Santuário Nossa Senhora da Piedade, no meio das montanhas de Minas

O Santuário Nossa Senhora da Piedade é uma basílica situada na Serra da Piedade, a qual faz parte do Caminho do Sabarabuçu da Estrada Real. Localizada no coração de Minas Gerais, a mais de 1700 metros de altura, o local abriga a padroeira do estado, e é um destino procurado tanto por fiéis, quanto por aqueles que buscam contemplar uma das paisagens mais lindas da região de Caeté.

A história da Serra e, consequentemente do belo Santuário, remonta aos séculos XVII e XVIII, quando vigorava na região o Ciclo do Ouro. A partir da extração do ouro e do início do povoamento na região, a Serra da Piedade passou a ser mais conhecida, e em 2004 foi declarada Monumento Natural de Minas Gerais.

Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade (foto: https://www.turismoouropreto.com)

Como chegar?

O Santuário pode ser acessado de carro, ônibus ou de taxi. Ele está localizado a 51 km de Belo Horizonte, de onde partem ônibus e táxis com destino a Caeté. Todavia, caso o visitante opte por ir de ônibus, este não chega até a basílica; de modo que é necessário realizar uma longa caminhada até o local, ou pegar um táxi partindo da rodoviária. Partindo de Caeté, são 16 km, os quais são percorridos pela BR-262.

Serra da Piedade (foto: https://br.pinterest.com/pin/142989356895528286/)

Visita ao Santuário Nossa Senhora da Piedade

Inicialmente construída como uma capela em 1767, o local hoje assemelha-se a um complexo com ótima infraestrutura para receber os visitantes. Além de ter o acesso completamente asfaltado, e uma paisagem de tirar o fôlego, o local conta com restaurante, lanchonete, biblioteca, e tudo que o turista necessita para conhecer o ambiente da melhor forma possível.

Confira alguns pontos que merecem ser visitados ao visitar o Santuário:

  • Basílica da Piedade – a menor basílica do mundo, cujo título foi conferido pelo Papa Francisco em 2017 é um charme por si só. Além de ser local de belas fotos, conta com a imagem de Nossa Senhora da Piedade, padroeira de Minas Gerais, esculpida por Aleijadinho. Além disso, por lá existem mais duas capelas igualmente lindas, que merecem ser conhecidas pelos visitantes.
  • Basílica Estadual das Romarias – construída com base em uma arquitetura moderna, a basílica chama a atenção por sua ornamentação interna, cujas paredes foram enfeitadas com murais de cerâmica baseados em episódios bíblicos; além de abrigar uma imagem de Nossa Senhora da Piedade no altar. Vale ressaltar que lá há um espaço para exposições fotográficas acerca do histórico de construção do complexo, que vale a visita.

    Santuário Nossa Senhora da Piedade, no meio das montanhas de Minas (foto: https://www.minasgerais.com.br)
  • Caminho das Dores de Maria – local ideal para renovar as energias, lá também é um local de muita espiritualidade. Com diversos mosaicos que contam um pouco da história de Maria, o trecho é muito procurado por quem busca peregrinar em meio a uma bela e calma paisagem.
  • Espaço Dom João Resende Costa – se o visitante gosta de admirar um belo pôr do Sol, esse restaurante é o local ideal. Além de servir uma deliciosa e tradicional comida mineira, conta com uma visão panorâmica da Serra, que encanta em todos os horários, mas principalmente quando o sol se põe em meio às montanhas de Minas.
  • Via Sacra – composta por um percurso longo e por um percurso curto, o trajeto permite ao visitante compreender melhor os últimos momentos de Cristo antes de sua crucificação, contando com painéis artísticos que representam as cenas bíblicas. Vale a pena conferir.
  • Calvário – localizado bem próximo à Basílica da Piedade, o calvário é composto por esculturas de ferro com um peso médio de uma tonelada. Além da cruz, há uma bela imagem da Virgem Maria e também de São João.

Vale ressaltar também, que é possível pernoitar na Casa dos Peregrinos Dom Silvério, a qual acomoda até 38 pessoas para hospedagem.

Santuário Nossa Senhora da Piedade (foto: https://www.lbsturismo.com.br/tag/turismo-em-caete/)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.