Como fazer uma Viagem Internacional tranquila e sem complicações

Fazer uma viagem internacional é uma grande experiência, afinal, nós conhecemos lugares novos, culturas e gastronomias diferentes, fazemos amizades, falamos outro idioma, tiramos várias fotos e muito mais.

E, quando voltamos ao Brasil, há muitas lembranças e histórias para contar.

Porém, é importante ter em mente que, fazer uma viagem para o exterior, não é algo simples e que podemos fazer sempre (infelizmente).

Isso porque, há diversas coisas para resolver antes de viajar e, claro, muitos custos para arcar.

Sendo assim, para te ajudar a ter uma viagem internacional mais tranquila e sem complicações que nós fizemos o artigo de hoje!

Nele, você vai conferir algumas dicas importantes para se dar bem em sua viagem ao exterior. Esperamos ajudá-lo.

Viagem internacional tranquila e sem complicações: dicas importantes

Se você quer viajar para fora do país e aproveitar cada momento sem passar por perrengues e problemas, é imprescindível que você se organize com antecedência e faça um ótimo planejamento.

Essa é a chave do sucesso para uma viagem mais tranquila e sem complicações!

Portanto, é de suma importância que você se atente aos seguintes pontos quando for se planejar:

Orçamento

Você já tem o dinheiro necessário para fazer a sua viagem internacional? Você já pesquisou, por exemplo, os valores de passagens, hospedagem, alimentação, transporte, passeios, atrações, seguro viagem, etc.?

Se sim, ótimo! Você já pode pular para a próxima dica. Agora, se não, é importante que você resolva essa questão para não ter dor de cabeça depois.

Sabe por quê? Porque o orçamento é o principal fator que você precisa considerar ao planejar a sua viagem ao exterior.

E, mesmo que você não tenha a quantia necessária ainda, tudo bem. Se organize para isso. Não queira fazer nenhuma loucura ou se afundar em dívidas por causa de uma viagem, ok?

Documentação

Após resolver a parte orçamentária da sua viagem, é hora de partir para uma parte mais burocrática: a da documentação.

Isso porque, para viajar a outro país (com exceção de destinos aqui da América do Sul), você precisará de um passaporte válido. E, em alguns casos, precisará também de um Visto e/ou de um Certificado Internacional de Vacinação – ainda mais agora em tempos de Covid-19.

Portanto, em seu planejamento, verifique com cuidado essa questão e veja quais documentos você precisará.

E caso você não tenha algum deles, procure emiti-los o quanto antes, ok? Não deixe isso para última hora, pois imprevistos e atrasos podem acontecer.

Já pensou não conseguir viajar por causa de um documento? Seria frustrante.

Além disso, não esqueça de levar os comprovantes financeiros, de hospedagem e das passagens de volta. Assim você evita desconfiança na imigração.

E para encerrar este tópico, outra dica importante: tenha cópias de todos os seus documentos e comprovantes, seja de maneira impressa ou digital. Isso porque, em caso de algum contratempo, você não ficará sem a sua documentação.

Seguro viagem

Como dissemos acima, imprevistos podem acontecer, inclusive quando você já estiver no destino que está visitando.

Por isso, é de suma importância que antes de viajar você faça a contratação de um seguro viagem.

Dessa forma, em caso de roubos, acidentes, doenças e outras adversidades, o seguro irá cobri-lo.

Imagine que você esteja nos Estados Unidos e se machuque. Você então precisará ir ao hospital. Você já viu quanto custa as consultas médicas lá nos EUA? São valores bem altos (e em dólar)!

Portanto, é fundamental que você tenha um seguro, pois, caso não tenha, você terá que pagar do próprio bolso pelo atendimento e isso pode acabar com a sua viagem.

Pesquisas sobre o destino

Quais os hábitos, costumes e tradições da população que vive no país que você irá? E as leis, feriados e datas importantes? O que é bem visto e o que não é? Você sabe?

Todas essas informações são importantes para você ter conhecimento, pois assim você evita gafes, problemas e até mesmo um mal-entendido.

Como é um país diferente do Brasil, muitas coisas podem ser diferentes e, justamente por isso, é essencial que você saiba para não passar por perrengues depois.

Alimentação

Em seu planejamento, procure saber mais sobre a alimentação do país que irá.

Isso porque, pode haver pratos, lanches e sobremesas que possuem ingredientes diferentes do que o seu organismo está acostumado.

E, como consequência, ao provar um deles, você pode ter problemas depois…

Portanto, procure encontrar um equilíbrio. É claro que você pode experimentar pratos, lanches e sobremesas diferentes, mas evite aqueles que parecem ser muito fortes, com temperos, molhos e outros itens diferentes.

Já pensou ficar passando mal em sua viagem internacional, por causa de algo que comeu e não caiu bem? Não seria nada legal, não é mesmo?

Kit de remédios

Quando for fazer a sua mala, separe um espaço para levar um kit de remédios. Não precisa ser nada muito elaborado, apenas os medicamentos mais básicos, por exemplo, para dor de cabeça, dor de barriga, enjoo e alergias.

Isso porque, em algum momento, você ou quem estiver viajando com você pode precisar deles – e talvez você não consiga comprar no país que estiver, por não conhecer os remédios de lá ou por não ter prescrição médica.

Somente se informe sobre o que pode e que não pode levar.

Roteiro

Para ter uma viagem internacional mais tranquila e organizada, é essencial que você monte um roteiro, afinal, você precisa saber onde quer ir quando estiver no exterior, não é verdade?

Portanto, faça uma lista de lugares, atrações e passeios que pretende fazer. Você pode dividi-los em duas categorias: principais e secundários.

Os principais são os lugares que você quer muito conhecer e que não podem ficar de fora. Já os secundários são aqueles lugares, atrações e passeios que, se der, se houver tempo e dinheiro você vai.

Além disso, não esqueça de verificar três pontos fundamentais ao fazer o seu roteiro: endereços, horários e se é preciso comprar bilhetes e ingressos.

Clima

Qual é o clima do país que você irá viajar? Quente? Frio? Ou é mais ameno? Além disso, como ele estará durante o período que você estiver lá? Você já pesquisou?

Saber disso é importante, pois assim você pode se preparar e montar uma bagagem de modo muito mais objetivo e assertivo, isto é, sem roupas e itens desnecessários.

Por exemplo, se você vai para um destino que está no verão, com temperaturas acima dos 25 graus diariamente, você não precisa levar jaquetas, blusas, toucas e luvas, certo?

Assim, além de liberar mais espaço na mala, você a deixa mais leve também!

Estacionamento

No dia da sua viagem, você pretende ir dirigindo com seu veículo até o aeroporto? Ou você irá chamar um Uber ou um Táxi?

Se a sua resposta for positiva para a primeira pergunta, é importante que antes de viajar você reserve uma vaga em um estacionamento.

Por exemplo, se você é de São Paulo, pesquise na internet por um estacionamento perto do aeroporto de Guarulhos.

Dessa forma, você poderá reservar uma vaga e deixar o seu carro em um local seguro enquanto viaja tranquilamente!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.