Arraias, pacata cidade histórica no sudeste do Tocantins

Arraias é uma cidade tocantinense situada na região das Serras Gerais, a 412 km de Palmas e a 809 km da moderna capital federal, Brasília. Inicialmente povoada ainda no século XVIII, assim como as demais cidades que compõem o circuito das Serras Gerais, sua origem se dá através do Ciclo do Ouro na região, principalmente na Chapada dos Negros, um imenso garimpo que chegou a abrigar mais de 10 mil garimpeiros. Atualmente, a cidade é muito procurada devido a sua importância histórica, mas também por sua tranquilidade, ideal para quem busca fugir da rotina das grandes cidades.

Arraias (foto: https://br.pinterest.com/pin/729160995895106931/)

Como chegar?

Para quem parte do Parque Estadual do Jalapão com destino a Arraias, são cerca de 459 km, sendo que o melhor trajeto passa pelas rodovias TO-040, TO-110 e TO-050. Já para quem vem de Palmas, a melhor opção se dá via BR-010 e TO-050. Por sua vez, para quem se aventura a ir para Arraias partindo de Salvador, são 1184 km, sendo o melhor trajeto pela BR-242, que passa pela belíssima cidade de Lençóis, uma das portas da Chapada Diamantina.

O que fazer em Arraias – TO?

  • Passear pelo Centro Histórico – por ser uma cidade que se desenvolveu ainda no período colonial, Arraias possui diversas construções nessa arquitetura, as quais estão espalhadas pelo centro histórico. Lá, ainda é possível ver um belíssimo painel de azulejos pintados, que representa o desenvolvimento da cidade.
  • Visitar a Chapada dos Negros – um dos pontos pioneiros de exploração do ouro, a Chapada dos Negros foi totalmente explorada no Ciclo do Ouro, e com o declínio deste, restaram algumas ruínas. Dentre estas, há casas, galerias e diversas outras, que permitem ao visitante conhecer um pouco mais da história não somente desse ciclo de grande importância, mas também dos horrores da escravidão que sustentava todo o desenvolvimento econômico. A chapada situa-se a 3 km do centro da cidade, e é um destino imperdível para quem vai a Arraias.

    Arraias (foto: https://www.consolidesuamarca.com.br/registro-de-marcas-arraias-to)
  • Conhecer o Entrudo – esse ritmo típico do carnaval da cidade é sinônimo de diversão garantida, com origem ainda no período imperial, e regado a muita água. Durante esse período, é comum que foliões saiam molhando todo mundo pelo caminho, animando a cidade.

Hotéis em Arraias

  • Hotel Japão – TO-050, S/N
    Telefone: (63) 99226-0436
  • Havary Hotel – Telefone: (62) 99654-6374

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.