Turismo Histórico, uma das modalidades mais comuns no Brasil e no mundo

Uma das modalidades de turismo que vem crescendo no Brasil, e é destaque no estado de Minas Gerais, é o turismo histórico; também chamado de turismo histórico e cultural. Mas, com a grande variedade de tipos existentes, como o turismo cultural, o turismo gastronômico, e outros, ainda se tem muita dúvida sobre o que se faz, exatamente, em uma cidade que é destino do turismo histórico.

E você, sabe o que significa esse tipo de turismo? Então vamos conhecer um pouco mais sobre ele.

Olinda (foto: Wikipedia)

O que é Turismo Histórico?

Como o próprio nome sugere, o turismo histórico se refere àquela modalidade em que os principais destinos são locais que foram de grande importância para a história do estado, ou até mesmo do país. Ou seja, nesse tipo de turismo, o turista vai atrás dos palcos de grandes acontecimentos históricos.

Mas, como comentamos no início, hoje em dia essa modalidade tem sido denominada de turismo histórico e cultural justamente porque as pessoas não se deslocam para conhecer apenas monumentos históricos importantes; mas também para conhecer a fundo um pouco mais das artes, comidas típicas e tudo aquilo que faz parte da história do local, garantindo assim, uma experiência completa, que enche os olhos de qualquer visitante.

Turismo Histórico
Relógio das Flores (foto: Prefeitura Municipal de Petrópolis)

Onde praticar o Turismo Histórico e Cultural?

Embora as cidades históricas de Minas Gerais sejam muito conhecidas por esse tipo de turismo, tal como Ouro Preto, Mariana, São João del Rei, Diamantina e Tiradentes; o Brasil e o mundo são repletos de opções do turismo histórico e cultural!

No Brasil, alguns expoentes são as cidades de Olinda, Salvador, São Luís, Pirenópolis, São Miguel das Missões, Paraty e Petrópolis; sendo que, cada uma possui uma importância histórica diferente e um modo variado de representar isso em sua cultura.

Já no mundo, Jerusalém, Machu Picchu, Istambul, Roma, e diversas cidades europeias se destacam como grandes influências nesse tipo de turismo.

Machu Picchu (imagem: Wikimeda Commons)

E você, já foi em alguma dessas cidades? Se não, bora começar a planejar!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.