Festa de Nossa Senhora de Caravaggio Farroupilha RS

Festa de Nossa Senhora de Caravaggio (foto: Ângela Quinelato - www.passeios.org)

Festa de Nossa Senhora de Caravaggio Farroupilha RS, na cidade que possui população estimada de 70 mil moradores; que está localizada na Serra Gaúcha a aproximadamente 112 Km de Porto Alegre e a apenas 15 Km de Caxias do Sul.

Ela é considerada berço da colonização italiana no Rio Grande do Sul e, atualmente, é muito visitada por devotos à Nossa Senhora de Caravaggio.

Farroupilha RS (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Nossa Senhora de Caravaggio surgiu para uma simples camponesa que colhia pasto na região da Lombardia, em 26 de maio de 1432.

Seu nome era  Joaneta, uma mulher triste que era maltratada e humilhada pelo marido. Depois da aparição, ela se tornou a porta-voz da santa.

Festa de Nossa Senhora de Caravaggio Farroupilha RS

No local da aparição teria surgido uma fonte de água; até hoje, o local é muito visitado e as pessoas enchem garrafas com água da fonte para levar para casa. A partir de então, Nossa Senhora de Caravaggio é homenageada anualmente no dia 26 de maio.

No Brasil, o ano 1 da romaria foi 1879.  Desde essa data, fiéis caminham pela rodovia ES-122 (entre Caxias do Sul e Farroupilha) até o santuário, a 6 Km do centro de Farroupilha; uma caminhada de muita fé, com cerca de 3 horas de duração.

No trevo de acesso ao distrito de Caravaggio, onde localiza-se o santuário, um pórtico com a imagem da santa dá boas vindas aos fiéis. A estátua, confeccionada pelo artista Gilmar Pocai, possui 6 metros de altura e pesa cerca de 25 toneladas.

No santuário, as missas têm início às 6h e ocorrem ao longo de todo o dia, até as 18 horas. Atualmente, o número de fiéis que participam da romaria em devoção a Nossa Senhora de Caravaggio, na Serra Gaúcha, chega a 150 mil.

Santuário Nossa Senhora de Caravaggio (foto: Ângela Quinelato – www.passeios.org)

Dicas de Hotéis em Farroupilha RS

A cidade possui boa hospedagem para seus visitantes; mas na região há várias opções de hospedagem e belos passeios. Faça sua escolha e desfrute das belezas e atrações da charmosa Serra Gaúcha.

Vale a pena conhecer Canela, GramadoCaxias do Sul e Bento Gonçalves, que são cidades com uma beleza inigualável.

Vale a pena visitar o Vale dos Vinhedos, o roteiro Caminho das Pedras e o Parque da Aldeia do Imigrante, que deixarão o visitante encantado.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.