5 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

Um dos momentos mais esperados pelos viajantes é o momento de viajar de avião pela primeira vez; o que pra muitos, é uma experiência e tanto! Mas, muitas pessoas têm receio, ou dúvidas em relação aos procedimentos, dicas de viajantes experientes, ou ainda, o que se pode levar ou não na bagagem de mão.

Por isso, separamos aqui 5 dicas essenciais para você, que vai viajar de avião pela primeira vez, não ficar tão perdido e poder aproveitar essa experiência mais a fundo! Dá só uma olhada!

Dicas para viajar de avião pela primeira vez (imagem: Viagem Pronta/Reprodução)
Dicas para viajar de avião pela primeira vez (imagem: Viagem Pronta/Reprodução)

5 dicas para quem vai viajar de avião pela primeira vez

1 – Cuidado com a bagagem

A primeira dica, e uma das mais essenciais é a de ter cuidado com a bagagem. Isso porque, na hora de comprar a passagem, muitas das vezes o preço inclui somente uma bagagem de 23 kg; e a bagagem de mão. Por isso, esteja atento ao peso que você pode colocar na bagagem, e principalmente, ao que é ou não permitido levar na bagagem de mão, que tem algumas restrições.

Mas, lembre-se: leve roupas confortáveis, peças coringas, sapatos que possam ser usados mais de uma vez, uma blusa de frio para caso de emergência, documentos, carregador de celular, os remédios que normalmente utiliza, e um dinheiro extra!

Bagagem (foto: Segue Viagem/Reprodução)

2 – Não deixe nada para a última hora

Isso vale tanto para o check-in, quanto para o horário de chegar ao aeroporto. Isso porque a maioria dos check-ins hoje podem ser feitos diretamente no site da companhia aérea, com até alguns dias de antecedência em relação ao horário do voo; o que já te economiza um bom tempinho no balcão do aeroporto.

Além disso, é importante se atentar ao horário de chegada ao aeroporto; visto que para voos domésticos, o ideal é estar no mínimo uma hora antes do voo já no aeroporto; ao passo que para voos internacionais, deve-se estar no aeroporto até 2 horas antes da decolagem, evitando a ocorrência de imprevistos. Mas, se puder chegar mais cedo, chegue!

3 – Atente-se às conexões e às escalas

Algo muito comum em voos são as conexões, em que para se chegar ao destino, o avião pousa em outros aeroportos antes, e o passageiro desce do avião, para subir em outro. E, no caso de conexões, a mala é despachada somente no aeroporto de origem, e você tem acesso a ela direto no seu destino, não devendo se preocupar com ela nos aeroportos de conexões.

Mas, além das conexões, existem também as escalas, em que não há troca de aeronaves. O passageiro se mantém dentro do avião quando este pousa em outro aeroporto, e aguarda o embarque de novos passageiros, até que haja a decolagem até seu destino.

Dicas (imagem: Canva)

4 – Se mantenha entretido no avião

É importante que se tenha algum artefato para distrair a cabeça durante o voo, principalmente se este for longo, e se você não for o tipo de passageiro que dorme em viagem. Isso porque, algumas aeronaves não dispõem de internet ou TV; o que torna o voo um pouco massante para quem não gosta muito de ficar parado.

Por isso, tenha sempre em mãos um livro para ler, uma música já baixada, ou alguma outra atividade para fazer nesse tempo livre; ou, se sentir à vontade, simplesmente tire um cochilo.

5 – Aproveite os snacks gratuitos

Uma coisa é fato: tudo em aeroporto é bem caro, inclusive os lanches, que são bem salgados (para além do sentido literal). Desse modo, uma opção é, caso sua companhia aérea ofereça snacks gratuitos, aproveite para fazer um lanchinho lá em cima, economizando alguns bons reais quando aterrissar.

E aí, curtiu as dicas para viajar de avião pela primeira vez?

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.