O que fazer em Gramado e Canela, a dupla da Serra Gaúcha

5/5 - (1 vote)

Gramado e Canela são duas cidades da belíssima Serra Gaúcha, situadas a pouco mais de 100 km da grande e cosmopolita capital Porto Alegre. Conhecidas principalmente por sua beleza, as cidades são o destino ideal para todas as idades, devido a sua grande variedade de atrações e lugares, que não devem ficar de fora do seu roteiro ao visitar o Rio Grande do Sul.

Embora sejam muito conhecidas em razão da grande quantidade de parques temáticos diversos que existem lá, também é possível visitar atrações em meio à natureza exuberante; e também aproveitar para conhecer um pouco mais das belas tradições gaúchas. Mas, então? Vamos conhecer alguns motivos para conhecer Gramado e Canela? Dá só uma olhada no que preparamos para você!

Mini Mundo (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

O que fazer em Gramado e Canela?

  • Conhecer as atrações mais famosas do mundo – se você vai a Gramado, um parque que não pode ficar de fora do roteiro é o Mini Mundo. O parque abriga diversas réplicas em miniatura de diversas construções mundiais bastante famosas, tais como o Jardim Botânico de Curitiba; diversos castelos, dentre outras atrações. Vale a pena conhecer etirar fotos incríveis com os profissionais de lá. Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h. Endereço: Rua Horácio Cardoso, 291.
  • Conhecer a bela Cascata do Caracol – uma das atrações mais lindas em meio à natureza, certamente, é realizar um passeio pelos bondinhos aéreos e ter uma vista privilegiada da bela Cascata do Caracol. Além disso, há o Parque do Caracol, em que é possível realizar trilhas e chegar bem próximo à queda d’água. Opção para os mais aventureiros, mas é indescritível!
  • Caminhar em meio às hortênsias do Lago Negro – um dos maiores símbolos da Serra Gaúcha, hortênsias não faltam em Gramado e Canela. Aliás, por lá elas são tão comuns que é impossível não tirar uma foto delas. Ainda mais se o visitante estiver no Lago Negro, um lago artificial, em que se pode alugar um pedalinho, ou apenas caminhar ao redor do belo lago, respirando o ar puro em meio à vegetação. Além disso, lá também é possível encontrar algumas espécies animais e vegetais bem curiosas, como o sabiá-laranjeira. Por isso, não esqueça de levar sua câmera.

    Parque do Caracol  (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Se aventurar no Skyglass – uma das atrações mais recentes, inaugurada no final de 2020, é o Skyglass, a maior plataforma de vidro do mundo. Localizada no Vale da Ferradura, é uma atração para quem busca ter uma visão privilegiada da região, seja na plataforma de vidro, ou no Abusado, que consiste em cadeirinhas que se movem sob um trilho e que levam o visitante a um penhasco. Todavia, é uma atração de custo mais elevado, então pesquise bastante antes de ir. Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 18h.
  • Levar seu amor à Fonte do Amor Eterno – ideal para os casais mais românticos, a Fonte do Amor Eterno é tradição para quem vai com seu amor a Gramado. Ela está localizada ao lado da belíssima Paróquia de São Pedro, e é palco de diversos pedidos de casamento. Vale a pena conhecer.
  • Conhecer a cultura egípcia no Museu Egípcio – se você é o tipo de pessoa que gostava de história nos tempos de escola, o Museu Egípcio é uma viagem no tempo a umadas culturas milenares mais interessantes. Por lá, além de ver esculturas representativas dos deuses egípcios, sarcófagos e múmias em tamanho real; é possível conhecer curiosidades muito interessantes sobre esse povo tão importante para diversas áreas. Não deixe esse belo museu de fora do seu roteiro! Horário de funcionamento: todos os dias, de 9h às 18h.

    Lago Negro (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Conhecer as máquinas do Mundo a Vapor – outra viagem no tempo que Canela nos proporciona é conhecer o parque do Mundo a Vapor. Nesse parque, existem diversas miniaturas de máquinas em funcionamento, que explicam o funcionamento de diversas indústrias e processos, tais como a geração de energia, a olaria, o beneficiamento da erva-mate, dentre outros. E todas as máquinas são construções originais. Ah, e para as crianças, há um passeio de trem pelo parque, que é bem interessante também; além da fachada que por si só já chama a atenção de quem passa por lá. Não deixe de conhecer. Horário de funcionamento: de quinta a terça, das 9h às 17h.
  • Curtir o Natal Luz na Borges de Medeiros – a avenida mais famosa de Gramado se enche de cores e luzes na época mais aguardada do ano. São diversas árvores e enfeites que fazem com que o visitante não saiba para onde olhar, de tanta beleza ao seu redor. Além disso, há shows e atrações, como desfile do Papai Noel que são um espetáculo à parte.
  • Tomar um chope na Rua Coberta – outra bela atração de Gramado é a Rua Coberta, que é exatamente uma rua coberta. Todavia, nessa rua, além de diversos pubs e bares requintados, no Natal Luz há uma decoração especial que a torna ainda mais charmosa e atrativa. Não esqueça de passar por lá, uma vez que ela se localiza bem no centro da cidade, em frente ao Palácio dos Festivais.

    Fonte do Amor Eterno (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)
  • Tomar um chocolate quente em frente à Igreja de Canela – ir a Canela e não conhecer a Paróquia Nossa Senhora de Lourdes é algo inaceitável, convenhamos. Além de ser um cartão postal da Serra Gaúcha, há diversas lojas com o melhor do chocolate gaúcho, e que permitem ao visitante apreciar a igreja enquanto bebe um chocolate quente. Vale muito a pena! Ah, e se tiver oportunidade, conheça também o Museu no interior da Igreja, e chegue até seu topo, de onde pode ter uma visão panorâmica da cidade.
  • Conhecer a Rua Torta – uma das ruas mais charmosas de Gramado, a Rua Torta tem esse nome justamente pela quantidade de curvas que possui, visto que é uma rua bem curtinha. Mesmo quando não está enfeitada, ela é extremamente charmosa, e palco para fotos bem divertidas.

Além destas atrações, há diversas outras opções de passeio em Gramado e Canela, que variam conforme o gosto do visitante, a idade, e o tempo de estadia na Serra. Em todas elas, o encanto é garantido. Boa viagem!

Canela (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.