Rota Romântica, mais um destino imperdível da Serra Gaúcha

Que a Serra Gaúcha é um dos melhores e mais conhecidos destinos turísticos do Brasil, você já sabe. Mas você já ouviu falar na Rota Romântica? Esse belíssimo trajeto é, na verdade, o conjunto de estradas que fazem a ligação entre Porto Alegre e a região de Gramado e Canela, somando um total de 350 km.

Com a inspiração na rota de mesmo nome situada na Alemanha, a Rota Romântica inclui principalmente as cidades com que foram colonizadas por alemães, sendo um total de 14; que, permeadas por estradas belíssimas com muitos plátanos e paisagens surpreendentes, formam um dos destinos mais procurados do Rio Grande do Sul. Por isso, que tal conhecer algumas das cidades que estão incluídas nesse trajeto?

Lago Guaíba em Porto Alegre (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Passeio pela Rota Romântica

O trajeto por essas estradas tem início logo em São Leopoldo, que já fica bem na saída da região metropolitana de Porto Alegre. A partir daí, o turista tem algumas opções até chegar na Serra, o que faz com que a rota seja dividida em algumas estradas. Contudo, as 14 cidades que fazem parte desse roteiro são: São Leopoldo, Novo Hamburgo, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos, Morro Reuter, Santa Maria do Herval, Presidente Lucena, Linha Nova, Picada Café, Nova Petrópolis, Gramado, Canela e São Francisco de Paula. Conheça a seguir algumas das principais cidades.

Uma das cidades com grande influência histórica, São Leopoldo já dá um gostinho do que espera o visitante ao longo de todo o passeio. Por lá, além de diversos museus, como o Museu do Relógio, a Casa do Imigrante, dentre outros, também se encontram boas opções gastronômicas para dar aquele gás na viagem.

Rota Romântica (foto: https://malaprontagramado.com.br/rota-romantica/)

Seguindo viagem, chegamos a Novo Hamburgo, também conhecida como a “capital nacional do calçado”, onde além de muitas opções de lojas de sapatos com preços justos, o visitante também tem a opção de se aventurar pelo turismo rural, que é uma modalidade muito forte na região.

Novo Hamburgo (foto: https://novohamburgo.rs.gov.br/noticia/prefeitura-oferece-oportunidade-regularizacao-imoveis)

Seguindo por entre as estradas repletas de plantações familiares, construções em estilo colonial, e muito verde, chegamos a Dois Irmãos, que chama a atenção pela sua tranquilidade e aconchego típicos de uma cidade de interior. E a gente garante: não tem como não se encantar por esse charme de cidade, onde se pode tomar um bom café para seguir a viagem.

Dois Irmãos (foto: https://www.consolidesuamarca.com.br/registro-de-marcas-dois-irmaos-rs)

Uma outra cidade que surpreende muitos visitantes pela grande variedade de atrações é Morro Reuter, que abriga até mesmo alguns roteiros bem legais para quem passa um maior tempinho por lá. Na cidade, além do Caminho das Artes, com diversas lojas de artesanato, o visitante também encontra o Caminho Gastronômico, com restaurantes com o melhor da comida colonial, e o Caminho das Compras, para garantir a lembrancinha desse lugar incrível.

Morro Reuter (foto http://www.casabaunilha.com.br)

Continuando por esse trajeto, chegamos a Santa Maria do Herval, onde o visitante é amplamente atendido com opções de ecoturismo e de turismo rural. Por lá, além de parques e atrações culturais, o turista pode conhecer diversas cascatas belíssimas, de tirar o fôlego, e que dão ainda mais charme e romantismo a esse trajeto que por si só já é romântico.

Santa Maria do Herval (http://www.trekkingrs.com)

Também conhecida como “cidade dos lírios”, essa bela cidade é outra que, embora pequena, é extremamente aconchegante e tranquila. Além de abrigar diversos mirantes que permitem ao viajante contemplar um pouco da bela região, ela também abriga prédios de grande importância histórica para o desenvolvimento da Serra Gaúcha.

Picada Café, aconchegante destino no estado do Rio Grande do Sul (foto: https://cetecconcursos.com.br/site/noticias-cetec/3753/concurso-prefeitura-de-picada-caf%C3%89-rs.html)

Um dos grandes xodós da serra, Nova Petrópolis é um ponto estratégico para quem busca estar próximo não somente de Gramado e Canela, mas de outras importantes cidades, como Caxias do Sul e Bento Gonçalves. Lá, além do famoso labirinto, o visitante encontra parques e eventos culturais o ano todo, além do sossego típico do interior gaúcho. Não deixe de conhecer.

Festival da Primavera Nova Petrópolis RS
Nova Petrópolis (foto: Evandro Marques – www.passeios.org)

Quem nunca ouviu falar desse destino, não é mesmo? E pode ter certeza de que a fama não é em vão! Gramado conta com diversos parques temáticos, eventos gigantes, como o Natal Luz, fábricas de chocolates, opções gastronômicas incríveis e uma infraestrutura impecável para atender seus visitantes. Como já é de se imaginar, é uma das cidades que você não pode deixar de conhecer na Rota Romântica.

Lago Negro, a beleza em meio à natureza de Gramado (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Passando por um caminho cheio de hortênsias, chegamos em Canela, a dupla de Gramado. Por lá, além de muitos parques de aventura e temáticos, o turista conhece construções incríveis como a Catedral de Pedra (e aproveita pra tomar um chocolate quente bem em frente); tem a oportunidade de provar os melhores fondues da região, e de aproveitar o friozinho típico da serra (até mesmo nas noites de verão).

Canela (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Ah, mas não se esqueça de que existem outras cidades na Rota Romântica e que valem muito a visita! Leve uma boa câmera, sapatos confortáveis, e disposição para conhecer esse destino imperdível do estado do Rio Grande do Sul!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.