Museus de BH, um pouco de história na capital mineira

Museus de BH, um pouco de história na capital mineira (foto: https://www.cidadeecultura.com/museu-de-artes-e-oficios/)

Os museus de BH são o tipo de atração da cidade que não pode deixar de ser visitado, tal como os parques da cidade, ou a belíssima lagoa da Pampulha. Por ser a capital de um estado tão importante para a história do Brasil, Belo Horizonte abriga dezenas de museus, os quais remetem à mineralogia, atividade econômica de grande importância para o estado; às ciências, visto que a cidade possui grandes universidades públicas e privadas; e à história de Minas Gerais e da própria cidade.

Museu da Moda (foto: https://www.otempo.com.br/o-tempo-contagem/museu-da-moda-de-bh-comemora-3-anos-com-programacao-especial-1.2269170)

Além disso, vale ressaltar que a cidade é uma das portas de acesso a outros locais que são museus a céu aberto, como as cidades de Ouro Preto, Mariana, Tiradentes, São João del Rei e outras belas cidades mineiras. Confira um pouco mais sobre os museus de BH e programe sua viagem!

Museus de BH

  • Museu das Minas e do Metal – com entrada franca e localizado no coração de Belo Horizonte, a Praça da Liberdade, o MM Gerdau é um dos museus mais requisitados da cidade. Seu acervo busca contar a história da mineração no estado e no país, contando com diversas pedras preciosas e até um meteorito para que a explicação seja completa. Horário de funcionamento: de terça a domingo, de 12h às 18h; nas quintas de 12h às 22h; toda última terça do mês de 12h às 17h. Endereço: Praça da Liberdade – Prédio Rosa.
  • Memorial Minas Gerais Vale – também localizado na Praça da Liberdade, o Memorial inicialmente funcionava como a Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais. Atualmente, abriga um acervo que conta com pinturas, objetos, lendas urbanas e que conta a história de alguns mineiros que tiveram grande influência no país, como o autor Carlos Drummond de Andrade, nascido em Itabira. Vale a pena conferir. Horário de funcionamento: de terça a sábado, de 10h às 17h30; nas quintas de 10h às 21h30; domingo de 10h às 15h30. A entrada é franca.

    Museu das Minas e do Metal (foto: https://umbrindeaomuseu.wordpress.com/programacao/belo-horizonte/)
  • Museu da Moda – o primeiro museu de natureza pública dedicado a essa área no país é em BH. Já chama a atenção pelo seu exterior, pois fica situado em um belo prédio chamado de Castelinho da Bahia. Conta com um acervo que além de preservar objetos remetentes à moda, auxilia na pesquisa de tendências e de atividades artísticas relacionadas a esse setor. Horário de funcionamento: terça a sexta, de 9h às 21h; sábados e domingos de 10h às 14h. Endereço: Rua da Bahia, 1149 – Centro.
  • Museu da Inquisição – o primeiro sobre esse tema no Brasil, o Museu da Inquisição conta com peças que retratam um pouco da história dessa prática que, embora tenha sua história europeia muito conhecida, também foi bastante comum no território brasileiro e não possui sua história contada. Vale a pena conhecer. Horário de funcionamento: terça a sexta de 9h30 às 15h30; domingos e feriados de 10h30 às 13h30. Endereço: Rua Cândido Naves, 55 – Bairro Ouro Preto.
  • Museu do Brinquedo – um local para relembrar a infância, o museu conta com mais de 5 mil brinquedos de diversas épocas, a partir dos anos 1920. Há brinquedos de todos os tipos que fazem com que o visitante faça uma viagem ao passado. Horário de funcionamento: de segunda a sexta, de 9h às 17h; sábados e feriados de 10h às 17h. Endereço: Avenida Afonso Pena, 2564, Funcionários.
  • Museu de Ciências Morfológicas – localizado no Campus Pampulha da UFMG, o museu é ligado ao Instituto de Ciências Biológicas e é parada obrigatória para os interessados pela área de biológicas e saúde. Conta com diversas peças anatômicas, e é muito visitado principalmente por excursões escolares. terça a sexta, de 8h às 12h e de 13h30 às 17h; quintas de 19h às 21h. Endereço: Campus Pampulha UFMG.

    Memorial Minas Gerais Vale (foto: https://www.expedia.com.br/fotos/brazil/belo-horizonte/memorial-minas-gerais-vale.d6261469/people)
  • Museu de Ciências Naturais PUC Minas – um dos museus mais interessantes de BH, esse espaço conta com um acervo de mais de 40 mil peças, dentre fósseis e espécies ainda existentes, que remetem tanto à fauna quanto à flora. Vale a pena conferir um pouco mais desse belo museu e se deixar levar numa viagem pela história mundial. Horário de funcionamento: terça a sábado, de 9h às 17h; nas quintas de 9h às 21h. Endereço: Dom José Gaspar, 290, Bairro Coração Eucarístico.
  • Museu de Artes e Ofícios – situado no prédio onde funcionava a antiga estação de trem da Central do Brasil, é um museu que remete ao mundo do trabalho, e que, em seu acervo com mais de 3 mil peças, conta a história dos ofícios desde o século XVIII até os tempos atuais. Horário de funcionamento: terça de 9h às 21h; quarta a domingo de 9h às 17. Há funcionamento em alguns feriados, mas em outros o museu encontra-se fechado. Endereço: Praça da Estação, 600.
  • Espaço do Conhecimento UFMG – um local bem legal para quem gosta de ciência, o local conta com uma exposição de longa duração chamada Demasiado Humano, que explica áreas como paleontologia, astrofísica, genética, além da origem da vida. Nesse espaço ainda há um terraço astronômico com telescópio e um belíssimo planetário. Vale a pena conferir. Horário de funcionamento: terça a domingo, de 10h às 17h; aos sábados de 10h às 20h. Endereço: Praça da Liberdade, 700.

Hotéis em Belo Horizonte

A capital mineira dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.