Motivos para conhecer as Serras Gerais do Tocantins

Um dos destinos ainda pouco conhecidos desse Brasil, mas de beleza incomparável são as Serras Gerais, no estado do Tocantins. Esse paraíso é famoso por ser o maior conjunto de serras do território brasileiro, que compreende diversas cidades com atrações naturais incríveis, e que chamam a atenção dos mais diversos tipos de visitantes.

Além de muitas cachoeiras, poços de águas cristalinas, praias de água doce, cânions e outras atrações, as Serras Gerais também encantam pela tranquilidade, e por possibilitarem ao turista conhecer um pedacinho desse Brasilzão no qual a vida passa mais devagar, e onde a correria das grandes cidades não faz morada. Por isso, que tal dar uma olhadinha em alguns motivos pelos quais você deve incluir as Serras Gerais no seu próximo roteiro?

Serras Gerais (foto: Caroline Maki – https://www.cidadeecultura.com/serras-gerais-lagoa-da-serra-foto-caroline-maki-12-web/)

Motivos para conhecer as Serras Gerais do Tocantins

  • Mergulhar nas águas cristalinas de Aurora do Tocantins – uma das cidades mais conhecidas desse roteiro, Aurora do Tocantins é uma cidade de tirar o fôlego. Além de abrigar o menor rio do mundo, a cidade conta com águas cristalinas do poço azul, praias de água doce com algumas belas trilhas em meio à natureza, e um balneário imperdível. Não deixe de conhecer e de se encantar por essa bela cidade.
Aurora do Tocantins  (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/aurora-do-tocantins-/)
  • Viajar no tempo pela história de Natividade – além das famosas cidades históricas de Minas Gerais, as Serras Gerais também abrigam muita história em seus municípios. Em Natividade, o visitante pode fazer um delicioso passeio pelo centro histórico, conhecer algumas ruínas de igrejas que são cartão postal da cidade, além de degustar o amor-perfeito, iguaria que é tradição há mais de 100 anos na cidade.
Ruínas da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/natividade/)
  • Realizar ecoturismo em Almas – outro destino que vale a pena ser conhecido é Almas, uma cidade em que a natureza mostra todo seu esplendor. Por lá, o visitante tem a oportunidade de conhecer o Vale dos Pássaros, uma atração de tirar o fôlego, apreciar o pôr do Sol no Arco do Sol, que lembra bastante a pedra furada do Jalapão, além de conhecer o Cânion Encantado, uma das atrações mais procuradas das Serras Gerais.
Almas (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/almas/)
  • Se aventurar em Dianópolis – se você nunca viu uma cachoeira de ré, prepare-se, pois em Dianópolis você irá conhecer. Além dessa atração bem inusitada, o turista conhecerá um pouco mais da história da região nos museus que existem por lá e também nos casarões do centro histórico, além de se aventurar no Vale Encantado e na prática de esportes aquáticos pelo Rio Palmeira. Vale a pena conhecer!
Dianópolis (foto: https://www.cidadeecultura.com/serras-gerais-tocantins/)
  • Se encantar pela tranquilidade de Arraias – caso seu objetivo seja conhecer uma cidade pacata, em que se pode sentar na praça e ficar horas sossegado, Arraias é um destino que não pode ficar de fora do seu roteiro. Essa cidade trata-se de um município histórico, com grande riqueza cultural, e que tem um carnaval bem animado para quem busca opções mais tradicionais.
Arraias, pacata cidade histórica no sudeste do Tocantins (foto: https://mapio.net/pic/p-78127463/)
  • Conhecer as festas religiosas de Taguatinga – outra cidade que mescla história e ecoturismo, Taguatinga é um destino bem interessante, e de uma riqueza cultural ímpar. Além de cachoeiras enormes e extremamente belas, o município também conta com casarões em estilo colonial, e festas religiosas com encenações bem caprichadas e muita comida gostosa. Não deixe de fora do seu roteiro!
Taguatinga (foto: https://turismo.to.gov.br/regioes-turisticas/serras-gerais/principais-atrativos/taguatinga/)

Além desses destinos imperdíveis, Tocantins também abriga outras belíssimas cidades que valem muito a visita, seja no verão ou no inverno, na primavera ou no outono. Não se esqueça de levar uma boa câmera e fazer registros bem legais! Bom passeio!

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.