Picada Café, aconchegante destino no estado do Rio Grande do Sul

5/5 - (1 vote)

Picada Café é um município do estado do Rio Grande do Sul, situado na Serra Gaúcha, a 12 km de Nova Petrópolis e a 46 km da charmosa Gramado. Com pouco mais de 5 mil habitantes, a cidade possui um charme inigualável de cidade do interior, somado ao clima agradável de pertencer à uma das serras mais conhecidas do Brasil.

Se você busca tranquilidade e aconchego, saiba que esse é o destino ideal para passar um fim de semana caso esteja atravessando a belíssima Rota Romântica; visto que a cidade possui atrações naturais e históricas ainda pouco conhecidas, mas que encantam todos os visitantes que passam por lá. Que tal conhecer um pouco mais desse belo município?

Picada Café (foto: https://cetecconcursos.com.br/site/noticias-cetec/3753/concurso-prefeitura-de-picada-caf%C3%89-rs.html)

Como chegar?

Para quem vem de regiões mais distantes, uma das opções de aeroportos é o da capital, Porto Alegre, situada a 77 km da cidade através da BR-116. Já para quem vem de Caxias do Sul, que também abriga outro aeroporto que recebe voos nacionais diários, o melhor percurso também se dá pela BR-116, ao longo de 44 km. Mas, se você vem da região de Gramado e Canela, a melhor rota se dá pela rodovia RS-235, ao longo de cerca de 53 km.

O que fazer em Picada Café – RS?

  • Contemplar a visão panorâmica da região – uma coisa que não falta por lá são mirantes que permitem ao visitante ter uma visão panorâmica da bela região serrana do estado do Rio Grande do Sul, com sua vegetação, e, no inverno, uma boa cerração para tornar a paisagem ainda mais inesquecível. O principal deles, e mais conhecido é o Mirante Edgar Michaelsen, que tem uma visão sensacional.
  • Visitar o Moinho Histórico – erguido ainda no século XIX, esse belo moinho é um ponto muito importante da cidade, que era utilizado para a moagem de grãos, inicialmente. Hoje em dia, além de ser cartão postal de Picada Café, é a sede da secretaria de turismo do município.
Moinho Histórico (foto: Novak; S., janeiro de 2014 – https://fotonovak.wordpress.com/2016/05/24/antigo-moinho-2/)
  • Passear no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn – além de contar com prédios históricos, o parque é uma excelente opção para apreciar a pacata cidade, ou ainda para fazer uma caminhada ao redor do lago, admirando a bela vegetação repleta de flores ornamentais. Vale ressaltar também que por lá o visitante tem a oportunidade de conhecer um pouco da feira de produtores locais, e de degustar algumas delícias, como as cucas. Não deixe de passar por lá e sentir a tranquilidade típica dessa cidade. Endereço: R. Profa. Marta W Kirchner, 707.
  • Conhecer o Museu de Açougue – situado nas imediações do parque municipal, esse museu era, originalmente, um local de industrialização de carnes suína e bovina; e atualmente abriga um acervo bem interessante que também conta um pouco sobre a história da região.
Museu do Açougue (foto: https://www.minube.com.br/sitio-preferido/museu-do-acougueiro-a2502695)
  • Visitar a Casa da Cultura – a construção que inicialmente abrigava uma escola, atualmente funciona como um local que abriga diversas oficinas e exposições culturais bem interessantes; os quais atraem visitantes de todas as idades. Endereço: Rua Arroio Terra, 30 – Joaneta.

Dica de hospedagem em Picada Café

  • Pousada Camponesa – R. Alfredo Wolf, 111 – Centro
    Telefone: (54) 99707-1167 – https://www.pousadacamponesa.com.br/
Casa da Cultura (foto: https://www.rotaromantica.com.br/pt/noticia/promocao-dia-dos-namorados-rotaromantica)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.