A Fortaleza São José de Macapá foi inaugurada no dia 19 de março (dia de São José, no calendário da Igreja Católica) de 1782, e foi construída com o propósito de defender a Amazônia de uma possível invasão, principalmente por parte dos franceses garantindo, assim, o domínio lusitano no Norte do Brasil.
Para quem olha de cima, a fortificação lembra uma estrela, devido à disposição de suas bases de sustentação. Em seu interior, encontram-se os prédios que abrigavam os antigos armazéns, capela, casa de oficiais e do comandante, casamatas, paiol e hospital, além dos elementos externos componentes do complexo, como revelim, redente, fosso seco e baterias baixas.

Conheça a Fortaleza São José de Macapá
É considerada a maior fortificação do Brasil, segundo pesquisas arqueológicas realizadas por profissionais da Universidade Federal de Pernambuco.
Situada à margem esquerda do rio Amazonas (isso mesmo, Macapá é a única capital brasileira banhada pelo gigante rio Amazonas) e com quase 30 mil metros quadrados, a fortaleza é o principal cartão postal para quem visita Macapá. Para os locais, a fortaleza é ponto para realização de piqueniques e praticar atividades físicas. Junto a ela, encontra-se o Parque do Forte, mais um local de lazer para os amapaenses e visitantes.

Em uma eleição promovida pela revista Caras e pelo Banco HSBC, em 2008, a Fortaleza São José de Macapá foi considerada uma das 7 maravilhas do Brasil.
No dia 12 de julho de 2022, a edificação ganhou uma nova iluminação noturna em LED e introdução da automação com regulagem na intensidade e no brilho, tal como merece a fortificação. Vale a pena a visita!
A construção foi tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), em 22 de março de 1950, e elevado à categoria de museu em 2007.

Seja o primeiro a comentar