Parque Cultural Epopeia Italiana, a história da Serra Gaúcha

O Parque Cultural Epopeia Italiana é parada obrigatória para quem vai à belíssima Serra Gaúcha, mais especificamente na cidade de Bento Gonçalves. Ideal para quem busca conhecer um pouco mais da história da colonização italiana no Brasil, e também para os amantes de uma boa peça de teatro, pois o parque temático leva os visitantes a uma viagem no tempo; de volta aos séculos XIX e XX por meio de uma bela história verídica. Que tal conhecer um pouco mais desse belo parque?

Parque Cultural Epopeia Italiana (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Como chegar?

Para os visitantes que fazem o tradicional passeio da Maria Fumaça, que liga as cidades de Bento Gonçalves e Carlos Barbosa; e que é conhecida também como Trem do Vinho, o Parque Cultural Epopeia Italiana já está incluso no passeio. Todavia, é possível visitar o parque sem fazer o passeio de Maria Fumaça.

A cidade de Bento Gonçalves é muito bem sinalizada; sendo assim, chegar de carro é bastante tranquilo, e há estacionamento bem em frente à entrada. Além disso, há a opção de ir de taxi, Uber, ou através do meio que o visitante se sentir mais confortável.

Visita ao Parque Cultural Epopeia Italiana

Após chegar ao parque e comprar o ingresso, o visitante deve aguardar o horário da próxima visita, uma vez que esta é guiada por um ator ou por uma atriz. A viagem começa em um ambiente repleto de documentos e fotos reais que representam a partida dos imigrantes italianos para a América, mais especificamente o paraíso chamado Brasil. Além disso, existe um setor onde se pode observar as vestimentas da época, e que fazem com que o turista fique ainda mais encantado pela história.

Documentos e fotos reais (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

A partir daí, o tour guiado tem início. O ator ou atriz responsável leva os visitantes a diversos cenários interativos, que representam tanto as terras italianas, quanto a embarcação que trouxe os imigrantes, e até mesmo as matas brasileiras pelas quais estes passaram até chegar na região conhecida como Bento Gonçalves e a Serra Gaúcha. Vale ressaltar que tudo isto refere-se à história real de Lazaro e Rosa Giordani, que vieram para o Brasil incentivados pela propaganda feita pelo governo Italiano na época, de que o Brasil era uma terra próspera, de grandes oportunidades.

Após esse belo e emocionante passeio, o visitante é levado a uma pequena vila, onde pode observar alguns objetos reais trazidos durante a viagem do casal; além de ter a oportunidade de passar por uma loja repleta de belas opções de lembranças do parque, e também da Serra Gaúcha. É um parque que não deve ficar de fora do roteiro!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.