Serra do Rio do Rastro, uma das serras mais bonitas do Brasil

Serra do Rio do Rastro, uma das serras mais bonitas do Brasil (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Serra_do_Rio_do_Rastro)

A Serra do Rio do Rastro é um dos cartões postais do estado de Santa Catarina, situada a 220 km da capital Florianópolis e a 130 km de Lages. Localizada no sul do estado, a serra liga as cidades de Lauro Müller a Bom Jardim da Serra, a 1421 metros de altitude.

O que é a Serra do Rio do Rastro?

Cânion do Funil (foto: https://trilhandomontanhas.com/fotos/canion-do-funil-santa-catarina/)

Esse belo cartão postal catarinense é constituído de uma estrada de aproximadamente 35 km entre as duas cidades, dos quais 8,1 são de serra, a qual possui cerca de 256 curvas, sendo sua maioria em formato de “cotovelo”; com subidas íngremes e curvas de tirar o fôlego, a Serra do Rio do Rastro é considerada um ecomuseu, rodeado pela Mata Atlântica, com diversas espécies de fauna e flora. Ao longo da estrada, há mirantes para os visitantes tirarem fotos desse belíssimo lugar, ou para simplesmente apreciar a magnitude na natureza local.

O que fazer na Serra do Rio do Rastro?

Além de poder se encantar durante o trajeto de subida ou descida, e de tirar belas fotos, o viajante tem a oportunidade de conhecer diversas atrações catarinenses ao se aventurar pelos lados dessa bela serra.

  • Mirantes – dentre os mirantes da estrada, o mirante principal é o mais bem equipado para receber os visitantes. Localizado a mais de 1400 metros de altitude, o visitante pode ter uma vista privilegiada do local, sendo que no topo, há restaurantes e lojas. Uma recomendação é levar um casaco, pois neblina e frio são bem comuns por lá.
  • Cânion das Laranjeiras – situado na cidade de Bom Jardim da Serra, bem no topo da bela Serra do Rio do Rastro, o cânion é mais um dos locais de tirar o fôlego dessa região. Com 1500 metros de altitude, o local possibilita ao visitante realizar uma caminhada de 2,5 km para conhecer os belos vales e fendas que formam essa escultura natural. Vale a pena conhecer.

    Cascata da Barrinha (foto: https://www.onthewall.com.br/cascata-barrinha)
    Cascata da Barrinha (foto: https://www.onthewall.com.br/cascata-barrinha)
  • Cascata da Barrinha – localizada bem próximo ao mirante principal da serra, a cascata é uma pequena cachoeira que vale a pena ser conhecida. No local, além de tirar belas fotos, o vistante pode conhecer a gastronomia local através do restaurante que existe lá.
  • Cânion do Funil – outra opção para quem busca um pouco mais de aventura, o cânion do Funil está situado em Bom Jardim da Serra. Para se chegar até o loca, é necessária uma caminhada de 7 km, mas que não possui elevado grau de dificuldade; uma vez que carros não acessam o cânion. Chegando lá, a vista que se tem, é inigualável e compensa o esforço. Vale ressaltar que a trilha deve ser guiada.

Por se tratar de uma serra, a melhor visão do local se dá ao fazer a descida, que torna a paisagem ainda mais estonteante; uma sugestão é  apreciar a serra de moto ou de bicicleta, embora de carro também seja uma aventura. Tenha cuidado com as curvas e leve um celular ou uma câmera para fazer belos registros. Aproveite a viagem!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.