Passeios ao ar livre em Niterói, bela cidade litorânea do Rio de Janeiro

Niterói é uma das mais conhecidas cidades do estado do Rio de Janeiro, situada a 13 km da capital fluminense, e a 88 km de Teresópolis. Famosa por ser um dos principais municípios do estado, Nikiti, como também é carinhosamente chamada, também chama a atenção dos visitantes por ser rica em atrações para todos os tipos de turistas.

Desde praias maravilhosas, a atrações culturais diversas, Niterói sabe como receber os viajantes que por lá passam. Isso porque, além de abrigar diversas atrações históricas, que remontam à origem do estado e do Brasil, a cidade também sedia diversas construções projetadas por Oscar Niemeyer, e que se tornaram cartões postais da cidade.

Contudo, é importante lembrar que existem também diversos passeios ao ar livre em Niterói, que vão desde trilhas a diversos parques repletos de natureza e de diversão para todas as idades. Por isso, que tal conhecer alguns desses passeios em meio à natureza, e começar a planejar sua viagem para Nikiti?

Passeios ao ar livre em Niterói (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vista_do_Parque_da_Cidade_de_Niteroi.jpg)

Como chegar?

Para quem opta por ir de avião, pode ficar tranquilo, pois os aeroportos internacionais do Rio de Janeiro estão situados a aproximadamente 20 km de Niterói. Já para quem vem de Juiz de Fora, em Minas Gerais, são cerca de 188 km a serem percorridos através da BR-040. E para quem vem da Região dos Lagos, como Arraial do Cabo, o melhor trajeto se dá por meio da Via Lagos e BR-101 ao longo de 147 km.

Passeios ao ar livre em Niterói

  • Conhecer o Parque da Cidade – uma das atrações mais conhecidas de lá, o Parque da Cidade é famoso por ter um pôr do Sol de tirar o fôlego, voltado para as belas montanhas do Rio de Janeiro. Além disso, por lá o visitante tem a oportunidade de fazer diversas trilhas, se aventurar no voo livre ou praticar moutain bike. Não deixe de se aventurar por lá.
Parque da Cidade (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Panor%C3%A2mica_do_Parque_da_Cidade.jpg)

 

  • Visitar o Mirante de Piratininga – se você é do tipo de turista que adora uma visão panorâmica da cidade, saiba que esse local não pode ficar de fora da lista. Isso porque, além do mirante permitir uma bela visão da praia de Piratininga e de outras belas praias de Niterói, de lá também é possível observar as montanhas do Rio, além de fazer uma trilha bem legal.
Mirante de Piratininga (foto: https://mapio.net/pic/p-120577819/)
  • Fazer a trilha do Costão de Itacoatiara – uma das trilhas mais famosas de Nikiti, a trilha do Costão leva o visitante a contemplar uma das paisagens mais bonitas da região. Após uma caminhada de cerca de 30 minutos, o visitante chega ao topo da pedra, de onde pode admirar o belo mar da praia de Itacoatiara, considerada uma das melhores praias do Brasil.
Costão de Itacoatiara (foto: https://www.sympla.com.br/trilha-costao-de-itacoatiara__753678)
  • Conhecer o Parque Estadual da Serra da Tiririca – ideal para quem busca um maior contato com a natureza, esse parque permite ao visitante se encantar com a grande biodiversidade da região metropolitana do Rio de Janeiro. Ah, e por lá também há um belo mirante para se ter uma visão panorâmica da região. Vale a pena conhecer.
  • Visitar o Jardim Botânico de Niterói – além de contar com uma área de 260 mil metros quadrados, esse local é conhecido por sua tranquilidade, que o torna ideal para a prática de uma boa caminhada em meio às espécies raras que lá existem.
  • Fazer a Trilha da Pedra do Elefante – outra opção para os mais aventureiros e experientes, essa trilha requer um pouco mais de atenção principalmente em seu fim, quando o visitante precisa quase escalar a pedra para chegar no topo. Mas, pode ter certeza de que a visão lá de cima compensa todo o esforço.
Pedra do Elefante (foto: https://www.roteiroviagemdemochileiros.com.br/trilha-pedra-do-elefante/)

Dicas de hotéis em Niterói

Essa bela cidade fluminense possui uma excelente infraestrutura hospedeira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.