Paranã, pequena e aconchegante cidade histórica do Tocantins

Paranã é uma cidade tocantinense localizada nas Serras Gerais, a 349 km da capital Palmas e a 551 km da belíssima capital federal, Brasília. Inicialmente povoada a partir do século XVIII, a cidade foi um dos principais expoentes no processo de emancipação do estado. Atualmente, com pouco mais de 10 mil habitantes, Paranã abriga diversos traços do período colonial em seu centro histórico, além de belezas naturais, uma vez que situa-se na maior cadeia de montanhas do país. Conheça um pouco mais desse município, e prepare seu roteiro!

Paranã (foto: https://g1.globo.com/to/tocantins/cidade/parana-to/)

Como chegar?

Para quem parte de Palmas com destino a Paranã, o melhor trajeto se dá pela rodovia BR-010; assim como para quem parte de Brasília, porém em sentidos opostos, passando pela cidade de Arraias. Já para quem parte do Parque Estadual do Jalapão, são cerca de 419 km, os quais podem ser percorridos pelo trajeto que passa pelas rodovias TO-255, TO-130 e BR-010.

O que fazer em Paranã – TO?

  • Passear pelo centro da cidade – por ser uma cidade que começou a ser povoada ainda no período colonial, há diversos casarões e construções na cidade que remetem a esse período da história, e que chamam a atenção pela arquitetura. Em um passeio a pé por lá, é possível conhecer grande parte deles e ter um contato maior com a cultura local.
  • Conhecer a Serra das Traíras – para quem busca um pouco mais de aventura em seu passeio, há a opção de conhecer a Serra das Traíras, situada ainda no município, se estendendo até a fronteira com o estado de Goiás. Lá, além de o visitante ter um maior contato com a natureza, também é possível conhecer o ponto de maior altitude do Tocantins.
  • Conhecer as águas termais – assim como Caldas Novas, cidade muito conhecida pelas águas quentes que emergem, Paranã também se destaca por ser um município com algumas fontes de águas termais. Não deixe de conhecer.

    Tirolesa Praia do Dominguinhos (foto: https://turismo.to.gov.br/)
  • Dançar a Sússia – um dos patrimônios culturais da cidade, assim como de Natividade, com certeza é a dança chamada de Sússia. Provavelmente, sua origem está relacionada à escravidão, e é uma dança agitada, em que homens e mulheres dançam em círculos. Não deixe de assistir, ou se gostar de se aventurar, de tentar dançar um pouco.
  • Tomar um banho na Praia do Dominguinhos – assim como Palmas, quem possui belíssimas praias de água doce, Paranã também tem a praia do Dominguinhos, que conta com uma boa infraestrutura para atender seus visitantes, além de uma tirolesa para os mais aventureiros. Vale a pena conhecer.

Hotéis em Paranã

  • Palace Hotel Ferreira – Av. B, quadra 19 – lote 09 Número 09 – Aeroporto
    Telefone: (63) 3371-1040

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.