Atrações históricas de Cabo Frio, bela cidade do litoral fluminense

Cabo Frio é a principal cidade da Região dos Lagos do estado do Rio de Janeiro, situada a 46 km de Rio das Ostras e a 209 km de Petrópolis, a cidade imperial. Conhecida principalmente por suas belíssimas praias de areias brancas e finas, que são destino de muitos turistas no verão, e por seu mar gelado, Cabo Frio é uma cidade que possui atrações para todos os gostos e idades. Dentre estas, estão as atrações históricas, que vão desde fazendas, até museus e monumentos de grande importância para a cidade. Confira algumas das melhores atrações históricas de Cabo Frio e programe-se para conhecer esse belíssimo cartão postal do litoral fluminense.

Forte São Mateus (foto: http://cabofrio.rj.gov.br/secretaria-de-cultura-convida-para-entrega-do-forte-sao-mateus/)

Atrações históricas de Cabo Frio – RJ

  • Forte São Mateus – um dos principais cartões postais da cidade, o Forte São Mateus está localizado na praia que leva seu nome, a Praia do Forte. Construído em 1616 para a proteção do litoral contra invasões holandesas, francesas e inglesas. Além de chamar a atenção por sua arquitetura imponente, o forte é uma verdadeira aula de história, uma vez que há professores à disposição dos visitantes para explicações. Vale a pena contemplar a belíssima praia do Forte lá de cima e tirar belíssimas fotos. Horário de funcionamento: todos os dias, de 9h às 17h.
  • Museu do Surf – sabia que Cabo Frio tem o museu do surf? Pois é! Localizado na praia do Forte, esse museu conta com um acervo enorme que busca contar a história desse esporte no Brasil e no mundo. São 823 pranchas no total, tanto de windsurf, quanto de kitesurf, long board e vários outros esportes. Há também revistas, troféus e diversos objetos que despertam a curiosidade até mesmo de quem não surfa. Não deixe de conhecer. Endereço: R. Aníbal Amador do Vale, 2-300 – Vila Nova. Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 17h às 22h.
  • Casa de Cultura Charitas – inicialmente projetada para ser uma casa de caridade, que iria abrigar crianças em situação de abandono, passou a atuar como hospital e contribuiu como abrigo para artilharias em tempos de guerra. Atualmente, a casa de cultura promove diversas atrações culturais, como seminários, apresentações, e contribui para a educação de jovens ao oferecer cursos de língua estrangeira e de instrumentos. Endereço: Av. Teixeira e Souza, 855 – Centro – Horário de funcionamento: todos os dias, de 8h às 20h.

    Museu do Surf (foto: Prefeitura de Cabo Frio)
  • Convento Nossa Senhora dos Anjos – inaugurado em 1686, é um grande exemplar da arquitetura do período colonial. Chama a atenção dos visitantes por sua imponência, e atualmente também funciona como um museu que abriga um grande acervo de cunho religioso. Além de guias, há um cronograma de atividades realizadas no local. Vale a pena conhecer. Endereço: Canal do Itajuru. Horário de funcionamento: de terça a sexta, de 10h às 17h; aos sábados, das 14h às 18h.
  • Casa Scliar – originalmente era a casa do artista Carlos Scliar, que embora nascido no Mato Grosso do Sul, viveu durante 40 anos em Cab0 Frio. Atualmente, além de funcionar como um museu com as peças do artista, além de abrigar obras de diversos artistas brasileiros. No local, também há oficinas de desenho, cerâmica, pintura e gravuras, e um café com uma loja de souvenirs. Endereço: R. Mal. Floriano, 253 – São Bento. – Horário de funcionamento: de quarta a sexta, das 15h às 19h; aos sábados, das 15h às 18h.
  • Bairro da Passagem – inteiramente inspirado na arquitetura europeia do período colonial, esse belíssimo bairro está localizado próximo ao Canal do Itajuru e chama a atenção por sua beleza e aconchego. Além das belíssimas construções, conta com diversas opções de bares e restaurantes para que os visitantes possam aproveitar do melhor da gastronomia fluminense. Vale a pena dar uma passada por lá durante sua estadia em Cabo Frio.

Hotéis em Cabo Frio

A cidade possui diversas opções de hospedagem para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.