Boa Vista, a única capital brasileira no hemisfério Norte

Boa Vista é a capital do estado de Roraima, localizada acima da Linha do Equador, a 749 km de Manaus e a 1635 km de Porto Velho. Com um desenvolvimento que se deu principalmente após os anos 1940, devido à exploração de ouro e diamantes, essa bela capital nortista conta atualmente com aproximadamente 300 mil habitantes, possui ares de interior e é uma cidade bastante tranquila, mas que possui atrações turísticas para encantar seus visitantes.

Boa Vista (foto: https://www.boavista.rr.gov.br/)

Assim como a capital tocantinense, Palmas, e a capital federal, Brasília, Boa Vista é uma cidade planejada, com formato de leque, um traçado urbano inspirado em Paris, que também pode ser visualizado em Belo Horizonte; sendo que a maioria das grandes avenidas convergem para a região do centro da cidade, onde estão a maioria das atrações a serem visitadas. Além disso, por estar localizada às margens do Rio Branco, a capital de Roraima possui belas praias de água doce, que refrescam os visitantes no período de setembro a março, época do verão, quando as temperaturas chegam aos 40°C.

O que fazer em Boa Vista?

  • Visitar o Centro Cívico – um dos locais mais imponentes da cidade, a praça do Centro Cívico é o local em que as principais avenidas da cidade se convergem, além de ser de grande importância para o município. Além da Catedral Cristo Redentor, que chama a atenção por sua belíssima arquitetura, lá também estão localizados o Palácio Senador Hélio Campos e o Monumento aos Garimpeiros, que homenageia esses trabalhadores que auxiliaram no desenvolvimento da região
    Igreja matriz Nossa Senhora do Carmo (foto: https://www.estadosecapitaisdobrasil.com/)

    Norte.

  • Passear pelo Centro Histórico – além de contar com diversos prédios de grande importância histórica, os quais estão localizados bem próximos uns aos outros, lá também está situada a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, de arquitetura germânica que chama a atenção por sua beleza. Não deixe de conhecer.
  • Conhecer o Parque Anauá – um dos melhores destinos de lazer da capital, o parque Anauá, que tem um tamanho de 106 campos de futebol aproximadamente, é sinônimo de relaxamento, mas também de diversão. Além de contar com espaço para prática de caminhadas, corridas, quadras de esportes, área para pique-nique, e até mesmo um forródromo, que em junho abriga o “Forró Pé de Serra”, o belo parque conta com um lago e restaurantes para atender aos visitantes, e também é uma ótima opção para admirar o pôr do Sol. Vale a pena incluir no seu roteiro! Endereço: Av. Capitão Ene Garcez, 1 – Centro.

    Orla Tauamanan (foto: https://boavista.rr.gov.br/)
  • Visitar o Complexo Ayrton Senna da Silva – outro complexo de lazer que vale a pena ser visitado é o Complexo Ayrton Senna. O local funciona como uma praça interativa que possui diversas atrações; além de restaurantes, quadras, bares, lojas e até mesmo área para crianças, o complexo conta com a Praça das Águas, centro de artesanato, Portal do Milênio, dentre outros locais que podem ser conhecidos a pé.
  • Passear pela Orla Taumanan – considerada um dos cartões postais de Boa Vista, a bela orla é também um belíssimo local para apreciar o pôr do Sol no rio Branco. Além disso, conta com bares e restaurantes que oferecem os visitantes shows de músicas regionais, e comidas típicas da região. Vale a pena passar um fim de tarde por lá.
  • Tomar um banho de rio na Praia Grande – outra atração imperdível da capital de Roraima, a Praia Grande é uma praia de água doce, formada pelo rio Branco, que é muito visitada tanto pelos habitante, quanto pelos turistas nos meses menos chuvosos. Além de barracas, que fazem o local parecer uma praia de água salgada, há ainda passeios de lanchas, stand up paddle, e caiaque. Como está localizada na margem oposta à Orla Taumanan, há barcos que partem da orla e realizam a travessia por um preço bastante acessível.

    Complexo Ayrton Senna (foto: https://www.boavista.rr.gov.br/)
  • Apreciar a natureza no Bosque dos Papagaios – com aproximadamente 12 hectares de área verde, o Bosque é o local ideal para quem busca ter um maior contato com a natureza. Com trilhas ecológicas que permitem a visualização de belíssimos animais da fauna brasileira, como araras, papagaios, tatus, dentre outros; o visitante ainda tem a oportunidade de praticar esportes como a caminhada nesse ambiente extremamente agradável. Vale a pena conhecer. Endereço: R. Moisés de Souza Cruz – Paraviana.
  • Conhecer as Praias do Camumé – esse outro rio, que deságua no rio Branco, possui belíssimas praias que devem entrar no roteiro de quem vai a Boa Vista. Além de águas bastante limpas, o visitante tem um contato maior com a natureza da região amazônica.

Hotéis em Boa Vista – RR

A bela capital do estado de Roraima possui boa diversidade de opções de hospedagem para atender aos seus visitantes.

Seja o primeiro a comentar

Faça um comentário

Seu e-mail não será divulgado.


*


Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.