Praias de Anchieta, bela cidade histórica do Espírito Santo

Anchieta é uma das cidades mais antigas do estado capixaba, localizada a 25 km de Guarapari e a 85 km da capital do estado, Vitória. A cidade é bastante procurada pelos turistas em razão de sua parte histórica, uma vez que foi fundada por uma das figuras mais conhecidas, Padre José de Anchieta; contudo, a cidade, não fugindo da tradição das cidades do litoral do Espírito Santo, possui belíssimas praias ao longo de seus 30 km de costa, que valem a pena visitar.

Praia de Parati (foto: https://www.anchieta.es.gov.br/portalturismo/pagina/ler/1061/praias)

Praias de Anchieta

  • Praia de Ubu – uma das praias mais famosas da cidade, antigamente era um povoado de pescadores, colonizado inicialmente por índios. Como “ubu” no dialeto indígena significa “queda”, acredita-se que os índios ao levarem pare José de Anchieta para ser sepultado, deixaram o corpo cair nessa região, e daí viria o nome do local. Atualmente, é uma região de águas limpas e calmas, com boa infraestrutura para atender os turistas, além de possuir uma natureza exuberante.
  • Praia de Parati – seu nome quer dizer, em tupi-guarani, baía pequena. E é realmente uma pequena praia ideal para quem busca fugir da agitação de praias mais movimentadas, como Salvador, a capital baiana. Não possui infraestrutura para atender aos visitantes, mas possui águas calmas e limpas ideais para windsurf e para pesca.
  • Praia de Mãe Bá – mais uma praia com nome de origem indígena, a praia de Mãe Bá significa “olhos distantes”. Por ser uma praia localizada a cerca de 18 km da sede da cidade, é bastante deserta, ideal para aqueles que buscam sossego. Possui águas verdes e é repleta de falésias, que tornam a praia propícia para a prática de caminhadas, além de render belas fotos e um belo pôr do Sol.
  • Praia dos Castelhanos – é uma das praias mais conhecidas de Anchieta, repleta de piscinas naturais devido à presença de barreiras de recifes na região. É o local ideal para quem busca maior contato com a natureza, além de praticar esportes, como vela, surf, vôlei e peteca. Possui bons restaurantes para apreciar a bela moqueca capixaba.
  • Praia do Além – extremamente procurada por surfistas em razão de suas belas ondas, a Praia do Além não possui infraestrutura para atender aos visitantes, mas possui uma paisagem de tirar o fôlego, que vale a visita.

    Praia de Mãe Bá (foto: https://www.anchieta.es.gov.br/portalturismo/pagina/ler/1061/praias)
  • Praia da Guanabara – seu nome vem da ocorrência do naufrágio do navio Guanabara em 1910, o qual ainda encontra-se no fundo do oceano e torna o local bastante interessante para a prática do mergulho para ver os destroços do navio. Assim como outras praias da cidade, é local de desova de tartarugas, o que a tona ainda mais importante para a preservação da biodiversidade.
  • Praia Central – como o próprio nome sugere, a Praia Central localiza-se na área urbana e conta com boa infraestrutura para atender aos turistas, sendo ideal para a prática de caminhadas, vôlei e diversos outras modalidades de lazer.
  • Praia do Balanço – com águas claras e bastante tranquilas, a Praia do Balanço possui pequena faixa de areia que confere ao local uma beleza indescritível, com a presença de matas ao redor que conferem boas sombras ao local. Não há nenhuma infraestrutura para atender aos turistas.
  • Balneário de Iriri – um dos locais mais procurados de Anchieta com certeza é o Balneário de Iriri, conhecido por suas belíssimas praias e por ser um local aconchegante e de natureza exuberante, que vale a pena ser conhecido. Confira um pouco mais sobre o belo Balneário de Iriri.

É de extrema importância que o turista tenha a consciência de não poluir as praias e de apreciar a paisagem sem destruí-la ou prejudicá-la, pois todos habitam a mesma casa, que é o planeta Terra. Aproveite a viagem com sabedoria!

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.