Ilha Grande, o paraíso em meio ao mar azul de Angra dos Reis

Ilha Grande é a maior ilha da região de Angra dos Reis, situada no sul do litoral fluminense, próximo à cidade histórica de Paraty. Situada em meio às dezenas de ilhas que existem na enseada de Angra, essa ilha chama a atenção por diversos fatores: além de seu tamanho, que é de 193 quilômetros quadrados de área, as paisagens formadas entre a natureza da ilha e o estonteante mar azul de águas cristalinas que a cerca formam um verdadeiro paraíso para quem busca fugir da rotina. Que tal conhecer um pouco mais?

Como chegar?

Para se chegar ao paraíso, não é tão fácil assim. Nenhum veículo externo não autorizado entra na ilha, uma vez que não há balsas para fazer esse transporte. Sendo assim, o visitante deve se programar para pegar a embarcação certa, uma vez que há diversos pontos de desembarque em diversas partes da ilha. Além disso, as embarcações para a ilha saem de três pontos do continente: do centro de Angra, do centro de Mangaratiba, e de Conceição do Jacareí; e há estacionamentos particulares para que o turista possa deixar seu veículo em segurança antes de embarcar.

Ilha Grande (foto: Prefeitura Municipal de Angra dos Reis)

O que fazer em Ilha Grande – RJ?

A ilha, inicialmente funcionava como um presídio de segurança máxima que foi desativado em 1994, o que, de certa forma, contribuiu para a preservação da natureza local, que é o maior atrativo de lá. Desse modo, quem decide ir visitar a ilha, deve estar preparado para se desligar da rotina das grandes cidades, e aproveitar as belíssimas praias que existem por lá, além de conhecer um pouco da história da região.

Ah, vale ressaltar que todas as praias são isoladas entre si, de modo que o visitante deve pegar embarcações para visitá-las. Todavia, para os mais aventureiros, todas elas contam com um acesso por trilhas, que podem ter graus de dificuldade diversos, mas igualmente interessantes. Confira a seguir, alguns dos melhores pontos para se conhecer em Ilha Grande:

  • Lagoa Azul – um dos pontos mais procurados da região, a Lagoa Azul é na verdade uma belíssima piscina natural localizada na região da Freguesia de Santana. Como o próprio nome indica, o local possui águas muito azuis, que formam um cenário paradisíaco e ideal para a prática do snorkel, ou simplesmente para nadar e alimentar os peixes que existem por lá. Diversas embarcações levam os visitantes até o local, que fica bem movimentado na alta temporada; mas igualmente fascinante.
  • Lagoa Verde – essa lagoa é o nome comum para a Ilha da Longa, onde são encontradas algumas espécies de corais mais esverdeados, o que explica o nome do local. Além de poder nadar e praticar snorkel, o local é muito procurado por pessoas apaixonadas pela biologia marinha, haja vista a rica biodiversidade existente por lá.

    Lagoa Verde (foto: https://escunasaodomingos.wixsite.com/saodomingos/lagoa-verde?lightbox=dataItem-ij4lsun27)
  • Praia Caxadaço – um dos esconderijos da ilha, essa praia originalmente foi ponto de desembarque de escravos, e até mesmo de observação de navios piratas. Com 50 metros de extensão, é uma praia de águas muito calmas e cenário cercado por formações rochosas que dão um charme extra ao local.

    Praia do Caxadaço (foto: https://www.ilhagrande.com.br/praias/caxadaco/)
  • Praia de Lopes Mendes – considerada um das melhores praias do Brasil, também é uma das que possui águas mais cristalinas, cercadas por uma areia clara e muito fina. Embora não tenha infraestrutura, diversas embarcações partem diariamente com destino a ela, e é uma excelente opção tanto para caminhada em seus 3 km de extensão, quanto para um bom banho. Mas lembre-se, o mar por lá pode se tornar agitado e, por vezes perigoso. Por isso, tome cuidado.
Praia de Lopes Mendes (foto: https://www.viagenspossiveis.com.br/o-que-fazer-em-ilha-grande-em-3-dias/praia-de-lopes-mendes-ilha-grande-rj-5/)
  • Praia do Aventureiro – se você tem vontade de conhecer Ilha Grande, certamente já viu a célebre foto do coqueiro tombado, que é parada obrigatória da ilha. Pois então, esse famoso coqueiro se localiza nessa praia muito bela, e com águas bem agitadas. Para se chegar até ela, o visitante pode fazer uma viagem de barco, ou uma trilha de aproximadamente 4 km.
  • Cachoeira da Feiticeira – localizada próxima à praia de mesmo nome, para se chegar ao local é necessário uma caminhada de pouco mais de 1 hora. Com 15 metros de altura, conta com uma piscina natural deliciosa e uma queda d’água ideal para um banho refrescante, e para tirar o sal proveniente das diversas praias já visitadas. Não deixe de conhecer.
  • Pico do Papagaio – ideal para quem curte um pouco mais de adrenalina, o Pico é uma experiência incrível. Com aproximadamente 1000 metros de altitude, permite ao visitante ter um grande contato com a natureza em seus quase 6 km de trilha; além de ter uma visão panorâmica privilegiada da região da Ilha e de Angra, que é de tirar o fôlego (literalmente). Mas, a visão privilegiada compensa o cansaço.
Pico do Papagaio (foto: https://www.sympla.com.br/visita-ao-parque-estadual-da-ilha-grande—trilha-do-pico-do-papagaio__935016)

Lembre-se sempre de manter a natureza preservada; de levar água e comida para as praias que não possuem infraestrutura, além de uma boa câmera ou um celular para fazer belos registros. Bom passeio!

Hotéis em Ilha Grande

A ilha possui boa infraestrutura hoteleira para atender aos visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.