Cáceres, cidade conhecida como a princesinha do Paraguai

Dolina da Água Milagrosa (foto: https://ikiviagem.com/index.php/2020/03/03/dolina-milagrosa-caceres-mt/)

Cáceres é uma cidade situada no estado do Mato Grosso, a 218 km da capital Cuiabá e a cerca de 258 km do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. Localizada às margens do Rio Paraguai, a cidade é conhecida por ser um dos acessos ao Pantanal Mato-grossense; mas além disso, chama atenção por ser um dos principais destinos para os amantes da pesca esportiva.

Com um centro histórico repleto de atrações, o município de Cáceres também abriga diversas fazendas centenárias e sítios arqueológicos que levam o visitante a fazer uma viagem ao passado. Além disso, por estar próximo à região pantaneira, a cidade também se destaca pelo ecoturismo, principalmente no que se refere à grande quantidade de cachoeiras e de trilhas que podem ser visitadas.

Cáceres (foto: https://www.reportermt.com.br/)

O que fazer em Cáceres?

  • Conhecer o Centro Histórico – Cáceres começou a ser povoada no início do século XIX em decorrência da exploração animal e mineral que existia na região, e desenvolveu-se a partir do que hoje é conhecido como Centro Histórico da cidade. Lá, além de diversos casarões antigos, há a Igreja Matriz do município, a Biblioteca Municipal e a Praça Barão do Rio Branco. Essa praça é parada obrigatória para quem vai à cidade, pois possui diversos bares, lojinhas e restaurantes para provar da gastronomia local. Vale a pena visitar.
  • Dolina da Água Milagrosa – situada a 23 km da cidade, é uma das atrações mais procuradas da cidade. O local conta com uma formação calcária e uma piscina natural que ainda não tem fundo, sendo este superior aos mergulhos mais profundos, cujos registros são de 180 metros de profundidade. De águas muito azuis, a dolina é conhecida por ter sido um local onde eram curados escravos enfermos. Atualmente, além de ser possível mergulhar nas belas e profundas águas, é possível fazer trilha para chegar ao local, sendo esta de 1,5 km de extensão. Todas as atividades só podem ser realizadas com o auxílio de um guia. Vale a pena conhecer. Endereço: entre Cáceres e Barra do Bugres.

    Praia do Daveron (foto: https://www.tripadvisor.com.br/)
  • Museu da Universidade do Estado do Mato Grosso – assim como a cidade de Corumbá, no Mato Grosso do Sul, Cáceres possui muitas influências da cultura indígena. Desse modo, o Museu da Unemat busca retratar um pouco dessa cultura, além de abrigar artefatos arqueológicos e paleontológicos. Vale a pena conhecer. Endereço: R. dos Aviadores, 113-173 – Área do Aeroporto. Telefone: (65) 3224-1438.
  • Estação Ecológica de Taiamã – localizada a cerca de 130 km da sede municipal, essa reserva é um pedaço do Pantanal Mato-grossense no município, principalmente por estar cercada de regiões inundáveis e por abrigar uma fauna incrível, com exemplares de onças pintadas, araras azuis e diversos outros animais. Para se chegar lá, partindo de Cáceres, pega-se uma estrada de chão até a Fazenda Santo Antônio das Lendas, de onde partem barcos, cuja viagem dura 4 horas. Todo o esforço vale a pena.
  • Cachoeira de Piraputanga – situada a 16 km da cidade, a cachoeira possui três quedas d’água e é uma das melhores cachoeiras para banhos em Cáceres. Além disso, possui uma área verde com diversos exemplares da fauna e da flora locais; além de uma gruta e piscina natural. Está localizada entre as cidades de Cáceres e Barra dos Bugres.
  • Rio Jauru – um dos afluentes do Rio Paraguai, tem em suas margens o Marco do Jauru, bem no centro histórico da cidade; é um dos melhores locais para se apreciar o belo por do Sol de Cáceres. Além disso, o rio é muito procurado em razão da pesca esportiva, mas também devido a outras adividades de lazer, como o acampamento.

    Estação Ecológica do Taiamça (foto: https://www.icmbio.gov.br/)
  • Praia do Daveron – localizada no centro histórico da cidade, é uma praia de água doce, assim como a Praia de Açutuba, no Amazonas. Possui boa infraestrutura para lazer, além de ser um dos cartões postais da cidade, de onde é possível admirar o por do Sol no rio Paraguai. Além disso, é bem comum realizar trilhas e banhos de rio no local, que é ideal para ir com crianças. Endereço: R. Riachuelo – Centro.
  • Conhecer as fazendas históricas – além da exploração mineral e animal que deu origem à cidade, era comum a produção de açúcar e de charque nas fazendas do município. A maioria delas situa-se a alguns quilômetros da sede, mas valem a visita. Vale ressaltar também que, além da história no período imperial, é possível conhecer um pouco mais através dos registros arqueológicos que existem em algumas delas.

É importante lembrar que, por ser uma cidade localizada distante de outras do estado, e por ser um município grande, é recomendado alugar um carro para se movimentar com maior facilidade.

Hotéis em Cáceres MT

A cidade dispõe de boa infraestrutura de hotéis e pousadas para atender seus visitantes.

 

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.