Museu da Família Colonial, situado em Blumenau, bela cidade catarinense repleta de atrações para seus visitantes, que está a aproximadamente 30 km da cidade de Pomerode e a 150 km da capital Florianópolis.
Museu da Família Colonial
Este espaço cultural é constituído por três casas tombadas pelo patrimônio histórico; que preservam um acervo de aproximadamente 6.200 peças pertencentes ao fundador de Blumenau, dos colonizadores e de suas famílias.
Os móveis, vestimentas, acessórios, utensílios domésticos e maquinários históricos estão bem conservados; além de retratar a época do início da colonização da região.
Nos fundos do complexo do Museu está o horto florestal, no qual ainda se encontra árvores plantadas pelo fundador da cidade e o Cemitério dos Gatos, organizado pela solitária e amante da arte, Edith Gaertner, que era sobrinha-neta do Dr. Blumenau, fundador da bela cidade catarinense.
O inusitado cemitério de gatos faz parte da história da cidade de Blumenau, situada no Vale do Itajaí; além de ajudar a contar a história de sua dona e fundadora, que poucos conhecem, que é a blumenauense Edith Gaertner, uma ex-atriz que viveu a fama e a clausura na mesma intensidade.
Funcionamento do Museu Família Colonial
O museu funciona de terça a domingo, das 10h às 16h, inclusive feriados. O Valor do ingresso é a partir de R$5,00. Professores e estudantes pagam meia-entrada. Entrada gratuita para menores de 08 anos.