Você sabe o que é Turismo de Saúde ou de Bem Estar?

Dentre os diversos tipos de turismo que existem atualmente, um dos mais antigos e mais procurados é o turismo de saúde ou de bem estar; que passou a ser ainda mais comentado em tempos de pandemia, quando ir para um local em que não há aglomerações se tornou uma das melhores escolhas. Mas, você sabe o que é turismo de saúde?

Turismo de Saúde (foto: https://www.lugares.eco.br/noticias/tendencia/1156/)

O que é Turismo de Saúde?

O turismo de saúde ou de bem estar nada mais é do que, na verdade, uma modalidade em que o viajante busca locais em que possa cuidar de sua saúde tanto física quanto mental; buscando, como o próprio nome diz, uma sensação de bem estar. Desse modo, é comum que as pessoas se interessem por locais onde possam ser realizadas meditações, tratamentos holísticos, estéticos, hospitalares de medicina alternativa, dentre outros.

E como já foi mencionado, essa modalidade turística já existe no Brasil há um tempinho, mas vem se tornando cada vez mais procurada à medida que a sociedade se torna cada vez mais doente em diversos aspectos, principalmente emocional. Um bom exemplo histórico para ilustrar o quão antiga é essa prática, é o Circuito das Águas, no estado de Minas Gerais, conhecido por suas águas com propriedades terapêuticas. Esse roteiro, além de ser muito procurado atualmente, já era bastante conhecido desde a época imperial, quando centenas de pessoas se deslocavam para o tratamento de diversas enfermidades nessa região.

Turismo de bem estar (foto: https://lifestylebrazil.com.br/o-crescente-turismo-de-saude-e-bem-estar-na-india/)

Onde realizá-lo?

Alguns principais destinos do turismo de saúde são as grandes cidades, como São Paulo e outros expoentes dos Estados Unidos e Europa, onde se encontra tratamento médico extremamente tecnológico. Contudo, o turismo de saúde e bem estar não se resume somente a isto.

Sendo assim, o Circuito das Águas continua sendo um grande atrativo pelas águas terapêuticas, assim como Poços de Caldas. Além disso, cidades em que são oferecidos serviços de Spa, como o Vale dos Vinhedos em Bento Gonçalves e em diversas cidades do Nordeste, também chamam a atenção de muitos turistas por permitir um descanso mental e físico. Por fim, há opções de locais de meditação, que permitem uma grande conexão do turista consigo mesmo, e que também são excelentes opções para quem busca a sensação de bem estar, como templos em alguns países asiáticos e até mesmo no Brasil.

Contudo, é importante ressaltar que nosso país ainda precisa investir fortemente nessa modalidade tão procurada e que garante a saúde de todos que a procuram.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.