Niterói, cidade fluminense que respira cultura e modernidade

Niterói é uma das mais conhecidas cidades fluminenses, situada a 13 km da capital, Rio de Janeiro, e a 152 km de Rio das Ostras, na Região dos Lagos. Com pouco mais de 515 mil habitantes, a cidade chama a atenção tanto dos brasileiros, quanto dos turistas internacionais, devido à grande diversidade de atrações que existem por lá.

E isso se deve não somente às belíssimas praias que existem na região, mas também devido à riqueza cultural que a cidade abriga. Desse modo, além de museus e fortes dos tempos coloniais, ela também possui diversas opções voltadas para o ecoturismo; tais como trilhas e muitas opções de esportes radicais para quem busca um pouco mais de adrenalina.

Que tal conhecer algumas das principais atrações dessa cidade que já foi, inclusive, a capital do estado do Rio de Janeiro? Dá só uma olhada nas dicas que separamos para você adicionar no seu roteiro.

Niterói (foto: https://www.localiza.com/brasil/pt-br/rede-de-agencias/niteroi)

Como chegar?

Para quem vem opta por vir de avião, os aeroportos mais próximos são os aeroportos da capital fluminense; que se encontram praticamente à mesma distância de Niterói. Já para quem vem da região serrana do estado, como Petrópolis, são cerca de 76 km a serem percorridos pela BR-070. E para quem vem da Região dos Lagos, como Cabo Frio, o melhor trajeto se dá pela Via Lagos e BR-101, em um percurso de 139 km.

O que fazer em Niterói – RJ?

  • Conhecer o Museu de Arte Contemporânea – considerado um dos cartões postais da cidade, o MAC foi projetado pelo eterno Oscar Niemeyer. Além de chamar a atenção por sua arquitetura belíssima e curva, o local abriga diversas salas e ambientes com exposições variadas de artistas contemporâneos. Vale a pena conhecer esse local incrível. Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº – Boa Viagem.
Museu de Arte Contemporânea de Niterói (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Museu_de_Arte_Contempor%C3%A2nea_de_Niter%C3%B3i)
  • Visitar a Fortaleza de Santa Cruz da Barra – um local ideal para os amantes da história, essa fortaleza foi construída no século XVI para a defesa do litoral fluminense na época, e conta com uma área de mais de 7 mil metros quadrados. Em seu interior, conta com diversas armas e canhões, além de abrigar a Capela de Santa Bárbara. Não deixe de conhecer esse local de grande importância histórica e arquitetônica para Niterói.
Fortaleza de Santa Cruz da Barra (foto: https://tvbrasil.ebc.com.br/fortes-do-brasil/2019/09/fortaleza-de-santa-cruz-da-barra)
  • Se refrescar nas belas praias ir a Nikiti, como é carinhosamente conhecida, e não tomar um bom banho de mar, em uma das belas praias que existem por lá, não é visitar efetivamente a cidade. Desse modo, além da famosa Itacoatiara e de Itaipu, existem outras opções que atendem aos mais variados tipos de visitantes que se aventuram por lá.
Praia de Itacoatiara (foto: https://www.osaogoncalo.com.br/geral/107995/fim-de-semana-tera-14-praias-recomendadas-para-o-banho)
  • Passear pelo Parque da Cidade – um dos mais belos locais para se visitar por lá, é também uma das melhores opções para quem busca um pouco mais de ecoturismo. Isso se deve ao fato de que, além de contar com diversas trilhas, há rampas de voo livre, e uma das visões panorâmicas mais lindas das montanhas da cidade maravilhosa. Ah, e não deixe de ir lá no por do Sol, que é uma das mais belas paisagens formadas pela Baía de Guanabara.
Parque da Cidade (foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Vista_do_Parque_da_Cidade_de_Niteroi.jpg)
  • Conhecer o Caminho Niemeyer – outra opção ideal para os amantes da arquitetura e das artes, esse complexo abriga diversas construções idealizadas pelo renomado arquiteto brasileiro. Vale a pena passear por lá.
  • Fazer uma caminhada no Jardim Botânico – não pense que só existe jardim botânico no Rio de Janeiro não! Bem pertinho, a poucos km de distância, está o Jardim Botânico de Niterói, que se destaca como uma bela área para prática de caminhada, piquenique, e diversas outras atividades ao ar livre; de modo que é um excelente passeio para a família.
  • Fazer uma trilha pelo Costão de Itacoatiara – já deu para perceber que essa praia é uma das mais famosas de lá, e considerada uma das melhores do Brasil, certo? Pois, além de sua beleza exuberante, por lá o visitante também tem a oportunidade de fazer uma trilha que leva ao Costão, de onde se pode ter uma visão panorâmica da bela praia. Vale lembrar que a trilha é bem tranquila, com duração média de 30 minutos.
Costão de Itacoatiara (foto: https://www.sympla.com.br/trilha-costao-de-itacoatiara__753678)
  • Visitar o Museu do Ingá – também chamado de Palácio do Ingá, esse museu foi construído no século XIX e abriga o Museu de História e Artes do Rio de Janeiro, que conta com um acervo muito interessante sobre a história do estado. Não deixe de passar por lá. Endereço: R. Pres. Pedreira, 78 – Ingá.

Dicas de hotéis em Niterói

Essa bela cidade fluminense conta com uma excelente infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.