Matria Parque de Flores, a mais nova atração da Serra Gaúcha

Quando se fala em Serra Gaúcha, logo vem à cabeça cidades aconchegantes, uma natureza exuberante e atrações de encher os olhos. E por falar em atrações de encher os olhos, a mais nova atração dessa região desempenha muito bem esse papel. Isso porque o Matria Parque de Flores é um grandioso parque, com dezenas de jardins e milhões de mudas de flores, que fazem do lugar mais uma das imperdíveis atrações dessa serra que conquista o coração dos brasileiros.

Túnel de flores (foto: Márcio Pinto/Mátria Parque de Flores/Divulgação)

O Parque

Situado em São Francisco de Paula, uma pequena e bela cidade localizada a 46 km de Gramado, o Matria Parque de Flores chama a atenção não somente por seu tamanho, mas também por sua infraestrutura; a qual foi projetada para atender os visitantes da melhor maneira possível.

Com cerca de 50 hectares, o parque abriga 30 jardins dos mais diversos tipos, que em seu interior possuem mais de 7 milhões de mudas de mais de 300 espécies de plantas. Esses jardins, construídos de forma a integrar as flores com a paisagem natural, são ligados por um caminho de cerca de 8 km, que podem ser percorridos enquanto o visitante se encanta com as mudas que lá estão plantadas.

Além disso, dentre as atrações, deve-se ressaltar o belo lago onde dá até para fazer um passeio de barco; o jardim das cerejeiras e dos ipês, o roseiral com mais de 22 mil mudas de roseiras de diversas tonalidades; o grande túnel de glicínias; o pomar onde ocorrem oficinas em que o turista pode até mesmo colher os frutos do próprio pé, dentre outras atrações imperdíveis.

Matria Parque de Flores (foto: https://viagemeturismo.abril.com.br/brasil/parque-de-flores-e-nova-atracao-da-serra-gaucha/)

A infraestrutura do Matria Parque de Flores

Vale ressaltar também que o visitante, ao comprar o ingresso para o parque, pode ficar tranquilo, pois a infraestrutura local permite que o dia todo seja aproveitado por lá. Na entrada, a praça principal, além de abrigar a bilheteria, também possui restaurante, lojas de jardinagem; e o parque em si também possui adega subterrânea para os amantes do bom e velho vinho, um restobar, e opções de piquenique.

Outro ponto interessante é a diversidade de atrações voltadas para educação ambiental, como o “No Matria com Lente”, em que há biólogos responsáveis por auxiliar na identificação de espécies da fauna local; e o “No Matria com Lupa”, um programa em que os visitantes podem conhecer um pouco mais sobre a meliponicultura, ou a criação de abelhas sem ferrão nativas do Brasil.

Parque de Flores (foto: Vanessa Pedrotti / Mátria Parque/Divulgação)

Informações essenciais

O parque está situado na RS 235 Km 68, São Francisco de Paula; e tem um horário de funcionamento de 10h às 18h de domingo a domingo, sendo uma excelente opção de passeio. Além disso, a compra dos ingressos pode ser feita diretamente pelo site do parque, sendo entrada gratuita até os 11 anos de idade.

Lembre-se: por ser um parque de flores, a floração está sujeita a alterações com as estações do ano, sendo interessante planejar sua viagem para conseguir observar o maior número de espécies possível.

Matria (foto: https://www.skyscrapercity.com/threads/rs-sao-francisco-de-paula-parque-jadim-das-flores-m%C3%A1tria.2316742/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.