Ecoturismo é considerado tendência pós-pandemia, confira

Durante o cenário da pandemia de Covid-19, uma das modalidades de turismo que mais cresceu foi o ecoturismo; o qual se consolidou como uma tendência pós-pandemia.

Isso porque, com o objetivo de se evitar aglomerações, muitas pessoas buscaram locais próximos à natureza para se ter uma maior tranquilidade e segurança no que se refere à saúde; e o turismo em meio à natureza é justamente uma das principais definições que caracterizam tal modalidade.

Ecoturismo é considerado tendência pós-pandemia
Ecoturismo é considerado tendência pós-pandemia (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Ecoturismo é considerado tendência pós-pandemia

O ecoturismo é uma modalidade turística em que, por mais que se tenha um grande contato com a natureza; este é feito com o intuito de promover a conservação ambiental. E esta modalidade, conforme divulgado pelo Governo Federal, se consolidou como uma tendência no cenário pós-pandemia.

Isso se deve principalmente ao fato de o Brasil ser um país riquíssimo em biodiversidade e em áreas ideais para a prática desse tipo de turismo; visto que há diversos parque federais geridos pelo ICMBio, os quais, em 2021, somaram um total de mais de 16 milhões de visitas; o maior número observado em um período de 5 anos.

E, além das visitas de turistas nacionais, o ecoturismo também foi responsável por uma porcentagem considerável de visitantes estrangeiros que vieram para o Brasil para conhecer mais a fundo a biodiversidade tropical aqui existente; sendo de grande importância para a economia.

Com tal visibilidade, diversas ações têm sido criadas visando estimular esse tipo de turismo no país, permitindo uma maior ação de conservação ambiental e geração de renda para muitos trabalhadores que dependem do ecoturismo.

Serra do Cruzeiro de Guidoval (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Principais cidades para se praticar Ecoturismo

Além da tradicional Chapada dos Guimarães, no Mato Grosso, o Parque dos Lençóis Maranhenses também tem recebido investimentos que visam aumentar sua visibilidade frente ao ecoturismo. Mas, outros destinos também se caracterizam como excelentes opções para a prática dessa modalidade, tais como: Presidente Figueiredo, no Amazonas; a Serra do Cruzeiro, em Guidoval (Zona da Mata de Minas); e a grande diversidade de parques existentes no país.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.