Serra da Canastra: símbolo do ecoturismo no estado de Minas Gerais

Uma coisa que não falta em Minas Gerais, além de deliciosas comidas típicas são serras e montanhas que abrigam paisagens de tirar o fôlego. E uma das serras mais conhecidas e visitadas do estado é a Serra da Canastra, que na verdade é um enorme Parque Nacional com diversas atrações naturais, e que abrange uma área de 6 municípios mineiros, como São Roque de Minas, a terra do saboroso queijo canastra, e Capitólio, cidade conhecida como “mar de Minas”.

Conhecido popularmente por ser o local que sedia a nascente do gigantesco Rio São Francisco, o Parque Nacional da Serra da Canastra é uma excelente opção para quem curte um maior contato com a natureza, e também busca aventura em meio a paisagens belíssimas que parecem esculpidas à mão. Bora conhecer um pouco mais das principais atrações que você não pode deixar de conhecer por lá?

Serra da Canastra (foto: https://conexaoplaneta.com.br/blog/sao-francisco-um-rio-em-risco/)

Como chegar?

Situado no sudoeste do estado mineiro, o Parque Nacional da Serra da Canastra está localizado relativamente perto de outras importantes cidades mineiras. Desse modo, caso o turista opte por ir de avião, o aeroporto mais próximo é o de Confins, situado a 404 km do parque através das rodovias MG-341 e MG-050. Já para quem vem do triângulo mineiro, como Uberaba, a melhor opção se dá através a 184 km por meio da rodovia MG-341. E para quem vem de São Roque de Minas, considerada a capital da serra, são cerca de 14 km a serem percorridos pela MG-341.

O que fazer na Serra da Canastra?

  • Conhecer a nascente do Velho Chico – um dos passeios mais tradicionais para serem feitos por lá é conhecer a nascente de um dos mais importantes rios do Brasil, que conta, inclusive, com um monumento de São Francisco como forma de homenagem. A nascente, de águas cristalinas, localiza-se a cerca de 6 km da portaria 1 do parque.
Nascente Rio São Francisco (foto: https://escolakids.uol.com.br/geografia/rio-sao-francisco.htm)
  • Visitar a Cachoeira dos Rolinhos – considerada a maior cachoeira do parque, que conta com 300 metros de altura, a cachoeira dos Rolinhos é o tipo de cachoeira que tira o fôlego de qualquer visitante. Para alcançá-la, é necessário percorrer uma trilha de 2 horas, guiada, cujo caminho é repleto de piscinas naturais. Mas, não se preocupe! Caso o desânimo te pegue, essa queda pode ser admirada de diversas áreas do parque!
  • Admirar a Cachoeira Casca d’Anta – outra queridinha do parque, essa cachoeira conta com 186 metros de altura e pode ser vista tanto pela parte alta, quanto pela parte baixa. A dica é que, caso tenha oportunidade, faça os dois passeios, mas, caso não possua esse tempo, não deixe de visitá-la por cima. Isso porque, a parte alta, além de permitir uma visão panorâmica do parque como um todo, permite a contemplação de uma das cachoeiras mais lindas do estado (ah, e a trilha tem em torno de 4 km). Já a parte baixa, além de ser permeada por praias e pequenas piscinas, te leva até a porção inferior da cachoeira, que é de uma força impressionante.
Cachoeira Casca d’Anta (foto: https://guia.melhoresdestinos.com.br/cachoeira-casca-d-anta-243-6628-l.html)
  • Visitar o Complexo Capão do Forro – mais uma excelente dica para os amantes de cachoeiras é o complexo Capão do Forro, que se localiza em uma área particular, formando paisagens lindíssimas e poços ideais para se refrescar do calor de Minas Gerais.
  • Passear pelo Curral de Pedras – uma atração bem peculiar do parque é o Curral de Pedras, que, na verdade eram utilizados na antiguidade por boiadeiros que viajavam pela região. Além de ser um local curioso, visto que não há utilização de massa para a construção do local, e somente pedras, é ideal para quem busca apreciar um pôr-do-sol sem explicação em meio à Serra da Canastra.
Curral de Pedras (foto: https://www.pousadacanastra.com/imagens-canastra-parque-nacional-da-serra-da-canastra-curral-de-pedras.html)
  • Percorrer a Trilha do Cerrado – inaugurada em 2019, essa opção é mais tranquila e possui um viés voltado para a educação ambiental, visto que objetiva fazer com que os visitantes conheçam um pouco mais sobre a flora e fauna existentes no rico bioma que abrange a região da serra. Por ser uma trilha mais curta, com cerca de 2,3 km e bem tranquila, é ideal para quem visita o parque junto da família.
  • Se encantar com o Poço das Orquídeas – outro local que vale a pena ser visitado é o Poço das Orquídeas, em que há a formação de um pequeno poço cercado por belíssimas orquídeas, que além de belo, forma uma piscina natural para se refrescar com muita tranquilidade.
Poço das Orquídeas (foto: Hélio Jr. – https://pt.wikiloc.com/trilhas-trekking/pn-serra-da-canastra-poco-das-orquideas-11864882/photo-8991744)

Dicas para visitar o Parque

Além de levar água, sapatos e roupas confortáveis, repelente, protetor solar, biquíni, dentre outros acessórios, é importante se programar com antecedência para visitar o parque; visto que muitos passeios são feitos em veículos 4×4 que precisam de agendamento. Além disso, caso haja necessidade de guia, a contratação pode ser feita em agências credenciadas o mais breve possível. Leve uma boa câmera, óculos escuros e aproveite o passeio!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.