O Parque Estadual de Ilhabela está localizado na cidade de Ilhabela, no litoral norte de São Paulo, a 156 km de Paraty, e a 84 km de Ubatuba. Fundado em 1977, o parque atua como um santuário para a belíssima Mata Atlântica que circunda a região, e, consequentemente, para sua belíssima flora e sua esplendorosa fauna. Por abranger uma área de 270 quilômetros quadrados, equivalente a 85% da área total do arquipélago, o parque é constituído por diversas praias; belíssimas trilhas em meio à natureza; cachoeiras de águas cristalinas; além de diversas outras atrações para todos os tipos de visitantes.

Como chegar no Parque?
A sede do parque está localizada bem no centro histórico, também chamado de Vila; e está aberto de segunda a sexta, de 8h às 17h. Aos fins de semana, feriados e na alta temporada, é interessante ligar com antecedência para verificar o funcionamento. Vale ressaltar ainda, que existem inúmeras maneiras de se chegar ao parque, e que o número de veículos permitidos por dia é controlado. Desse modo, o limite é de 65 jipeiros, ou seja, jipes de agências de turismo; 42 veículos particulares e 60 motos. Todavia, o acesso de pedestres e de ciclistas é livre, não havendo limite diário.
O que fazer no Parque Estadual de Ilhabela?
- Se aventurar pelas trilhas em meio à natureza – ir a Ilhabela e não fazer uma boa
Vista do pico do Baepi (foto: https://www.ilhabelaconvention.com.br/noticia/trilha-para-o-pico-do-baepi/) trilha não é ir a Ilhabela. Dentro do parque, há diversas opções, com graus de dificuldade distintos, que se adaptam a todos os tipos de turistas. Dentre as opções, existem trilhas autoguiadas ou ainda aquelas monitoradas, que só podem ser realizadas mediante acompanhamento de guias credenciados. Mas, se você quer uma opção menos cansativa, há as trilhas feitas em veículos 4×4, que são igualmente interessantes, embora permitam um menor contato com a natureza.
- Conhecer a ilha por um outro ângulo: por cima – o parque, por estar em uma área de relevo bastante acidentado, possui picos bastante altos, como o do Baepi, o do Papagaio e o de São Sebastião. Para se chegar até eles, também é necessária a realização de trilhas, inclusive de maiores graus de dificuldade, como a do pico do Baepi, que tem uma duração total de 6 horas. Todavia, há mirantes no caminho e ao se chegar no topo, a paisagem estonteante compensa qualquer esforço. Não deixe de conhecer!
- Se refrescar nas cachoeiras da Ilha – no calor típico do verão da região sudeste, nada
Praias de Ilhabela, o paraíso no litoral de São Paulo (foto: https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Mirante_do_Cora%C3%A7%C3%A3o_-_Praia_de_Castelhanos.jpg) melhor do que curtir uma cachoeira para se refrescar, não é mesmo? E se tem uma coisa que Ilhabela tem de sobra, é cachoeira! Há quem diga que há um número suficiente para visitar uma por ano! Muitas delas exigem trilhas, com graus de dificuldade diversos, mas que são compensados pela beleza dessas quedas d’água e pelas piscinas naturais que são formadas em algumas delas.
- Tomar um banho de mar – há diversas praias localizadas na região do parque, sendo algumas mais tranquilas e igualmente lindas, tais como a praia da Fome. Algumas são acessíveis de carro, enquanto outras demandam uma trilha para se chegar lá. Mas em todas elas, o visitante ficará encantado com a cor das águas, e a paisagem do local.
- Admirar a natureza – em meio à Mata Atlântica preservada que existe no parque, muitas espécies animais e vegetais podem ser observadas. Desse modo, é bastante comum a prática do Birdwatching na região, uma vez que se pode observar belíssimas espécies de aves, tais como o tiê-sangue e o tucano. Não deixe de, além de admirar a paisagem, preservá-la para garantir a sobrevivência destas espécies que lá existem.
Dicas de hotéis em Ilhabela – SP
A bela cidade de Ilhabela possui diversas opções de hotéis, pousadas e hostels para atender seus visitantes.
Seja o primeiro a comentar