Conselheiro Lafaiete, grande cidade do circuito da Estrada Real

Uma das maiores cidades que integram o circuito turístico da Estrada Real é Conselheiro Lafaiete, um dos municípios mais antigos do estado de Minas Gerais.

Nascida em 1683, a cidade leva o nome de um grande jurisconsulto da época, e atualmente conta com aproximadamente 130 mil habitantes; sendo um dos maiores municípios de Minas. Além disso, devido a sua importância histórica, a cidade também se caracteriza por apresentar opções turísticas variadas, que fazem com que o visitante faça uma viagem até o passado.

Conselheiro Lafaiete (imagem: Ângela Quinelato)
Conselheiro Lafaiete (imagem: Ângela Quinelato)

Como chegar?

Conselheiro Lafaiete é uma cidade que está bem próxima à capital, Belo Horizonte, e por isso, uma boa opção é pousar no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, também chamado de Aeroporto de Confins. Partindo de lá, são 143 km a serem percorridos pela BR-040.

Já para quem vem de outras cidades da Estrada Real, como a bela e pacata cidade de Ouro Branco, a melhor opção se dá pela MG-129, em um percurso de 22 km. E, para quem vem de Viçosa, bela cidade universitária da Zona da Mata, uma boa opção é pegar a BR-482, ao longo de 127 km.

O que fazer em Conselheiro Lafaiete – MG?

  • Visitar a Praça do Cristo – situada no bairro Santa Efigênia, a praça é uma das principais atrações da cidade ; e conta com pista de skate, cooper, playground, área de musculação e outros espaços destinados à prática de esportes e atividades ao ar livre. Por lá, também está localizado o monumento do Cristo, que garante uma boa visão panorâmica da cidade e da região. Vale a pena conhecer o local.
Praça do Cristo (imagem: Prefeitura Municipal de Conselheiro Lafaiete)
  • Conhecer a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição – um dos principais e mais belos cartões postais de Conselheiro Lafaiete, a Igreja Matriz é conhecida por sua arquitetura de beleza peculiar e seu interior decorado que atrai centenas de fiéis e visitantes. Em estilo colonial, desperta a curiosidade dos olhares mais atentos e até mesmo de quem não se lembra muito bem das aulas de história.
Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição (imagem: Sanctuaria/Reprodução)
  • Passear pela Fazenda dos Macacos – conhecia por ser o local onde nasceu e residiu o Conselheiro Lafaiete, que deu nome à cidade; a fazenda possui arquitetura bem preservada, sendo uma verdadeira viagem na história. Além disso, atualmente lá se situa um restaurante, que permite a visita aos diferentes cômodos da fazenda, bem como à área verde externa. Não deixe de passar por lá.
Fazenda dos Macacos (imagem: IEPHA-MG)
  • Conhecer o Centro Cultural Maria Andrade Resende – uma outra atração bem legal para quem passa por Lafaiete é o Centro Cultural, o qual abriga diversas atrações em suas instalações. Além de contar com a Biblioteca Municipal, o Centro conta com o Museu Ferroviário que tem até uma Maria Fumaça que encanta os mais curiosos, datada do século passado. Para quem gosta de um pouco de história, vale a pena conhecer o local.
  • Visitar a Biblioteca Antônio Perdigão – outro local que remonta a história do município é a Biblioteca Antônio Perdigão, que atua como um museu da cidade; revivendo a história da região, desde seus primórdios lá no século XVII. Não deixe de visitar.
Biblioteca Antônio Perdigão (imagem: Reprodção/Jornal Correio da Cidade)

Hotéis em Conselheiro Lafaiete – MG

O município também abriga uma boa infraestrutura hoteleira, haja vista que, além de cidade turística, também é uma cidade comercial. Confira a seguir os melhores hotéis para se hospedar por lá:

1) Hotel Golden Inn Lafaiete

Com lounge compartilhado, o hotel oferece recepção 24 horas, serviço de quarto e Wi-Fi gratuito. Além de oferecer café da manhã em um buffet completo, o hotel também se destaca pela qualidade de seus apartamentos e das comodidades oferecidas.

Endereço: R. Ver. Jucá Pena, 26 – Centro, Conselheiro Lafaiete – MG, 36400-052
Telefone: (31) 3939-3000 – Reservas online

 2) Minas Platinum Hotel & Convention

Localizado bem próximo à BR-040, esse hotel se diferencia por abrigar um centro comercial com diversas lojas, business center, sala de eventos e estacionamento privativo. Além disso, se situa a 2 km do centro de Lafaiete, e conta com um restaurante para melhor conforto de seus hóspedes.

Endereço: R. Lopes Franco, 899 – Carijós, Conselheiro Lafaiete – MG, 36400-000
Telefone: (31) 3764-5900 – Site

Minas Platinum (imagem: Divulgação)

3) Hotel Go Inn Lafaiete

Com estacionamento privativo e Wi-Fi gratuitos, o hotel dispõe de quartos modernos e muito bem equipados, com mesa de trabalho, frigobar ar condicionado; além de amenidades para o conforto dos hóspedes. Além disso, é um hotel que aceita pets, o que o torna ideal para pessoas que buscam levar seu animalzinho de estimação.

Endereço: Av. Pref. Telésforo Cândido de Rezende, 935 – Centro, Conselheiro Lafaiete – MG, 36400-000
Telefone: (11) 4003-4642 – Site

4) Vertentes Suítes Hotel

Situado bem no centro da cidade, o hotel dispõe de café da manhã e Wi-Fi gratuitos, além de amenidades de banho para o maior conforto dos hóspedes. Além disso, os quartos são modernos, limpos e bem equipados; sendo que o hotel também possui sala de convenções para a realização de eventos.

Endereço: R. Dudu Nascimento, 150 – Campo Alegre, Conselheiro Lafaiete – MG, 36400-000
Telefone: (31) 3721-5150 – Site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.