Conceição do Mato Dentro: uma cidade forte no ecoturismo

O munícipio mineiro de Conceição do Mato Dentro está em meio a grandes reservas naturais com muita belezas que falam por si, sendo um dos locais ideais para o ecoturismo. Lá está uma das cachoeiras mais famosas de Minas Gerais, a Cachoreira do Tabuleiro; que é considerada também a terceira cachoeira mais alta do Brasil, e que deve estar no seu roteiro pelas Minas Gerais.

Além disso, a cidade é ambiente propício ao cicloturismo, uma vez que possui belas estradas de terra, sendo um destino bike friendly. Nela, habitam 18 mil pessoas, muito atenciosas e hospitaleiras, além de ser uma cidade com forte influência religiosa.

Conceição do Mato Dentro (link: https://atishotel.com.br/ )

Como chegar?

A melhor forma de se chegar na pequena cidade é por meio rodoviário através da MG-010, que vai em direção à Serro ao norte; e Serra do Cipó ao Sul, onde se encontra o Parque Nacional da Serra do Cipó.

Além disso, Conceição do Mato Dentro se encontra a 167km de Belo Horizonte; assim como se encontra a 141km do Aeroporto Internacional de Confins –  Tancredo Neves, sendo uma ótima opção para quem deseja ir pelo modelo aeroviário.

Conceição do Mato Dentro ( link: https://bit.ly/3tG3gV0 )
Conceição do Mato Dentro ( link: https://bit.ly/3tG3gV0 )

O que fazer em Conceição do Mato Dentro?

  • Visitar o Santuário do Bom Jesus do Matozinhos – A população do munícipio é muito religiosa; e uma prova é que há mais de 225 anos, nas datas de 13 a 24 de junho é celebrado o Jubileu, evento que movimenta toda cidade. O santuário histórico é lindo, sendo um atrativo religioso, além de se encontrar em um morro, proporcionando uma vista linda.
  • Conhecer o Córrego do Baú – Ele está em meio ao Parque Natural Municipal Salão de Pedras, sendo que parte do seu percurso acontece em meio urbano, e nele encontra-se pequenos “panelões” de água, onde as pessoas costumam se banhar.
Cachoeira de Tabuleiro ( link:https://bit.ly/3MpTPBI )
Cachoeira de Tabuleiro ( link:https://bit.ly/3MpTPBI )
  • Conhecer a Cachoeira Rabo de Cavalo – Localizada a quase 24km do centro da cidade, é um local bem sinalizado pertencente ao Parque do Intendente, com lindas trilhas e um lago lindíssimo. É cobrado um valor simbólico para estacionamento no local, que deve ser pago somente em dinheiro.
  • Se refrescar no Poço do Pari – Um lago natural de aproximadamente 100m de diâmetro, na cor caramelo, propício a banhos, é um excelente local para relaxar a mente, e fugir da correria da cidade grande.
  • Praticar MTB – Por estar numa região de muitas matas preservadas e possuir ótimas trilhas, os aventureiros do ciclismo podem incluir uma volta de bicicleta pelas trilhas da região, vale muito a pena. Além disso, a região é sede de uma das competições do famoso Brasil Ride.
Brasil Ride Espinhaço 2022 / Divulgação
Brasil Ride Espinhaço 2022 / Divulgação
  • Visitar a Cachoeira do Tabuleiro – Essa com certeza é a atração natural mais bela da região: após 18km de estrada de chão, a vista é recompensada com uma das maiores belezas do estado. Ela é a maior queda de Minas e a terceira maior do país com 273 metros de queda livre. A cachoeira situa-se no Vale do Espinhaço, famosa formação geológica da região.

Aqui vai um bônus para aqueles que curtem um desafio e aventura:

  • Travessia da Lapinha da Serra ao Tabuleiro – Esse é um percurso de 42km que pode ser realizado de 2 a 3 dias, um ótimo destino para as pessoas que já têm experiência no trekking. O percurso ocorre na Serra do Breu, Serra do Intendente e Cachoeira do Tabuleiro. Você pode pegar o percurso mais detalhado em Os Caçadores de Cachoeiras.
Travessia da Lapinha da Serra ao Tabuleiro (link: https://bit.ly/3Kp7eYV)

Dicas de Hotelaria

Há uma diversidade de hospedagens para os mais diversos gostos na região. Veja abaixo algumas dicas:

  • Atis Hotel se encontra na MG-010, número 1011. Ele é um dos hotéis mais sofisticados, estando no alto de uma das cadeias de montanhas da cidade, possuindo uma vista espetacular.

Telefone: (031) 9 8699-1533

  • Pousada Bela Vista está na Rua Cônego Firmiano, número 620. O senhor Geraldo irá recebe-los muito bem em sua bela e limpa pousada, uma modesta e tranquila estadia.

Telefone: (031) 9 8401-1833

  • Splendore Hotel é um belo hotel bem localizado em Conceição do Mato Dentro, muito limpinho e oferece um ótimo café da manhã.

Telefone: (031) 3868-2161

  • Pousada Serra Velha é muito aconchegante e bem cuidada, com quartos modernos e bem construídos, fazem dela uma ótima opção. Se encontra na Avenida Juscelino Kubitscheck, número 494.

Telefone: (031) 3868-1351

Cachoeira Rabo do Cavalo (Foto de Elane Almeida, retirado de TripAdvisor / link: https://bit.ly/3Myetzw)

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.