São Francisco de Paula, pequena e aconchegante cidade da Serra Gaúcha

A Serra Gaúcha é um dos destinos mais queridos do Brasil e não é sem motivos: além do clima aconchegante, as cidades que fazem parte dela despertam a curiosidade de muitos visitantes. Seja pela beleza, ou pela cultura, cada cidade da região é um ponto que não deve ficar de fora do roteiro, e isso também vale pra São Francisco de Paula, cidade com pouco mais de 21 mil habitantes, que vem atraindo milhares de turistas todos os anos.

Lago São Bernardo (foto: https://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br/portal/servicos/440/secretaria-de-turismo-cultura-e-desporto/)

Como chegar?

Situada a 45 km de Gramado pela rodovia RS-235, São Francisco de Paula se localiza no caminho para o estonteante Parque Nacional de Aparados da Serra, que está a 60 km de lá pela rodovia RS-020. Já para quem vem da capital, Porto Alegre, que abriga o aeroporto mais próximo de lá, são cerca de 120 km a serem percorridos pela RS-020.

O que fazer em São Francisco de Paula – RS?

  • Conhecer o Mátria Parque de Flores – que tal visitar a mais nova atração da Serra Gaúcha? Com mais de 7 milhões de mudas de flores, e uma infraestrutura espetacular, o Mátria é um parque que possui atrações para toda a família, com lojinhas, opções voltadas para a meliponicultura, piqueniques, e diversas outras. Bora conhecer?
Matria Parque de Flores, a mais nova atração da Serra Gaúcha (foto: Márcio Pinto/Mátria Parque de Flores/Divulgação)
  • Passear pelo Lago São Bernardo – outra atração que é considerada o cartão postal da cidade é o Lago São Bernardo, que é ideal para fazer uma boa caminhada, passear de bicicleta, ou simplesmente assistir o pôr do sol em uma das paisagens mais lindas da serra.
Lago São Bernardo (foto: https://www.saofranciscodepaula.rs.gov.br/portal/noticias/0/9/1292/Lago-S%C3%A3o-Bernardo)
  • Visitar a Floresta Nacional de São Francisco de Paula – se você busca uma opção que permite um grande contato com a natureza, essa é uma opção que não pode ficar de fora do seu roteiro! Por lá, o turista pode fazer diversas trilhas e conhecer mais a fundo a fauna e flora locais, repleta de araucárias e outras belas espécies.
  • Conhecer o Parque das 8 cachoeiras – localizado em uma propriedade privada, a infraestrutura do local é super adequada para quem busca um grande contato com a natureza, mas não abre mão de conforto e praticidade. Além de contar com restaurante e pousada, o local possui opções para a prática de esportes radicais e muita diversão para as crianças e adultos.
Parque das 8 Cachoeiras (foto: https://tudosobretrilhas.com.br/parque-das-8-cachoeiras-sao-francisco-de-paula/)
  • Admirar o Monumento ao Carreteiro e aos Tropeiros – outra atração bem conhecida de lá são os monumentos que estão localizados na avenida principal da cidade, em homenagem a estes trabalhadores que tanto contribuíram para o desenvolvimento do estado do Rio Grande do Sul.
  • Visitar a Livraria Miragem – provavelmente você deve estar se perguntando o porquê de uma livraria entrar na nossa lista de pontos turísticos a serem visitados na cidade. Mas a Livraria Miragem se transformou em um dos cartões postais da cidade pelo fato de contar com 3 andares onde há, além do setor de vendas, exposição de artes e atrações para os amantes da literatura. Vale muito a pena conhecer.
Livraria Miragem (foto: https://www.cidadeecultura.com/livraria-mirage-sao-francisco-de-paula/)
  • Conhecer a Reserva Ecológica Terra do Sempre – mais uma opção para quem busca um maior contato com a natureza, essa reserva ecológica conta com diversas cachoeiras e trilhas para quem gosta de um pouco mais de aventura. Assim como o Parque das 8 Cachoeiras, conta com uma pousada bem legal para atender aos visitantes.

Hotéis em São Francisco de Paula

A cidade conta com uma excelente infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.