Dolina da Água Milagrosa, um dos cartões postais de Cáceres

Dolina da Água Milagrosa, um dos cartões postais de Cáceres (foto: https://quantocustaviajar.com/blog/dolina-milagrosa-no-mato-grosso/)

A Dolina da Água Milagrosa é um dos melhores pontos de mergulho do Mato Grosso, situado a 25 km de Cáceres e a 214 km da capital Cuiabá. Considerada um dos cartões postais de Cáceres, a Dolina é um ponto turístico que chama a atenção não só por suas deslumbrantes águas azuis em meio à natureza, mas também pelas lendas que envolvem o local; desse modo, é destino ideal tanto para os amantes do ecoturismo, quanto do turismo de aventura, mas também para os que gostam do turismo histórico, uma vez que o local está relacionado às fazendas históricas da região.

Dolina da Água Milagrosa (foto: https://ikiviagem.com/index.php/2020/03/03/dolina-milagrosa-caceres-mt/)

Dolina da Água Milagrosa

A aventura começa antes mesmo de chegar ao local, uma vez que o turista deve pegar um carro partindo de Cáceres, em sentido a Barra do Bugres, mais exatamente no Balneário de Piraputanga. A estrada que leva ao local é majoritariamente de terra, e ao chegar, o visitante deve fazer uma trilha de 850 metros e descer 154 degraus para se chegar ao poço de águas azuis. Mas a visão compensa todo o esforço do trajeto.

Assim que está na escada, já é possível ter uma visão privilegiada do local: paredões rochosos já se encontram por todo o caminho, e, ao redor do poço, há uma pedra de aproximadamente 200 metros de altura. Além disso, embaixo da gruta, há o belo poço de águas azuis, que podem ser esverdeadas a depender da hora do dia. Esse poço, que tem visibilidade média de 60 metros em mergulho, ainda não teve seu fundo encontrado. Mergulhadores afirmam ter chegado a mais de 180 metros de profundidade e ainda assim não encontraram o fundo.

Dolina em Cáceres (foto: http://pegadasdeumaviagem.com.br/2020/02/06/dolina-agua-milagrosa-o-poco-sem-fundo-do-mato-grosso/)

Vale ressaltar que há infraestrutura no local, com um restaurante, quiosque, local para aluguel de equipamentos e também há guia para que o mergulho e a trilha sejam realizados com maior segurança para todos.

Histórias e lendas Dolina Milagrosa

No que se refere à história do local, conta-se que era um local que recebia escravos fugidos das fazendas próximas, e estes, feridos por causa dos castigos e das fugas, ao mergulharem, eram completamente curados. Esse misticismo ligado a suas propriedades curativas espalhou-se por entre os séculos, e ainda hoje, é comum que os moradores locais utilizem das águas para a cura de diversas enfermidades.

Conta-se também que, pelo fato de ser um local que não apresenta fundo, pode ser um meio utilizado por extraterrestres para chegarem ao planeta. Haja imaginação! Mas não para por aí… Muitos acreditam que a razão para essa profundidade tão grande, consiste no fato de um asteroide ter colidido na região há milhares de anos, mas não há nada confirmado.

Dolina Milagrosa (foto: https://br.pinterest.com/pin/257408934933082921/)

Em todo o caso, sabe-se que é um dos pontos do estado do Mato Grosso que merece a visita e que rende belíssimas fotos. É recomendado ao turista levar água, alimentos, protetor solar, óculos de sol, repelente e roupas confortáveis para a trilha, além de roupa de banho para os que se aventurarem a entrar nas misteriosas águas do local.

Hotéis em Cáceres

Por ser uma cidade turística que é uma porta de acesso ao Pantanal Mato-grossense, Cáceres dispõe de boa infraestrutura hoteleira para atender seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.