Para quem busca um pouco mais de aventura, visitar um Parque Nacional é sempre uma boa opção, uma vez que garante muita adrenalina e muito contato com a natureza. Seja na região Norte, como o Parque Nacional do Pico da Neblina, ou no sudeste, como o Parque Nacional da Serra do Cipó, em Minas Gerais; o Brasil é riquíssimo em opções de aventura e de ecoturismo que valem a visita.
E na região sul não é diferente. Por lá, além das famosas vinícolas do Vale dos Vinhedos, ou das famosas cidades de Gramado e Canela, a cidade de Cambará do Sul vem se despontando como uma grande cidade turística por abrigar um dos mais belos parques do Brasil: o Parque Nacional de Aparados da Serra, situado na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina, no que também é conhecido como “caminho dos Cânions”.

Como chegar no Parque?
Para quem vem de locais mais afastados, a melhor opção é pegar um voo até Porto Alegre, e de lá ir de carro até alguma das cidades mais próximas ao parque, como Cambará do Sul e Praia Grande. A partir de Cambará, o visitante deve pegar a rodovia RS-020 em um trajeto de 19 km; ao passo que, partindo de Praia Grande, deve-se pegar a Estrada Geral do Rio do Boi, em um trajeto de 10 km até a entrada do parque.

O que fazer no Parque Nacional de Aparados da Serra?
O belíssimo Parque Nacional de Aparados da Serra é conhecido nacionalmente pelas imensas formações rochosas, com paredões que chegam aos 700 metros de altura. Por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer cânions, fazer trilhas e ter um contato com a natureza de modo intenso, desde antes mesmo de chegar ao parque. Mas, o que fazer nesse destino imperdível? Confira a seguir algumas dicas:
- Conhecer o Cânion do Itaimbezinho – considerado um dos maiores das Américas, e conhecido por ser uma das maiores atrações do parque, esse cânion é formado por paredões de 700 metros de altura, que formam uma fenda bem estreita capaz de tirar o fôlego de qualquer visitante pela paisagem indescritível, cercada por diversas cascatas de beleza ímpar. A trilha do cotovelo, uma das mais famosas do parque, leva a alguns excelentes mirantes desse belíssimo Cânion; por isso, não deixe de conhecer!

- Tomar um banho de rio – se você já foi às regiões centro-oeste ou norte, sabe que é muito comum tomar um banho de rio por lá, nas praias de água doce que são formadas na região. Mas, no Parque Aparados da Serra o visitante também pode se refrescar em um trecho da trilha do Rio do Boi e nas piscinas Malacara, que possuem um local ideal para banho.
- Fazer uma boa trilha – como já é de praxe, visitas a parques sempre possuem boas e velhas trilhas, por onde se pode conhecer e adentrar ainda mais a natureza exuberante da região. Além disso, nessas trilhas o visitante tem a oportunidade de realizar birdwatching (contemplação de aves) e de fotografar um pouco mais da bela fauna local, como a famosa gralha azul, que contribui para a dispersão das sementes de araucária.

- Fazer um piquenique – outra atividade bem legal para se fazer por lá é o piquenique, que pode ser realizado em áreas reservadas para tal fim, e que, convenhamos, é uma excelente opção após um dia intenso de muita caminhada em meio à natureza, não é mesmo?
- Conhecer a Trilha do Cânion Malacara – uma outra trilha bem famosa, situada já no Parque Nacional da Serra Geral e que leva a um delicioso banho de rio é a trilha do Cânion Malacara, cujo trajeto se dá no interior do cânion, chegando a uma piscina natural de águas cristalinas e bem refrescantes.

Não se esqueça de que, tanto para a realização das trilhas no parque é indispensável o uso de sapato fechado, principalmente tênis, além de ter muita atenção para evitar quaisquer acidentes. Lembre-se também de levar água e uma sacola para guardar o lixo, de modo a não poluir o meio ambiente.
Seja o primeiro a comentar