Destinos para a Semana Santa nas cidades históricas de Minas Gerais

Destinos para a Semana Santa
Avalie esta postagem

O ano mal começou, mas já é hora de você planejar as suas viagens. O ano de 2017 é agraciado com diversos feriados prolongados; os famosos feriadões, e o que você precisa fazer é estar pronto para aproveitar o máximo desse período de descanso e lazer. No mês de abril, temos o feriadão da Semana Santa; data comemorativa que celebra a ressureição de Jesus Cristo. Essa é uma grande oportunidade para fazer as malas e vivenciar novas experiências.

E para que a sua viagem seja um sucesso, saber para onde ir e preparar tudo com antecedência é a melhor opção. A sugestão da vez é conhecer as históricas cidades localizadas no Estado de Minas Gerais. Além de serem lindas e terem paisagens naturais belíssimas; nessa viagem, você está frente a frente com uma grande aula de história do Brasil, entendendo de perto diversos fatos importantes. Essas cidades são ideais para quem deseja curtir a Semana Santa com muita fé e religiosidade; pois todas elas possuem diversos festejos e procissões para celebrar a Paixão, a Morte e a Ressureição de Jesus Cristo.

Pensando exclusivamente em você, separamos as melhores opções para curtir as cidades históricas de Minas Gerais nesse feriadão da Semana Santa; e aproveitar a beleza de construções arquitetônicas antigas as quais são mantidas e preservadas desde a época em que o Brasil era uma colônia portuguesa. Além disso, você ainda irá aproveitar as atrações turísticas, os diversos passeios e muito mais.

Os destinos são as cidades de Mariana, Ouro Preto, São João del Rei e Viçosa. Conheça mais sobre cada uma delas nesse guia especial!

Por que conhecer as cidades históricas de Minas Gerais é uma boa opção?

Cidades como Mariana, Ouro Preto, São João del Rei e Viçosa são consideradas históricas no Estado de Minas Gerais. Elas proporcionam uma verdadeira imersão ao passado, fazendo com que o passeio se torne uma aula de história. Seja pela tradição que carregam, seja pelas construções arquitetônicas; todas essas cidades são muito importantes e, por si só, já é uma grande oportunidade poder conhecê-las.

E quando chegamos a uma data tão especial como a Semana Santa, essa viagem pelas cidades históricas se torna ainda mais especial; pois além de descobrir cidades cujas riquezas são indescritíveis, é possível ainda celebrar a Paixão, a Morte e a Ressurreição de Jesus. O período que culmina na Semana Santa tem início no chamado Domingo de Ramos, que relembra a chegada de Jesus em Jerusalém e se encerra no domingo seguinte, o chamado “Domingo de Páscoa”, que rememora e celebra a ressurreição de Jesus.

Nessa época do ano, as cidades históricas de Minas Gerais podem ser consideradas os melhores destinos para quem quer aproveitar o máximo da Semana Santa. Nessas cidades ocorrem manifestações religiosas e demonstrações de fé, com homenagens à Paixão de Cristo. Não a toa, Mariana, Ouro Preto, São João del Rei e Viçosa são alguns dos principais destinos turísticos religiosos do Brasil, que atraem os visitantes não somente pela sua beleza, mas também pelas festividades movidas pela fé, tradição e cultura.

O que fazer para aproveitar a viagem pelas cidades históricas de Minas Gerais?

Agora que você já sabe o porquê das cidades históricas serem excelentes destinos para curtir o feriado da Semana Santa, vamos nos aprofundar no que você pode curtir e aproveitar em Mariana, Ouro Preto, São João del Rei e Viçosa nessa época tão especial.

  1. Mariana: com quase 60 mil habitantes, e distante 110 km da capital Belo Horizonte, a cidade de Mariana é um poço de riqueza cultural e história. Ela foi a primeira capital do Estado de Minas Gerais e está próxima de outra cidade, Ouro Preto. Na época do feriado da Semana Santa, Mariana não sofre muito com frio e nem com as chuvas, apesar de estar localizada em uma região propícia a isso. Falando em localização, a cidade faz parte do chamado Circuito do Ouro, atraindo a atividade da mineração, que ainda é o principal fator econômico local.

Ela apresenta um dos mais belos conjuntos da arte barroca, com patrimônios arquitetônicos que foram construídos na época do Brasil colonial. Uma das principais atividades turísticas de Mariana são os passeios ecológicos, que contribuem para o desenvolvimento do turismo na cidade. Lá, é possível praticar esportes radicais como montanhismo e mountain bike. Por exemplo, no Pico da Cartuxa é possível praticar paraquedismo.

Quem quiser de andar de bicicleta, pode aproveitar a pista de ciclismo e caminhada, que fica entre o centro histórico e o distrito de Passagem. Quem gosta de cachoeiras deve conhecer a cidade de Mariana, pois lá são encontradas várias. Uma das principais é a cachoeira do Brumado, localizada no distrito de mesmo nome.

Algumas das principais atrações turísticas de Mariana:

  • Museu Arquidiocesano de Arte Sacra;
  • Pico do Itacolomi;
  • Cachoeira do Brumado;
  • Casa do Conde de Assumar;
  • Estação Ferroviária;
  • Igreja São Francisco de Assis;
  • Matriz de Nossa Senhora da Conceição;
  • Praça Minas Gerais.
  1. Ouro Preto: essa é uma das cidades mais famosas não somente do Brasil, mas também do mundo. É considerada um dos destinos mais fortes de turismo por conta da história a qual está relacionada. Na cidade é possível encontrar muitas esculturas; igrejas; sacadas; telhados e obras da época colonial que chamam a atenção dos turistas.

A cidade possui mais de 75 mil habitantes e está 96 km distantes da capital Belo Horizonte. Com um clima tropical de altitude, a temperatura varia, mas chuva e frio são constantes. O turismo é uma das principais atividades econômicas de Ouro Preto, por essa razão, o fluxo é imenso. No entanto, é possível falar que a mineração em Ouro Preto também é muito forte. Na cidade está sediada a Universidade Federal de Ouro Preto; que abriga estudantes de várias regiões do Brasil, principalmente do Sudeste.

Apesar de ser uma cidade interiorana, Ouro Preto possui uma bela infraestrutura para receber os turistas. São encontrados diversos hotéis; pousadas; além de bancos; hospitais; terminais rodoviários e locadoras de automóveis, fazendo com que não existam dificuldades para quem quer visitar a cidade.

Além da grande história que carrega consigo, Ouro Preto abriga muitos festivais culturais. Na época da Semana Santa são realizados festejos para a celebração da Paixão e Morte de Cristo; além de procissões no domingo de Páscoa.

As igrejas, museus, mirantes e passeios ecológicos são grandes atrações. Não se pode viajar a Ouro Preto e não conhecer o Teatro Municipal – Casa da Ópera; que é o teatro mais antigo em funcionamento da América Latina. Outro importante passeio é conhecer a Igreja São Francisco de Assis, que encanta pela sua linda estrutura arquitetônica, que foi assinada pelo famoso escultor Aleijadinho.

Principais atrações turísticas de Ouro Preto:

  • Teatro Municipal – Casa da Ópera;
  • Casa Guignard;
  • Parque Natural Municipal da Cachoeira das Andorinhas;
  • Represa Santa Rita;
  • Cachoeira dos Prazeres;
  • Casa dos Contos;
  • Quartel da Cavalaria;
  • Chafariz da Glória;
  • Passo do Pretório;
  • Capela São João Batista;
  • Praça Tiradentes;
  • Igreja São Francisco de Assis;
  • Museu da Inconfidência.
  1. São João del Rei: essa cidade está localizada na região dos Campos dos Vertentes, no sudoeste de Minas Gerais. Assim como as outras cidades históricas já faladas, São João del Rei chama atenção pela preservação de suas antigas construções com tradições da arte barroca, pela sua gastronomia e, claro pelas suas festas religiosas. A celebração da Semana Santa em São João del Rei é uma das mais tradicionais do Brasil, reunindo diversas cerimônias que são mantidas há quase três séculos. Essa forte relação religiosa e cultural atrai turistas de todos os cantos do país. O evento da encenação do Descendimento da Cruz, que acontece na sexta-feira da Paixão, por exemplo, é tão tradicional que já é transmitida pelas tevês locais. O feriado da Semana Santa em São João del Rei conta com uma programação recheada de missas, procissões, encenações e outras atividades.

A cidade possui 88 mil habitantes, segundo estimativa do IBGE em 2014; e está distante 183 km da capital Belo Horizonte. A temperatura varia, mas comumente faz calor no mês de abril. São João del Rei tem grande herança de patrimônios, que também são seus principais pontos turísticos:

  • Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar;
  • Fortim dos Emboabas;
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
  • Igreja de São Francisco de Assis;
  • Paço Municipal de São João del Rei;
  • Teatro Municipal;
  • Biblioteca Municipal “Baptista Caetano d’Almeida”;
  • Museu de Arte Sacra;
  • Solar da Baronesa;
  • Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus do Monte (Senhor dos Montes);
  • Igreja de Nossa Senhora das Mercês. 
  1. Viçosa: essa cidade é diferente das outras vistas antes por ser mais habitada por jovens estudantes os quais buscam a graduação na famosa Universidade Federal de Viçosa, fundada no ano de 1926. Distante 230 km da capital Belo Horizonte, a cidade de Viçosa possui quase 80 mil habitantes. Aqui se encontra um clima mais ameno, com as temperaturas médias passando da casa dos 26º no mês de abril, quando acontece o feriadão da Semana Santa.

Fundada no período colonial, Viçosa cresceu bastante quando o Brasil foi governado no período imperial; e se desenvolveu bastante após a Segunda Grande Guerra. As suas construções arquitetônicas seguem o modelo feito no Brasil Colônia, mas se adaptaram ao relevo local. Neste cenário, vale destacar a Vila Gianetti construída pela Universidade Federal de Viçosa, nos anos 1950. Na época o intuito era que a Vila servisse de casa para os professores.

A cidade possui três grandes festas no feriado da Semana Santa: a manifestação que ocorre nas paróquias Santa Rita e Nossa Senhora de Fátima; a encenação da Semana Santa na Praça Silviano Brandão e a Semana Santa ao vivo, no distrito de São José do Triunfo. Em Viçosa são encontrados diversos bens tombados, que servem como as principais atrações turísticas da cidade.

Dois locais importantes ganham destaque: a Igreja Matriz de Santa Rita de Cássia; que além da belíssima construção arquitetônica possui belas pinturas e vitrais na praça central; e também a Casa de Arthur Bernardes, ex-presidente do Brasil, entre os anos de 1922 e 1926, onde é possível encontrar mobiliário e objetos preservados desde aquela época. Além disso, o local conta com uma arquitetura elegante e com passeios guiados que permitem uma viagem no tempo.

São importantes atrações turísticas de Viçosa:

  • Balaustrada (Av. Bueno Brandão);
  • Capela de Nosso Senhor dos Passos;
  • Casa do ex-presidente Arthur Bernardes;
  • Colégio de Viçosa;
  • Capela Senhor dos Passos;
  • Estação Ferroviária de Viçosa.

É hora de passear pelas cidades históricas

As cidades históricas de Minas Gerais como Mariana, Ouro Preto, São João del Rei e Viçosa apresentam uma gama de opções para quem quer curtir o melhor da Semana Santa. Cerimônias, missas, celebrações, pontos turísticos, passeios ecológicos, ou então, a calma e a tranquilidade que só uma cidade mineira pode apresentar, além, é claro da rica culinária local.

Não deixe de aproveitar essa oportunidade! Agora que você já conhece as principais informações sobre Mariana; Ouro Preto; São João del Rei e Viçosa; bem como o que fazer nessas cidades, basta se organizar para poder escolher o melhor destino nas cidades históricas mineiras e passar o feriadão da Semana Santa curtindo muita beleza, história e cultura!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.