Cânion Guartelá: o maior do Brasil, é repleto de belezas naturais, para os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura.
Cânion Guartelá: o maior do Brasil, repleto de belezas naturais
Para quem vai ao estado do Paraná e gosta do turismo ecológico, não pode deixar de visitar o Parque Estadual do Guartelá; o maior do Brasil e o 6º maior do mundo.
Com nome de origem desconhecida, o Parque do Guartelá está localizado no município de Tibagi – o maior município do estado paranaense. Com aproximadamente 20 mil habitantes, Tibagi localiza-se na região conhecida como Campos Gerais do estado do Paraná, a 208 Km de Curitiba, pela rodovia BR-376.
O que fazer no canion Guartelá?
A cidade é bastante atraente para quem gosta de turismo ecológico e turismo de aventura, tais como:
-Atividades como bóia-cross, rafting, rapel, caiaque-rafting;
-Cavalgada e trilhas são oferecidas por agências de turismo na cidade.
-Carnaval (maior do Paraná);
-Festival Trigo Show (maior produtor do grão no país);
-Eventos religiosos, como a Festa da Santa Pastorina e a Festa da Padroeira Nossa Senhora dos Remédios.
Cânion Guartelá
Criado em 1992, com cerca de 800 hectares (o que corresponde a aproximadamente 800 campos de futebol), o Parque está localizado a 18 quilômetros do centro de Tibagi.
A entrada é gratuita e o visitante tem muito o que fazer. O principal atrativo do parque é, sem dúvida, o grande cânion do rio Iapó (cânion do Guartelá como ficou conhecido) com cerca de 30 Km de extensão; o que faz dele o mais extenso do país e o sexto maior do mundo.
Trilhas
Há uma trilha, conhecida como trilha básica (5 km – ida e volta), de grau de dificuldade médio que leva ao mirante do cânion; à sua frente, a Cachoeira Ponte de Pedra. Durante o percurso é possível banhar-se nas piscinas naturais das águas frias do Arroio Pedregulho (a palavra arroio, no sul, corresponde a córregos = pequenos rios). O trajeto completo leva, em média, 3 horas.
O Parque tem, também, uma trilha para cadeirante, possibilitando o acesso ao mirante.
A trilha das pinturas rupestres, com 6 km (ida e volta), leva o visitante a vários mirantes naturais, ao portal de rochosos areníticos, a piscinas naturais do Arroio Pedregulho e, lógico, às pinturas rupestres. A duração do passeio é de cerca de 4 horas. Para essa trilha é preciso contratar um guia autorizado pelo parque.
Não deixe de levar lanche e água. Use roupas leves e tênis confortável. Não esqueça de chapéu, repelente e, claro, de uma boa máquina fotográfica.
O acesso ao parque é gratuito e pode ser feito de quarta a domingo, de 8 horas às 18 horas.
Cavernas
Dentre as demais diversas atrações do parque, destaque para a espeleologia pelas cavernas, para as pinturas rupestres com idades estimadas em mais de 7.000 anos e, lógico, a beleza de seu ecossistema.
Fauna
A fauna é constituída por tamanduá-bandeira, bugio, papagaio-de-peito-roxo, papagaio verdadeiro, gavião-pombo-grande, lobo guará, irara, cutia, onça parda, mão pelada, urubu-rei e outras belezas.
Flora
No que se refere à flora, as araucárias aparecem em quantidades bastante significativas. Além disso, há muitas gramíneas, carqueja, quaresmeira, junco, pessegueiro-bravo, angico, ipê amarelo, erva-mate, orquídeas, bromélias, xaxim (um tipo de samambaiaçu), o marmeleiro e o barbatimão.
Dicas de Hotéis em Tibagi PR
– Hotel Itagy
– Pousada das Alamandas – Praça Leopoldo Mercer, 146.
– Hotel Formiga na Figueira
– Itaytiba Ecoturismo
–Pousada Canyon Guartelá
–Pousada Fazenda Guartelá
– Pousada das Palmeiras – Rua Ernesto Kugler, 171 – TEL.: (42) 3275-1103
– Hotel Tibagi 2 – Rua Ernesto Kugler, 1770 – TEL.: (42) 3275-1773
– Pousada Vale dos Pássaros – Localiza-se a 17 Km de Tibagi (sentido Santa Rosa), em Barreiro – TEL.: (42) 8813 4669.


Seja o primeiro a comentar