Tutoia, a cidade dos pequenos Lençóis Maranhenses

Rate this post

Se você já se pensou em visitar o belo estado do Maranhão, com certeza já se deparou com os Lençóis Maranhenses, um dos mais lindos destinos brasileiros, situado em Barreirinhas. Contudo, um outro destino ainda não tão conhecido, e localizado bem próximo a este paraíso é a cidade de Tutóia, que abriga os chamados “pequenos Lençóis Maranhenses”.

Situada no litoral do estado do maranhão, bem próxima à divisa com o estado do Piauí, Tutoia vem sendo nacionalmente reconhecida pelo fato de fazer parte de um dos roteiros mais queridinhos do Nordeste: a Rota das Emoções, que passa pelas belíssimas praias de Jericoacoara, no Ceará, o Delta do Parnaíba no Piauí e os Lençóis Maranhenses. E, só por aí, já dá pra imaginar um pouco da beleza do lugar, cercado de dunas e de uma natureza exuberante, que o torna um dos destinos de ecoturismo mais procurados do Brasil.

Que tal conhecer um pouco mais sobre as atrações paradisíacas que existem por lá?

Tutóia (foto: https://br.pinterest.com/pin/853784041833049974/)

Como chegar?

Para quem parte de Barreirinhas, são cerca de 73 km a serem percorridos através da rodovia MA-315. Já para quem vem de Parnaíba, no Piauí, que é uma das cidades mais próximas com aeroporto, o melhor trajeto se dá pela MA-034, ao longo de 120 km. E para quem vem da bela capital maranhense, São Luís, são cerca de 323 km através da BR-402.

O que fazer em Tutóia – MA?

  • Conhecer o Delta do Parnaíba – um dos passeios mais desejados e recomendados da cidade é conhecer o fascinante Delta do Parnaíba (também chamado de Delta das Américas). A foz desses diversos rios está rodeada de cerca de 70 ilhas; que podem ser conhecidas por meio de passeios que partem tanto do Piauí, quanto do Maranhão. Nesses passeios, há a opção de tomar banho de rio, de almoçar, e até mesmo de contemplar a belíssima revoada de Guarás, que ocorre entre janeiro e junho.
Delta do Parnaíba (foto: https://piauihoje.com/noticias/nacional/setur-nega-que-o-piaui-ira-perder-o-delta-do-parnaiba-para-o-maranhao-340077.html)
  • Se aventurar nos Pequenos Lençóis – se você acha que já viu paisagens bonitas, prepare-se para conhecer uma paisagem estonteante, repleta de lagoas em meio às dunas, e coqueiros que tornam o local inexplicável. Isso são os Pequenos Lençóis. Ah, e, em cima dessas dunas, o visitante tem a oportunidade de admirar um por do sol de tirar o fôlego em meio ao litoral do Maranhão. Não deixe esse passeio de fora do seu roteiro. Ah! Lembre-se que a melhor época para visitar os Pequenos Lençóis Maranhenses é no período de chuvas, entre junho e agosto, quando as lagoas estão bem cheias e a água é extremamente cristalina.
  • Degustar a comida maranhense – ir ao litoral do Maranhão e não se deliciar com as iguarias típicas de lá, não é visitar o estado de maneira correta. Por isso, ao chegar em Tutóia, não deixe de pedir um delicioso camarão, que é um dos pratos típicos de lá; e que você não irá se arrepender. Além disso, existem diversos frutos comuns no estado, e que são muito utilizados na gastronomia, tornando-a ainda mais peculiar.
Tutóia – MA (foto: Chico Rasta – https://www.gov.br/pt-br/noticias/viagens-e-turismo/2020/01/em-visita-a-rota-das-emocoes-ministro-se-reune-com-investidores/13_01_2020_deltadoparnaiba_chicorasta.jpg/view)
  • Fazer um passeio de quadriciclo – outro passeio bem comum por lá consiste em alugar um quadriciclo e passear pelas diversas belas praias que existem na região. Além disso, por ser uma região repleta de dunas e lagoas, a região se torna ideal para quem busca um pouco mais de aventura em sua viagem, além de uma maior independência na hora de realizar os passeios. Ah, e não se esqueça de que, como um bom destino nordestino, também há a opção de fazer esse passeio em um buggy contratado por lá!
Pequenos Lençóis (foto: https://br.pinterest.com/pin/853784041846555365/)

Dicas de hospedagem em Tutóia

  • Pousada Delta Village – R. Dr. Paulo Ramos, nº 1159 – Barra
    Telefone: (98) 98845-1597
  • Pousada Guajirú – R. da Escola, 620
    Telefone: (86) 99861-3708 – Site
  • Pousada Jagatá – Praia da Andreza – Av. Beira Mar, 1000
    Telefone: (98) 98190-4945 – Site
  • Pousada Embarcação – R. Magalhães de Almeida, 1113 – Praia da Barra
    Telefone: (98) 3479-1319
  • Baluarte Pousada e Ecoturismo – R. Magalhães de Almeida, 914 – Barra
    Telefone: (98) 3479-1302 – Site
  • Pousada Vila Tutóia – Praça dos Tremembés, 18 – Centro
    Telefone: (98) 3479-1140 – Site

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.