Você sabe o que é o Turismo Cultural?

Dentre as modalidades de turismo mais procuradas no Brasil atualmente é o Turismo Cultural; o qual vem se destacando por permitir ao turista conhecer um pouco mais acerca da cultura do local que está visitando. Mas, afinal de contas, você sabe o que é e como funciona esse tipo de turismo?

Pelourinho (fonte: https://www.deville.com.br/)

O que é Turismo Cultural?

O turismo cultural é um dos conceitos mais amplos e diversos no mundo do turismo, e talvez por isso, seja um dos mais procurados. Isso porque ele engloba atividades que estão ligadas ao patrimônio histórico e cultural de um determinado local; o que, convenhamos, é algo bastante diverso.

Desse modo, essa modalidade turística é realizada principalmente em locais, nos quais há elementos históricos, arquitetônicos e culturais bem preservados; onde há museus, catedrais, locais destinados à arte, quilombos, festas típicas, sítios arqueológicos…

Mas, além disso, nesse tipo de turismo, o visitante também possui uma maior interação com o povo local, conhecendo sua cultura não somente através dos monumentos, mas também por meio de sua culinária e tradições, que podem ser conhecidas em feiras locais, mercados públicos, e festas típicas, por exemplo.

Nova Pádua RS (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Onde realizar esse tipo de turismo?

Por ser uma modalidade crescente no Brasil, diversas cidades investem e se adaptam para receber os visitantes, que buscam conhecer mais a fundo o turismo cultural. Contudo, algumas já possuem uma excelente infraestrutura voltada para esse tipo de turismo. Dentre estas, podemos citar:

  • Salvador, com o seu famoso bairro do Pelourinho, onde se encontra diversas iguarias gastronômicas como o acarajé, igrejas, museus e atrações culturais diversas;
  • Ouro Preto e Tiradentes, duas das cidades mais famosas da Estrada Real, que chamam a atenção por sua riqueza cultural, histórica e gastronômica regada a muito chocolate e doce de leite;
  • Olinda, cidade pernambucana repleta de música, cores, festas e tradições como os bonecos gigantes, que fazem parte do repertório cultural de lá;
  • Pomerode, em Santa Catarina, que busca resgatar suas tradições por meio de festas com comidas e danças típicas, como a tradicional Festa Pomerana;
  • Nova Pádua, no interior da Serra Gaúcha, cidade repleta de cultura, festas típicas e tradições que a tornam um destino imperdível da região sul.
Ouro Preto (foto: https://www.cidadeecultura.com/museu-da-inconfidencia-em-ouro-preto/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.