes e/ou mesmo afim de tomar um café num desses restaurantes à beira das rodovias.

Viajar de carro
Roadtrip (imagem: Canva)

Conclusão

Partindo desta comparação entre os meios de transporte mais utilizados para viagens em nosso país temos: praticidade, conforto e privacidade. No entanto, deve-se ressaltar que cada pessoa possui uma demanda diferente, e pode ser interessante experimentar as opções para escolher a que melhor lhe convém. Esperamos que realizem uma excelente viagem!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.