Inhotim, um destino imperdível no estado de Minas Gerais

Inhotim, um destino imperdível no estado de Minas Gerais (foto: https://veja.abril.com.br/brasil/inhotim-atravessa-crise-financeira-e-pode-ter-de-fechar-as-portas/)

O Inhotim é o Instituto de Arte Contemporânea e Jardim Botânico, localizado em Brumadinho, a cerca de 63 km da capital mineira Belo Horizonte. Inaugurado em 2002, esse museu, que é um dos maiores a céu aberto do mundo, foi idealizado para promover a conservação e exposição de trabalhos de diversos artistas, mas também de diversas coleções botânicas, provenientes de diversas partes o globo.

Inhotim (foto: https://www.inhotim.org.br/blog/arquitetura-premiada/)

Com dezenas de galerias de arte e belíssimos jardins que as contornam, o Inhotim é o tipo de local pronto para receber visitantes de todas as idades e dos mais diferentes gostos. Isso porque conta com programação de eventos, exposições, shows e festivais, além de ter galerias destinadas principalmente a algumas faixas etárias, o que o torna extremamente agradável.

Como chegar?

Para quem vem de Belo Horizonte, a melhor opção é pegar a BR-381, e em São Joaquim de Bicas, pegar a saída 508; siga pela ferrovia RFFSA que leva direto ao museu.

Já para quem vem do Rio de Janeiro ou de Juiz de Fora, o melhor caminho se dá pela BR-040, estrada pela qual o turista deve ir até Nova Lima. Lá, pegue a Rodovia JK e a estrada para Alberto Flôres, que leva direto ao destino.

Melhor maneira de visitar o Inhotim

Obras ao ar livre (foto: https://viagemeturismo.abril.com.br/materias/instituto-inhotim-obras-imperdiveis-do-museu-ao-ar-livre/)

A melhor época para visitar o instituto é por volta do final de fevereiro, até o início de novembro, época em que não chove tanto na região, o que é muito importante visto que se trata de um museu a céu aberto. Todavia, na época de novembro a fevereiro, caso não ocorram as grandes chuvas, o dia de sol também rende uma visita belíssimas e fotografias de tirar o fôlego. E para conhecer o parque, já adianto: um dia pode não ser o suficiente. É bastante comum o turista ficar encantado e não conseguir fazer a visita do parque inteiro em um dia só. Por isso, reserve dois dias bem tranquilos.

Ao se chegar lá, aproveite para admirar as belíssimas obras de arte expostas ao ar livre, como a “Invenção da cor, Penetrável Magic Square”, o Viewing Machine, dentre outros. Todavia, embora as atrações externas sejam lindas, entre nas galerias de arte. Estas por si só já chamam a atenção por sua arquitetura diferenciada; mas ao entrar em cada um delas, o turista tem a oportunidade de entrar em universos diferentes. Há exposições de obras visuais, sonoras, sensoriais, dentre outras.

Vale ressaltar que o Inhotim possui rotas de visitação, que por si só guiam os turistas em um certo roteiro, completamente flexível, que pode ser feito a pé, ou até mesmo em carrinhos elétricos que podem ser alugados por um dia. Ah, e não se esqueça de pegar um mapa na entrada, só por precaução. Além disso, é importante ressaltar que o instituto possui restaurantes, lanchonetes e cafés para garantir que todos tenham acesso à deliciosa gastronomia mineira enquanto apreciam as belas galerias, obras e jardins.

Obras Inhotim (foto: https://www.itinerariodeviagem.com/o-melhor-de-inhotim/)

Horário de funcionamento e valores

  • O parque funciona de terça a sexta, das 9h30 às 16h30; e aos sábados, domingos e feriados de 9h30 às 17h30.
  • Os restaurantes funcionam de terça a sexta, de 12h às 16h; e aos sábados, domingos e feriados de 12h às 17h.
  • As lanchonetes funcionam de terça a sexta, de 9h30 às 16h; e aos sábados, domingos e feriados de 9h30 às 17h.
  • As lojas funcionam de terça a sexta, de 9h30 às 16h30; aos sábados, domingos e feriados de 9h30 às 18h.
  • Valor do ingresso: 44 reais (inteira), todos os dias; nas quartas-feiras (exceto feriados), entrada gratuita, com retirada antecipada.

Maiores informações no site oficial do Inhotim.

Lembre-se de utilizar um sapato confortável, roupas leves, levar uma boa câmera e protetor solar. Aproveite o passeio!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.