Teatro Amazonas, belo cartão postal da capital Amazonense

Teatro Amazonas, belo cartão postal da capital Amazonense (foto: Ângela Quinelato - www.passeios.org)

O Teatro Amazonas, localizado no Largo de São Sebastião, no centro histórico de Manaus, é o principal cartão postal da bela capital Amazonense. Situa-se a 129 km de Presidente Figueiredo e a 195 km de Novo Airão.

Salão de Espetáculos Teatro Amazonas (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Considerado o principal símbolo cultural e arquitetônico do Amazonas, o Teatro foi construído durante 12 anos, tendo sido finalizado e posteriormente inaugurado em 1896. Nessa época, reinava no estado o Ciclo da Borracha, que transformou a cidade Manaus na “Paris dos Trópicos”, uma vez que todas as lojas e grifes famosas da época instalaram-se na capital amazonense. Desse modo, como a economia era bastante movimentada, existiam diversos Barões da Borracha e suas famílias, que compunham a alta sociedade manauara, que consequentemente precisavam de atrações para se divertirem. Sendo assim, foi feito o projeto do Teatro, o qual recepcionava diversas companhias de teatro e de dança europeias, e que deveria ter uma arquitetura bastante imponente.

Visita ao Teatro

Para conhecer um pouco mais desse belo cartão postal de Manaus, é possível realizar uma visita guiada pelo interior

Teatro Amazonas (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

do prédio. Essas visitas são pagas, e acontecem de hora em hora, sendo necessário conferir o horário ao chegar no teatro. Logo no começo, o visitante é levado ao local onde aconteciam os espetáculos, e fica encantado com a beleza do local. Com a maioria das peças originais, o salão de espetáculos comportava até 701 pessoas entre a arquibancada e os vários pavimentos de camarotes para as pessoas mais influentes da época, e que podiam arcar com as despesas de uma visão mais privilegiada.

No segundo andar, pode-se conhecer os camarotes e uma maquete feita toda em peças montáveis, que chama a atenção de qualquer turista. Há também diversas salas com exposições fixas, dentre elas uma com exposição de sapatilhas e vestimentos usados na época e nas apresentações; além de exposições itinerantes, que variam conforme a temporada, mas que valem a pena ser visitadas.

Prosseguindo a visita, os visitantes são levados a um salão onde a alta classe se reunia para apreciar as bebidas da época, dançar e promover a interação da parte nobre da cidade. Vale lembrar que os músicos ficavam escondidos para que não fossem misturados à alta sociedade.

Para aqueles que buscam lembrancinhas, há uma loja repleta de opções na saída, assim como uma cafeteria no estilo da época. Prepare a câmera, ou o celular para tirar belas fotos, seja no belo interior, seja no espetacular exterior com seus belos jardins.

Teatro Amazonas (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Espetáculos

O Teatro Amazonas recebe inúmeros shows, seja de música, dança ou teatro, podendo ser tanto de artistas nacionais, quanto internacionais. Há o Festival Amazonas de Ópera e diversos eventos para atender a todos. Vale lembrar que há diversos shows de artistas locais, sendo que grande parte deles é gratuito.

Horário de funcionamento: De terça a sábado, das 9h às 15h, e aos domingos, das 9h às 14h.
Endereço: Av. Eduardo Ribeiro, 659 – Centro – Manaus/AM.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.